Usar o chatbot para vendas é uma estratégia que tem ganhado cada vez mais espaço no marketing digital. Isso porque a tecnologia é uma grande aliada quando o assunto é potencializar resultados, reduzir custos e aprimorar a experiência do usuário com a marca. Empresas como a Uber aproveitam as vantagens da IA (Inteligência Artificial) para se aproximar do usuário, criando um relacionamento diferenciado. A sede da empresa nos Estados Unidos fez uma parceria com o Facebook e possibilitou que o cliente pudesse chamar um motorista pelo Messenger, transformando o processo ainda mais prático.

Alcançar tudo isso é a aspiração de toda empresa e isso se torna possível com a utilização das ferramentas certas.

O chatbot é uma ferramenta que apresenta resultados bastante consistentes. Além disso, traz inúmeras vantagens para o processo de vendas, que costuma ser complexo.

Quer saber como usar o chatbot para vendas mais efetivas na sua empresa? É sobre isso que vamos falar neste post. Confira!

Qual é a importância do chatbot?

Como Utilizar O Chatbot Para Vendas Mais Efetivas

O consumidor de hoje está sempre conectado, utiliza diversos canais para, se comunicarem, busca por experiências, além de desejar soluções cada vez mais rápidas. É aqui que entra o chatbot, uma forte tendência para a comunicação digital.

De acordo com uma pesquisa da Gartner, até o final de 2020, 85% das interações entre marcas e consumidores serão realizadas via chatbots.

Chatbots são robôs que se comunicam com um público de forma automatizada, levando em consideração a interação do usuário. Esta é uma ferramenta que tem a função de simular o atendimento humano e interagir com clientes para, por exemplo, atender solicitações e sanar dúvidas.

Muitas empresas lançam mão dos chatbots para desafogar o atendimento. Eles permitem automatizar os processos repetitivos, deixando livres os atendentes, para que assim, eles possam focar em resolver problemas mais complicados.

No entanto, não é só para agilizar o atendimento que o chatbot é útil. Como mencionamos, ele é uma ferramenta incrível e pode ser usada para vender. Sim, é isso mesmo que você leu. Utilizar o chatbot para vendas é uma maneira inteligente de potencializar os resultados diminuindo custos e esforços. Entenda como isso é possível.

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Afinal, como posso utilizar o chatbot para vendas mais efetivas

Agora que você já sabe da importância do chatbot, vamos te mostrar algumas maneiras de aplicá-lo em sua estratégia de vendas e marketing digital para torna-la mais assertiva.

  • Captar leads
    Quem trabalha com Inside Sales sabe que captar leads é fundamental, porém não é uma tarefa tão fácil. Usar o chatbot para vendas ajuda a aumentar a captura de leads. Uma boa maneira de empregar o chatbot para atingir esse objetivo é fazer uso da ferramenta juntamente com o marketing de conteúdo. Desse modo, você pode distribuir materiais através dos chatbots, sem precisar usar formulários.
  • Fazer pré-venda
    Os chatbots também possibilitam uma pré-venda mais eficaz ao passo que otimiza o trabalho da equipe de vendas. Como isso acontece? Vamos dar um exemplo. Suponhamos que o cliente acesse o site da sua empresa interessado em algum produto ou serviço. Se ele escolhe um dos planos disponíveis, o chatbot captura os dados necessários para a compra. Assim, os vendedores poderão fazer contato futuro com esse cliente para concluir a compra.
  • Entender o perfil do cliente
    Assim como qualquer ferramenta, os chatbots oferecem métricas que se mensuradas corretamente, fornecem informações relevantes para entender mais sobre o seu cliente. Como os chatbots são um canal de relacionamento, é preciso se atentar aos KPIs adequados de acordo com cada negócio. Os chatbots para vendas, por exemplo, precisa medir taxas relacionadas a leads e conversão. Mas cada métrica vai depender da necessidade e objetivo da empresa.
  • Abordar de forma pró-ativa
    Fazer abordagens pró-ativas aumentam as chances de vender para quem acessa o seu site. Os bots podem divulgar promoções, oferecer descontos, frete grátis, dentre outras ofertas. Além disso, os chatbots podem ser utilizados para lembrar que há itens no carrinho de compras. Nesse caso uma boa estratégia é aplicar gatilhos mentais como “Resta apenas uma unidade. Finalize sua compra”. Eles podem acelerar a tomada de decisão de compra.
  • Aumentar a disponibilidade
    É comum que empresas percam vendas por não conseguirem atender a todos que a procuram. Afinal, quem gosta de esperar ao tentar comprar ou mesmo tirar uma dúvida? Ninguém. Segundo pesquisa feita pela Hubspot, a maioria dos consumidores está disposta a esperar por no máximo, 10 minutos. Esse é o tempo de resposta que eles definem como imediato. Utilizando chatbot para vendas, é possível prestar atendimento 24h por dia. Ou seja, o bot salva todo o histórico do visitante e com esses dados, o vendedor pode entrar em contato em horário comercial. Com os bots você não vai mais perder oportunidades por não estar disponível.
  • Reduzir custos e otimizar recursos
    Os chatbots são capazes de atender vários clientes simultaneamente. Dessa forma, eles proporcionam redução de custos com contratação, treinamento de equipe, pois permite o trabalho com uma equipe enxuta. Além do mais, eles impactam positivamente os custos com infraestrutura e evitam retrabalho, automatizando processos repetitivos. Conforme estimado pela IBM, os chatbots podem reduzir em 30% os custos de relacionamento com o cliente.

Você pode conferir a porcentagem na redução de seus próprios custos com os chatbots usando uma calculadora de porcentagem.

Por fim, há várias maneiras de utilizar o chatbot para vendas na usa estratégia de marketing digital. Entretanto, o modelo certo varia de acordo com o tipo do seu negócio e com os serviços oferecidos. Por isso, fique atento no momento de escolher o que é ideal para você.

Se precisar de ajuda para fazer isso, conte com a AB Agência Digital, nós podemos te ajudar a escolher a melhor opção para a sua empresa.

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