Existem diversas ferramentas de chatbot disponíveis no mercado e cada uma contém seus próprios recursos e funcionalidades distintas. O desafio é detectar quais alternativas atende às necessidades do seu negócio, sem comprometer o orçamento da empresa.
Tendo isso em mente, desenvolvemos este guia completo que traz as principais ferramentas do mercado. Assim, você pode conhecer as características de cada uma e de que maneira elas impactam no sucesso do seu empreendimento.
Boa leitura!
Ferramentas de chatbot: confira as principais do mercado
Estas são as ferramentas de chatbot mais populares do mercado:
- Cliengo;
- Jivochat;
- Drift;
- ManyChat;
- Otto;
- Chatfuel;
- Zenvia;
- Takeblip;
- Bluelab.
Vamos a elas!
1 – Cliengo
Ao contratar o chatbot do Cliengo para WhatsApp, você pode acompanhar as conversas que a tecnologia tem com seus consumidores, identificar a oportunidade e intervir para fechar contratos em tempo real.
Já o chatbot para Facebook, permite que você responda clientes de maneira imediata, para que os potenciais consumidores avancem na compra e não fiquem frustrados logo na primeira conexão.
Além disso, o sistema também oferece chatbot para o Instagram. Nesta rede social, você monitora o relacionamento com o cliente e, concomitantemente, obtém controle da performance do seu time.
2 – Jivochat
O Jivochat, por sua vez, é uma solução pensada para atendimento e suporte ao cliente. Na prática, você pode qualificar visitantes de maneira automática, coletar dados de contato e encaminhar leads quentes para o time comercial.
Isso significa que a sua equipe pode concentrar energia em quem, de fato, tem mais chances de gerar conversão. Outro benefício deste sistema é que ele tem integrações com várias plataformas, como:
- Leadster;
- Zapier;
- Pipedrive;
- RD Station;
- Slack;
- Nuvem Shop;
- Loja Integrada;
- Shopify;
- Hotmart;
- Google Analytics;
- MailChimp.
3 – Drift
Se você procura por uma alternativa robusta e focada em marketing e vendas, a Drift é uma ótima opção para você. Isso porque, o sistema proporciona experiências customizadas, pipeline de vendas, segmentação e análise de leads.
Ademais, a ferramenta oferece integração com outras tecnologias. As principais são:
- Salesforce;
- Slack;
- Zendesk;
- HubSpot;
- Google Analytics;
- Zapier;
- Zoom;
- Tray.
4 – ManyChat
Esse chatbot é ideal para quem tem presença ativa no Facebook, uma vez que oferece diversas funcionalidades interessantes para os seus usuários, tais como:
- Botões interativos;
- Formulários;
- Landing Pages;
- Campanhas de disparo em massa por meio de chat, igual a um serviço de email marketing.
5 – Otto
A próxima opção da nossa lista de ferramentas de chatbot é brasileira e se destaca por oferecer soluções em serviços de previdência privada.
Ela foi fundada no período em que as mudanças econômicas foram implementadas em razão da Reforma da Previdência.
6 – Chatfuel
A princípio, a criação de um chatbot parece complicada, mas o Chatfuel está aí para provar que ela é mais simples do que parece. Afinal, este processo pode ser concluído em sete minutos. E o melhor: sem o uso de códigos!
Essa facilidade é possível porque o sistema usa como base a Inteligência Artificial, que facilita as integrações da tecnologia.
Com esta solução, você pode vincular seus anúncios do Facebook à um bot e redirecionar seus leads à esta tecnologia que fará os questionamentos certos para encaminhar seu potencial consumidor à conversão.
Adicionalmente, o usuário tem acesso a um fluxo de chatbots ilimitado, parâmetros para segmentação de leads e respostas imediatas para comentários do Facebook.
7 – Zenvia
De todas as ferramentas de chatbot da nossa lista, esta é uma das mais tradicionais, com estrutura adequada para atender empresas de pequeno, médio e grande porte.
Em seu portfólio de produtos, a Zenvia permite não só o desenvolvimento de chatbots, mas também a implementação de outros serviços, tais como: chamadas de voz, SMS e email marketing.
8 – Takeblip
A versatilidade é uma das principais características do Takeblip, que oferece soluções para WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram, Telegram, Apple Business Chat, e-mail e SMS.
Em paralelo, você tem acesso a chatbots personalizáveis, que possibilitam a implementação do atendimento híbrido, ou seja, conduzido pela tecnologia e por um colaborador da empresa.
Ademais, o sistema permite a análise de dados e integração com outras tecnologias, tais como:
- HubSpot;
- RD Station;
- Chatbase;
- Salesforce;
- Vtex.
9 – Bluelab
Essa é mais uma solução de ferramentas de chatbot, desenvolvida aqui no Brasil. A grande sacada da Bluelab é sua capacidade de identificar a linguagem natural e escrita, além de oferecer relatórios, que permitem otimizações em tempo real.
Uma vez que você já sabe quais são as melhores ferramentas de chatbot, o próximo passo é descobrir como escolher a melhor solução para o seu negócio. Dito isso, confira, a seguir, alguns pontos que você deve levar em consideração.
Como escolher ferramentas de chatbot?
A contratação de uma ferramenta de chatbot depende da análise de vários critérios. Os mais importantes são:
- Especialização da tecnologia no nicho do seu negócio;
- Possibilidade de personalizar fluxos de acordo com as necessidades da empresa;
- Suporte imediato e fácil para futuros problemas;
- Funcionalidades disponíveis para o desenvolvimento de campanhas de nutrição e conversão de leads;
- Relatórios de performance, que apontam as dúvidas que o robô não consegue resolver naquele momento.
Tendo isso em mente, você consegue tomar uma decisão mais assertiva para o seu negócio.