O assunto do momento é a pandemia do novo coronavírus, bem como a crise que ele vem acarretando tanto na saúde, quanto nas empresas e no mundo. Nesse momento, muitas organizações se questionam sobre como passar por esse acontecimento histórico e se investir em marketing digital durante o coronavírus é uma boa saída.

O que o mundo está vivenciando hoje é, sem sobra de dúvidas, um dos maiores desafios de todos os tempos. Mas como sobreviver a crise do Covid-19 sendo uma pequena empresa?

Investir em marketing digital tem sido a solução para muitas organizações. Esse investimento, além de ser muito importante, pode ser um grande diferencial para o seu negócio. É por isso que nesse artigo vamos te mostrar 5 passos para você investir em marketing digital durante o coronavírus e enfrentar essa crise. Confira!

 

Dicas para investir em Marketing Digital durante o Coronavírus

O sucesso para a gestão da crise, com certeza, passa pela comunicação. Sendo assim, nossa melhor dica é: converse com seu cliente! Outra grande dica: O marketing digital pode te ajudar neste diálogo!

Investir em marketing digital e canais de comunicação, com certeza auxiliará sua empresa neste processo de dialogar com seu público. Muitas pessoas estão em confinamento social, o que aumenta o consumo de produtos e serviços pela internet.

Pesquisas já apontam que o mercado E-commerce teve um salto de mais de 80% durante a pandemia. Isso significa que, de modo geral, o povo brasileiro passou a aceitar melhor a ideia de comprar no ambiente on-line.

O comportamento mudou, você precisa acompanhar e nós vamos te ajudar! Confira abaixo as 5 dicas que separamos para vocês:

 

1. Trabalhe com inteligência para manter sua base de clientes

Como diz o ditado: quem não é visto não é lembrado. Esse ditado é muito válido, se você não realiza contatos com seus clientes, não está atento às necessidades que ele tem, mas você pode ter uma certeza, seu concorrente com certeza está.  Então não perca tempo! Dialogar com sua base de ativos, oferecer soluções que podem ajudá-los neste momento de crise e manter proximidade são só algumas ações que você pode realizar.

Para te ajudar neste relacionamento separamos algumas estratégias que podem ser implementadas:

  • Automação de Marketing: nesse momento ter uma automação pode ser um aliado muito interessante para o seu negócio. Mas, cuidado, automatizar não significa utilizar e-mails robotizados com cara de spam. A ideia é usar recursos e ferramentas para construção de diálogo com seu público, construir mensagens que se comuniquem com eles. Entretanto, fazer isso de forma manual é muito mais trabalhoso, então indicamos o uso de automações.

Saiba mais sobre automação de marketing

  • Produção de conteúdo: durante a quarentena, a procura por informações no meio digital aumentou consideravelmente. Publicar conteúdos relevantes para o seu público alvo pode ser um diferencial nesse momento. Então a sugestão aqui é: Compartilhe!Busque mostrar as inovações que sua empresa vem fazendo nesse momento, suas ofertas e, claro, invista sempre em conteúdos com mensagens que farão diferença para seu público.

 

2. Fique mais visível para o seu público alvo

Aproveite o momento para investir na visibilidade da marca, torne-a mais fácil de ser encontrada, mostre a seu público que sua empresa é capaz de entregar soluções para os problemas que eles precisam solucionar.

  • Ser visto ajuda vender: ser presente nesse momento pode ajudá-lo a vender, principalmente se a presença on-line de seu concorrente for fraca. Mas não se preocupe, mesmo sendo uma pequena ou média empresa, é possível aplicar essas sugestões. Por exemplo, você pode iniciar explorando táticas de baixo custo, elas podem te manter visível e relevante, sem onerar tanto no seu custo. Você pode investir em anúncios pagos, construir programas de indicação, compartilhar os novos canais de comunicação, dentre outras pequenas ações ajudarão sua empresa a ser encontrada.
  • Mantenha o conteúdo atualizado: sua empresa tem um site ou blog? Esse é o momento ideal para atualizar os seus conteúdos e manter o site relevante nas buscas orgânicas, por isso, você deve investir nas técnicas de SEO. Essa estratégia vai garantir mais visibilidade nos buscadores (Google, Bing etc.), então aproveite o que você já tem publicado e otimize.
  • O que os clientes estão falando sobre você? Como você está agindo nesse momento? Suas ações como empresa podem dizer muito sobre sua marca? Suas atitudes podem fazer a reputação do seu negócio melhorar ou piorar? As decisões que tem tomado, refletem a missão visão e valores do seu negócio? Os conceitos de sua marca têm norteado sua decisão? Levantamos esses questionamentos porque a hora é de ação, mas isso não significa que deve ser de forma aleatória. Antes da ação é necessária a análise. É preciso ter respostas para a maior parte destas perguntas, só assim você agirá com foco em cumprir um objetivo e, como consequência, vai alcançar um resultado positivo para sua marca.

 

3. Humanize sua marca

Se você tem uma rede social, deixe seu cliente saber quais são os protagonistas da história de sua marca. Mostre os bastidores do seu negócio, humanize, aproxime e crie conexões com seu público. Sabe uma forma muito interessante de fazer isso? Usando mais stories, mostrando um pouco de como está o dia a dia da empresa.

Em uma publicação, nosso parceiro Mlabs mostra dados de uma pesquisa, que aponta mais efetividade nos stories. Eles chegam a gerar até 30% a mais de visualizações em uma postagem. Outra pesquisa aponta as marcas mais “humanizadas” como mais efetivas, tendo a rentabilidade muito maior.

Então una essas duas coisas positivas! Com objetivo de conectar com o seu público, adote um comportamento humanizado usando os stories do Instagram. Experimente!

 


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4. Invista na geração de leads

Leads são pessoas ou empresas que entram em contato com o seu negócio, têm potencial para se tornarem clientes. Ainda que eles não fechem negócio nesse momento, ter essa base de contato pode gerar resultados a médio e longo prazo.

Atualmente, uma das estratégias mais utilizadas para geração e qualificação de leads é o Inbound Marketing, Isso porque nesta estratégia você pode oferecer conteúdo de interesse do seu público-alvo, como a opção de aprofundar em um assunto de interesse, por meio de um e-book, vídeo, checklist, planilha, dentre outros.

Esta ação, além de aproximar seu público de sua marca, possibilita a geração de uma base de contatos que será trabalhada em etapas, até que um produto ou serviço possa ser oferecido, aumentando as chances de gerar um negócio.

Além da estratégia de Inbound Marketing, existem muitas outras maneiras de gerar Leads.

 


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5. Defina os objetivos e meça os resultados

Para que os anúncios ou qualquer outra estratégia de marketing digital durante o coronavírus dê certo, é muito importante que você tenha os objetivos muito bem definidos. Analisar os dados, fazer a gestão dos resultados são ações primordiais nesse momento, afinal são ações como estas que vão ajudar a definir os pontos fortes e fracos, possibilitando a construção das próximas etapas e decisões que serão tomadas.

Assista ao vídeo no nosso parceiro Resultados Digitais e entenda como monitorar as métricas fundamentais do seu time de vendas:

 

As ações de marketing digital durante o coronavírus já são realidade em sua empresa?

 

E aí, sua empresa já vem investindo em alguma dessas dicas?

Investir em marketing digital durante o coronavírus pode ser aquele diferencial que vai destacar sua empresa em um momento tão sensível.

E não se esqueça, a crise vai passar e se você já tiver se organizado, sairá dela ainda mais forte e pronto para aproveitar ao máximo os benefícios do seu investimento e ações de marketing digital.

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