As ferramentas de análise de dados proporcionam diversos benefícios para os negócios, tais como: tomada de decisões mais assertivas, identificação de oportunidades, eficiência operacional, personalização e segmentação do mercado. 

Contudo, a escolha da melhor tecnologia para uma empresa não é uma tarefa fácil, especialmente porque é preciso avaliar diversos critérios, entre eles: qualidade e integração dos dados, recursos disponíveis e suporte no atendimento.

Tendo isso em mente, desenvolvemos este guia que traz uma análise completa sobre as principais ferramentas do mercado, o que facilita a escolha da melhor alternativa.

Ficou curioso? 

Então, continue com a leitura e tire suas dúvidas! 

Ferramentas de análise de dados: confira as melhores 

Estas são as principais ferramentas de análise de dados, seja para quem vende na internet ou para empresas que têm empreendimentos apenas offline:

  • Qlik;
  • Cyfe;
  • Dashbot;
  • Retable;
  • Harmo Feedback Intelligence.

Abaixo, você confere as principais informações de cada tecnologia, características e seus diferenciais. 

1 – Qlik

A Qlik é uma empresa de software que proporciona aos seus clientes diversos produtos voltados ao Business Intelligence (BI). A proposta da empresa é facilitar o acesso aos dados que impactam na gestão do negócio

Entre as soluções disponíveis, destaca-se o Qlik Data Integration. Ele integra dados com outras tecnologias de BI, como Tableau e Power BI. Com este recurso, você pode fazer análises em tempo real e automatizar o fluxo de dados da sua companhia. 

Já o Qlik Analytics traz duas ferramentas completas para o usuário. A primeira delas é o Qlik Sense, que se diferencia graças as seguintes características:

  • Interface moderna e interativa;
  • Acessível para usuários de todos os níveis de conhecimento, desde o mais básico ao avançado;
  • Recursos disponíveis para gerenciar dados, desenvolver visualizações, layouts e storytelling.

O Qlik View, por sua vez, facilita a busca, integração, processamento e análise dos dados. É utilizado no desenvolvimento de várias ferramentas, tais como:

  • Modelos de dados;
  • Aplicativos analíticos;
  • Painéis semi ou totalmente customizados. 

Como resultado, é possível criar relatórios para os usuários finais por meio de pontos de acesso.  

2 – Cyfe

Se você procura por ferramentas de análises de dados para o ambiente digital, o Cyfe é uma ótima opção para você. Ele reúne em uma única solução todas as métricas que ajudam a verificar se as suas ações foram assertivas ou se precisam de ajustes nos próximos meses. 

Além disso, você pode criar dashboards personalizados, de acordo com as necessidades de cada projeto. Isso é uma ótima alternativa para agências ou profissionais que atuam com mais de um cliente. 

Também é importante destacar que a ferramenta descomplica a integração com diversos aplicativos e tecnologias externas. Quem trabalha com redes sociais, por exemplo, pode exportar dados do  Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, YouTube.

Em paralelo, a ferramenta permite a integração com as suas campanhas e anúncios de mídia paga, seja no Facebook Ads ou Google Adwords.

Adicionalmente, você pode exportar dados das seguintes tecnologias:

  • WordPress;
  • Google Webmasters;
  • MailChimp;
  • Stripe e Shopify;
  • Google Analytics e Search Console.

3 – Dashbot

Com o avanço das ferramentas de chatbot, o Dashbot se destaca como uma solução que proporciona vários dados para os seus usuários, tais como:

  • Mensagens e intenções mais comuns;
  • Efetividade do processamento de linguagem natural (NLP);
  • Caminhos de interações.

Tudo isso pode ser monitorado ao vivo. Ademais, você pode comparar a performance de um mesmo bot em vários canais, configurar alertas e gatilhos de acordo com as métricas escolhidas pelo seu time. 

4 – Retable

O Retable, por sua vez, é uma ferramenta de gestão de pessoas que oferece planilhas inteligentes e fáceis de usar. Ao mesmo tempo, você tem acesso a outros recursos. Os principais são:

  • Dados em tempo real e gerenciamento de projetos;
  • Modelos de planilha de RH personalizáveis;
  • Gestão do ciclo de recrutamento; 
  • Fluxos de trabalho acionáveis por gatilhos.

Com todos estes dados em mãos, fica mais fácil implementar o RH estratégico em sua companhia. Afinal, você terá insumos suficientes para criar planos de ações que melhoram não só a retenção de talentos, mas também o aumento da produtividade e o clima interno da companhia. 

5 – Harmo Feedback Intelligence

É uma ótima ferramenta para quem deseja trabalhar a retenção de clientes na empresa. Por meio da Harmo Reputação, você monitora todas as opiniões e impressões dos consumidores sobre seu negócio em vários canais online. 

Como escolher ferramentas de análise de dados? 

A escolha das ferramentas de análise de dados depende da execução de várias ações, entre elas: levantamento das necessidades do negócio, capacidade de escalabilidade e a integração, facilidade de uso e curva de aprendizado. 

1 – Defina as necessidades do seu negócio

O primeiro passo para escolher as ferramentas de análise de dados de uma empresa é compreender as necessidades do seu negócio. Isto é:

  • Tipo de análise que você pretende implementar;
  • Fontes de dados que são essenciais acessar no dia a dia;
  • Habilidades técnicas do seu time;
  • Os resultados que pretende obter com a tecnologia.

Dessa maneira, você seleciona os recursos e funcionalidades mais importantes para o seu time. 

2 – Avalie a facilidade de uso e a curva de aprendizado 

Priorize soluções que sejam intuitivas e que tenham uma interface simples, seja para colaboradores iniciantes ou experientes. Se o seu time não tem conhecimento avançado em análise de dados, recomenda-se que você escolha uma ferramenta que facilite a curva de aprendizado da equipe. 

3 – Considere a escalabilidade e a integração

Verifique se a ferramenta escolhida é capaz de lidar com o volume crescente de informações gerados pela companhia. Ao mesmo tempo , investigue se o sistema faz integração com outras ferramentas que você utiliza no dia a dia, tais como:

  • Bancos de dados;
  • Plataformas de CRM;
  • Soluções de visualização de dados. 

A integração eficaz melhora a eficácia e a performance da análise de dados de toda a empresa. 

Enfim, a escolha das ferramentas de análises de dados depende das necessidades e características de cada negócio. Portanto, use essas orientações como ponto de partida para guiar sua análise e tomada de decisão, ok?