Qualquer empreendedor sabe que o ambiente online é um oceano de oportunidades. Tanto faz se você tem um e-commerce ou trabalha especificamente em uma loja física. A ideia de investir nessa estratégia é potencializar seus resultados. É aí que entra o Google Adwords para empresas.

Esse é um recurso disponibilizado para dar visibilidade ao seu negócio e divulgar seus produtos ou serviços. A partir disso, o alcance da sua marca é ampliado e você atinge consumidores alinhados com o que sua empresa oferece.

Porém, como esse processo ocorre? De que forma o público-alvo é segmentado e impactado de forma correta? Vamos responder essas e outras questões neste post. Além disso, veremos que o Google Ads é o primeiro passo, mas não o único. Também é preciso executar um trabalho interno para obter os melhores resultados.

Então, que tal entender melhor todo esse cenário e saber o que fazer?

Acompanhe!

 

O que é o Google AdWords?

 

O Google Ads, o mais novo nome do velho Adwords, é a plataforma de anúncios patrocinados disponibilizada pelo Google. Por meio dela, é possível fazer campanhas segmentadas que visam a atrair clientes, alcançar os consumidores no momento certo, fazer as vendas online crescerem e destacar sua marca perante o público potencial.

O serviço é oferecido desde 2000 e, atualmente, é a líder de mercado. Para ter uma ideia, no primeiro trimestre de 2018 a empresa apresentou o maior crescimento em quatro anos. O faturamento foi de 24,9 bilhões de dólares, elevação de 24% se comparado ao período do ano imediatamente anterior.

Todo esse valor é derivado de uma única vontade: diferenciar a empresa da concorrência e tentar atrair mais clientes. Porém, o Google apresenta uma vantagem. No Ads, ele permite segmentar os anúncios para direcionar o alcance e potencializar os resultados positivos. É por isso que os negócios investem em audiência qualificada ao fazerem essas campanhas.

 

Como o Google AdWords funciona para empresas?

A plataforma é o sistema de links patrocinados mais conhecido atualmente. Qualquer pessoa tem acesso a ela e pode anunciar no Google. Basta definir o orçamento e outras variáveis, como palavras-chave.

Com base nelas e nos cookies coletados dos usuários durante sua navegação, o algoritmo do Google identifica os itens procurados e apresenta os resultados mais relevantes. Por isso, mais do que pagar para aparecer bem posicionado, é preciso saber utilizar a ferramenta e adotar uma estratégia bem construída. Caso contrário, os resultados podem não aparecer.

O ideal é que você tenha uma equipe de marketing qualificada para fazer esse trabalho. Os profissionais podem ser externos (como no caso de uma agência contratada) ou internos. Eles analisarão o seu tipo de negócio, o mercado em que está inserido e as condições de que desfruta.

Da mesma forma, avaliarão o orçamento disponível e farão uma pesquisa de palavra-chave aprofundada para identificar aquelas que surtirão mais efeito para o seu negócio. Por exemplo: se você tem uma loja física de roupas em Belo Horizonte, uma boa keyword pode ser “loja de roupas em BH”.

Por outro lado, se o seu estabelecimento é voltado para itens esportivos, a palavra-chave pode ser “loja de esportes em BH” ou “loja de roupas esportivas em BH”. Tudo depende da análise feita pelos profissionais, da concorrência dos termos e do que você pretende com o anúncio.

Assim, é possível potencializar o orçamento para atingir os melhores resultados. Nesse momento, vale a pena saber que existem quatro formas de cobrança pelas campanhas:

  • custo por clique (CPC): a cobrança é gerada quando um usuário clica no anúncio;
  • custo por 1000 (CPM): o pagamento é feito a cada mil impressões e o preço é fixo;
  • custo por ação (CPA): o valor incide quando o potencial cliente realiza a ação planejada, como por exemplo, uma conversão.
  • custo por visualização (CPV): semelhante a forma de cobrança CPM, o CPV é utilizado em campanhas de vídeo e é cobrado a cada visualização.

 

Quais são os tipos de anúncios permitidos?

O Google AdWords para empresas trabalha com cinco tipos de anúncios. Pela descrição, você verá que as possibilidades são muito amplas, porque contempla a página de resultados de pesquisa, mas também outros sites.

