Ter site e e-commerce é essencial para aumentar as negociações da sua empresa. Agora, mais que contar com a plataforma, é necessário fazer vendas pela internet com chat, um recurso importante para alcançar um nível maior de excelência no atendimento aos consumidores.

Essa ferramenta é bastante simples e já ganhou espaço no mercado. Ao se tornar uma das prioridades dos empreendedores que atuam com o comércio eletrônico, é fundamental contar com o chat — caso contrário, sua loja virtual ou site estará em desvantagem.

Além disso, existem muitos outros fatores que justificam esse investimento. É o que vamos mostrar neste post. Saiba mais!

A importância do atendimento online

O consumidor atual é muito mais exigente e é multicanal. Isso significa que ele utiliza diferentes meios para entrar em contato com a sua empresa, entre eles site, e-commerce, e-mail, loja física e o que mais estiver disponível. Por isso, oferecer opções é prerrogativa indispensável.

É aí que entra o chat. Essa é uma ferramenta que possibilita o contato imediato do cliente com a sua marca.

Nesse canal, ele pode tirar dúvidas, fazer questionamentos, resolver problemas e até mesmo fazer um elogio ou reclamação.

O atendimento ocorre totalmente em tempo real, sem intermediários.

Além disso, há aplicativos no mercado que oferecem mais funcionalidades. Uma delas é a integração de diferentes meios (como telefone, site, e-mail e redes sociais) em um mesmo chat.

Com isso, o operador deixa de alternar entre diferentes janelas e consegue responder os clientes de forma mais eficiente e sem distrações, inclusive se é feito mais de um atendimento simultâneo.

5 vantagens para fazer vendas pela internet com chat

O atendimento em tempo real traz confiança para os consumidores e aumenta a chance de atração e retenção de clientes.

Apesar disso, 21% dos e-commerces têm falhas nesse processo.

Para ser eficiente, é fundamental conhecer o perfil dos consumidores, suas demandas e necessidades. O chat permite fazer isso, porque o atendimento em tempo real facilita a obtenção de informações. Além dessa vantagem, existem outras que precisam ser consideradas.

1. Aumento da satisfação dos clientes

O atendimento rápido e focado na resolução de problemas traz mais satisfação aos consumidores, que não precisam ficar esperando horas no telefone ou por um e-mail de retorno. Caso seja impossível responder o evento pelo chat, ainda assim há mais agilidade, porque o pedido é enviado na mesma hora para o setor responsável.

2. Aumento das conversões

O problema do cliente entrar no seu site e sair sem comprar é reduzido com o chat. Isso porque, em caso de dúvidas ou problemas, ele entra em contato na hora para ter acesso ao suporte. O aumento da conversão também favorece a humanização da marca, porque o atendimento é personalizado e contribui para satisfazer os desejos dos consumidores.

3. Compreensão da persona

A persona é o personagem que representa seus clientes reais. A conversa pelo chat propicia uma série de informações, que são usadas para a construção da persona. Ainda são fornecidos outros dados relevantes, como a necessidade de fazer uma descrição mais clara em determinado produto ou quais produtos atraem mais os consumidores.

As maneiras de aumentar as vendas pela internet com chat

Os benefícios citados são importantes, mas o aumento das vendas é uma das principais vantagens dos chats online. No entanto, isso é conquistado a partir de práticas específicas.

Veja quais são elas:

Capte leads e novos clientes

Uma situação comum é as empresas perderem clientes por falta de informação. Com o chat como ferramenta de comunicação, o abandono é evitado.

Você ainda tem a chance de solicitar dados do cliente, como nome e e-mail, para entrar em contato posteriormente.

Conte com uma plataforma que funciona em vários aparelhos

As várias opções disponíveis no mercado precisam ser analisadas antes de escolher a melhor para o seu negócio. A alternativa mais interessante é o JivoChat, que oferece suporte para diferentes sistemas, dispositivos móveis e navegadores.

Use o convite proativo

Os melhores aplicativos de chat do mercado oferecem o recurso de convite proativo, que permite à empresa começar a conversa. A ideia é ter uma atitude amigável, que deixa o cliente mais confortável e propenso a se tornar um cliente.

Atenda vários clientes ao mesmo tempo

Um operador é capaz de atender até mais de cinco pessoas ao mesmo tempo pelo chat online. Para facilitar, o ideal é ter um aplicativo que deixa cada conversa em cor diferente, permite pré-visualizar as mensagens e oferece respostas rápidas e atalhos salvos.

Todas essas funcionalidades são oferecidas pelo JivoChat, que já foi citado. Essa é a ferramenta mais completa disponibilizada no mercado e certamente você verá o resultado ao contar com esse recurso em seu site.

Como você pôde perceber, fazer vendas pela internet com chat é muito mais fácil!

O trabalho é otimizado e isso implica melhorias ao atendimento e à reputação do negócio.

O que achou de saber mais sobre o chat online e como ele contribui com as vendas pela internet?

Deixe seu comentário e conte suas experiências pra gente!