Existem diversas ferramentas de chatbot disponíveis no mercado e cada uma contém seus próprios recursos e funcionalidades distintas. O desafio é detectar quais alternativas atende às necessidades do seu negócio, sem comprometer o orçamento da empresa. 

Tendo isso em mente, desenvolvemos este guia completo que traz as principais ferramentas do mercado. Assim, você pode conhecer as características de cada uma e de que maneira elas impactam no sucesso do seu empreendimento.

Boa leitura! 

Ferramentas de chatbot: confira as principais do mercado

Estas são as ferramentas de chatbot mais populares do mercado: 

  • Cliengo;
  • Jivochat;
  • Drift;
  • ManyChat;
  • Otto;
  • Chatfuel;
  • Zenvia;
  • Takeblip;
  • Bluelab.

Vamos a elas! 

1 – Cliengo

Ao contratar o chatbot do Cliengo para WhatsApp, você pode acompanhar as conversas que a tecnologia tem com seus consumidores, identificar a oportunidade e intervir para fechar contratos em tempo real. 

Já o chatbot para Facebook, permite que você responda clientes de maneira imediata, para que os potenciais consumidores avancem na compra e não fiquem frustrados logo na primeira conexão. 

Além disso, o sistema também oferece chatbot para o Instagram. Nesta rede social, você monitora o relacionamento com o cliente e, concomitantemente, obtém controle da performance do seu time. 

2 – Jivochat  

O Jivochat, por sua vez, é uma solução pensada para atendimento e suporte ao cliente. Na prática, você pode qualificar visitantes de maneira automática, coletar dados de contato e encaminhar leads quentes para o time comercial. 

Isso significa que a sua equipe pode concentrar energia em quem, de fato, tem mais chances de gerar conversão. Outro benefício deste sistema é que ele tem integrações com várias plataformas, como: 

  • Leadster;
  • Zapier;
  • Pipedrive;
  • RD Station;
  • Slack;
  • Nuvem Shop;
  • Loja Integrada;
  • Shopify;
  • Hotmart;
  • Google Analytics;
  • MailChimp.

3 – Drift

Se você procura por uma alternativa robusta e focada em marketing e vendas, a Drift é uma ótima opção para você. Isso porque, o sistema proporciona experiências customizadas, pipeline de vendas, segmentação e análise de leads. 

Ademais, a ferramenta oferece integração com outras tecnologias. As principais são: 

  • Salesforce;
  • Slack;
  • Zendesk;
  • HubSpot;
  • Google Analytics;
  • Zapier;
  • Zoom;
  • Tray.

4 – ManyChat

Esse chatbot é ideal para quem tem presença ativa no Facebook, uma vez que oferece diversas funcionalidades interessantes para os seus usuários, tais como:

  • Botões interativos;
  • Formulários;
  • Landing Pages;
  • Campanhas de disparo em massa por meio de chat, igual a um serviço de email marketing. 

5 – Otto

A próxima opção da nossa lista de ferramentas de chatbot é brasileira e se destaca por oferecer soluções em serviços de previdência privada. 

Ela foi fundada no período em que as mudanças econômicas foram implementadas em razão da Reforma da Previdência. 

6 – Chatfuel

A princípio, a criação de um chatbot parece complicada, mas o Chatfuel está aí para provar que ela é mais simples do que parece. Afinal, este processo pode ser concluído em sete minutos. E o melhor: sem o uso de códigos! 

Essa facilidade é possível porque o sistema usa como base a Inteligência Artificial, que facilita as integrações da tecnologia. 

Com esta solução, você pode vincular seus anúncios do Facebook à um bot e redirecionar seus leads à esta tecnologia que fará os questionamentos certos para encaminhar seu potencial consumidor à conversão. 

Adicionalmente, o usuário tem acesso a um fluxo de chatbots ilimitado, parâmetros para segmentação de leads e respostas imediatas para comentários do Facebook. 

7 – Zenvia 

De todas as ferramentas de chatbot da nossa lista, esta é uma das mais tradicionais, com estrutura adequada para atender empresas de pequeno, médio e grande porte. 

Em seu portfólio de produtos, a Zenvia permite não só o desenvolvimento de chatbots, mas também a implementação de outros serviços, tais como: chamadas de voz, SMS e email marketing.

8 – Takeblip

A versatilidade é uma das principais características do Takeblip, que oferece soluções para WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram, Telegram, Apple Business Chat, e-mail e SMS. 

Em paralelo, você tem acesso a chatbots personalizáveis, que possibilitam a implementação do atendimento híbrido, ou seja, conduzido pela tecnologia e por um colaborador da empresa. 

Ademais, o sistema permite a análise de dados e integração com outras tecnologias, tais como: 

  • HubSpot;
  • RD Station;
  • Chatbase;
  • Salesforce;
  • Vtex.

9 – Bluelab 

Essa é mais uma solução de ferramentas de chatbot, desenvolvida aqui no Brasil. A grande sacada da Bluelab é sua capacidade de identificar a linguagem natural e escrita, além de oferecer relatórios, que permitem otimizações em tempo real. 

Uma vez que você já sabe quais são as melhores ferramentas de chatbot, o próximo passo é descobrir como escolher a melhor solução para o seu negócio. Dito isso, confira, a seguir, alguns pontos que você deve levar em consideração. 

Como escolher ferramentas de chatbot? 

A contratação de uma ferramenta de chatbot depende da análise de vários critérios. Os mais importantes são: 

  • Especialização da tecnologia no nicho do seu negócio;
  • Possibilidade de personalizar fluxos de acordo com as necessidades da empresa;
  • Suporte imediato e fácil para futuros problemas;
  • Funcionalidades disponíveis para o desenvolvimento de campanhas de nutrição e conversão de leads; 
  • Relatórios de performance, que apontam as dúvidas que o robô não consegue resolver naquele momento. 

Tendo isso em mente, você consegue tomar uma decisão mais assertiva para o seu negócio.