Entenda melhor a seguir.

 

Rede de pesquisa

Esse tipo de campanha é apropriado para negócios que pretendem alcançar clientes realmente interessados em produtos ou serviços específicos. Ou seja, ela tem o objetivo de mostrar o seu anúncio para quando um usuário buscar uma determinada palavra-chave.

Os anúncios patrocinados são destacados no começo e no final da página de resultados do Google (a chamada SERP, ou Search Engine Results Page) e são marcados com a legenda de “anúncio”. O benefício dessa campanha é a cobrança ocorrer pelo formato CPC, com isso é possível dar lances mais altos em palavras-chave mais competitivas para o negócio e lances menores para aquelas que não são tão interessantes.

O CPC também é formato de cobrança mais justo. Seu lance máximo também é um dos fatores de posicionamento do anúncio, assim como o Índice de Qualidade. Na prática, o que acontece é o seguinte: quando alguém pesquisa no Google por determinada palavra-chave, todos os anúncios correspondentes são verificados.

Aqueles que não são qualificados são automaticamente ignorados. Esse é o caso de campanhas reprovadas ou segmentadas para países diferentes. Do restante, aparecem os que tiverem boa classificação.

A partir de um conjunto de anúncios qualificados, o leilão ocorre a partir do CPC e do Índice de Qualidade. Esse último é uma estimativa feita considerando a qualidade, a palavra-chave e a página de destino. Com isso, os anúncios melhores têm preços mais baixos e posições melhores de visualização.

O Índice de Qualidade é definido a partir de uma escala de 0 a 10, que você pode conferir no campo “Análise de palavras-chave” do Ads. Ele usa basicamente dois critérios:

  • CTR, ou taxa de cliques, projetada para o anúncio a partir de performance anterior;
  • fatores de relevância do anúncio e da palavra-chave.

Esse funcionamento permite que um lance de CPC baixo com uma qualidade alta vença o leilão, mesmo que o CPC da concorrência seja mais elevado.

 

Rede de display

A Rede de Display do Google é formada por sites próprios como Gmail e Youtube, além de um grupo de mais de dois milhões de websites, vídeos e aplicativos que alcançam mais de 90% de todos os usuários da internet no mundo*, em inúmeras categorias.

Os sites dessa rede possuem espaços específicos onde o Google vincula anúncios, e ao utilizar a Rede de Display, os anunciantes podem determinar em quais desses parceiros deseja que seu anúncio seja exibido. Essa é uma grande vantagem, pois possibilita espalhar o conteúdo da sua marca por toda a web.

Com relação a conversão, a Rede de Display geralmente converte menos que a Rede de Pesquisa, isso acontece por que as pessoas que visualizam o anúncio em algum site parceiro do Google nem sempre está interessada naquilo no momento.

Para aumentar a taxa de conversão no Display geralmente utilizamos as campanhas de remarketing que servem para impactar com banners e anúncios as pessoas que já visitaram o site porém não converteram. As campanhas de branding também são ótimas para serem trabalhadas no Display, pois aumenta consideravelmente a exposição da marca diante do público.

*Fonte: Comscore.

Google shopping

Esse tipo de campanha é bem voltado para e-commerces. O funcionamento é simples: quando alguém pesquisa por um produto, o Google apresenta diferentes opções com os respectivos preços. Assim, o usuário pode fazer uma comparação. Além do valor, o item ainda apresenta o nome e o site da loja, entre outras informações relevantes.

 

Anúncios no YouTube

Resumidamente, esse é o tipo de campanha que insere anúncios em formato de vídeo dentro de outros vídeos na plataforma e faz com que a audiência de vários canais e criadores de conteúdo do Youtube possam ver.

Para garantir melhores resultados e aumentar o potencial de conversão, é possível escolher para qual público exibir os anúncios através de direcionamentos gerais, como idade e gênero e também através de direcionamentos mais específicos, como interesses e atividade na web, canais do Youtube e até mesmo vídeos específicos. O pagamento é feito por visualizações (CPV).

 

Anúncios de aplicativos

Sua empresa tem um aplicativo e quer divulgá-lo? Essa é a melhor opção de anúncio. Por meio dele, você promove seu negócio e incentiva os usuários a baixarem o app.

Como você pôde perceber, as opções existentes são bastante variadas e permitem atingir um público potencial bastante grande. Porém, ainda existe mais para saber a fim de ser eficiente e alavancar seus resultados.

 

O que é preciso ter para usar o Google AdWords para empresas?

 

Essa ferramenta é essencial para qualquer negócio. Mas é preciso adotar algumas ações para alavancar os resultados. Além de conhecer seu público-alvo e quais são as possibilidades de segmentação, é preciso entender as prerrogativas que contribuem para a otimização dos anúncios e estar preparado para atender os clientes.

Para entender melhor esse cenário, listamos algumas boas práticas a seguir. Confira!

 

Faça os lances conforme a localização do público-alvo

O local é um aspecto crucial para o desempenho da campanha. O ideal é ajustar os lances conforme a performance de cada região. Assim, o resultado obtido será potencializado.

 

Realize a segmentação por dispositivos

O usuário que costuma fazer buscas pelo celular é diferente daquele que utiliza o computador. O perfil é diverso e querer colocar os dois no mesmo grupo pode ser um erro fatal. O melhor é gerar campanhas para cada uma das alternativas, tanto para respeitar o indivíduo quanto para aproveitar as potencialidades do equipamento. Isso ajuda a ter um retorno mais significativo.

Importante! Falando de dispositivo, vale lembrar que as páginas de destino dos anúncios devem ser otimizadas para usuários que estão buscando através de smartphones, elas precisam ser responsivas e precisam carregar rápido, caso contrário os investimentos em anúncios podem ser perdidos.

 

Defina um objetivo

O anúncio pode ser realizado por uma equipe interna ou uma agência especializada. De toda forma, você precisa determinar um objetivo a ser alcançado, comunicá-lo aos profissionais e alinhar as estratégias. Pense sobre qual retorno pretende obter, por exemplo, vendas, leads, visibilidade para a marca etc.

Isso colabora para alcançar os usuários certos no momento correto, isto é, na hora em que buscam exatamente o que sua empresa oferece. É assim que você tem a chance de atingir o sucesso na sua empreitada.

 

Entenda que o anúncio é apenas o primeiro passo

O link patrocinado feito no Google AdWords para sua empresa é um chamariz para atrair visitantes. Mas ele depende de uma estratégia bem formada por trás. Isso requer um site ou blog bem estruturado, uma landing page (página de destino) atraente, imagens de boa qualidade e outros elementos.

Essa é a maneira mais eficiente de chamar a atenção dos visitantes e conseguir a conversão. Sem esse background, a chance de o visitante sair do seu site sem realizar o que você espera é maior.

 

Estruturar a equipe interna

O usuário que procurar informações sobre o seu negócio provavelmente entrará em contato por e-mail, formulário eletrônico, telefone ou até mesmo pessoalmente. Esse momento é decisivo, porque se ele for mal atendido, o resultado será uma imagem bastante negativa — e é bem provável que nunca mais apareça.

Por isso, primeiro é preciso estruturar sua empresa e criar processos bem definidos. Determine quem fará parte da equipe de marketing e de vendas, quais serão as responsabilidades da agência (se existir) e por aí vai. Vale a pena revisar produtos e serviços para garantir que sejam de qualidade.

A equipe de vendas também precisa estar alinhada. Ofereça treinamentos específicos que ajudem a melhorar a abordagem realizada e eliminar as objeções. Crie uma política a ser seguida e determine o melhor tipo de atendimento em todos os canais.

Por mais que a abordagem omnichannel (isto é, feita em vários canais, como e-mail, telefone, redes sociais etc.) requeira um contato diferenciado, é preciso que todos os colaboradores estejam alinhados e conversem entre si. Para isso, um sistema que integre as informações e as torne acessíveis é indispensável.

Em resumo, o Google AdWords para empresas é uma excelente alternativa de investimento. Traz resultados em curto prazo, permite ampliar o alcance e ainda garante a segmentação do público. Por outro lado, essa estratégia precisa ser bem fundamentada e ter um trabalho interno eficiente, especialmente em relação à equipe de vendas, que deve trabalhar de forma alinhada.

E você, já está preparado para enfrentar essa iniciativa? Ou ainda tem alguma dúvida? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

Acesse as redes sociais da AB Agência Digital: Facebook, Instagram e LinkedIn.