Se a sua empresa está presente no ambiente digital, você pode analisar o desempenho dela por meio de inúmeras métricas. Mensurar os resultados digitais ajuda a traçar estratégias mais assertivas de acordo com o objetivo a ser atingido. Esse monitoramento pode ser feito em campanhas de inbound marketing, mídias sociais ou mídia paga.

Porém com tantos indicadores e possibilidades, nem sempre é simples acompanhar e entender os números que envolvem o seu negócio.

Você sabe como fazer esse monitoramento? O que são métricas e quais são as mais importantes para o seu modelo de negócio?

Se você não soube responder a essas perguntas, não se desespere. Neste artigo você vai conhecer várias métricas e descobrir a importância de cada uma delas para a sua estratégia digital.

As métricas do marketing digital e sua importância

Métricas são alguns dados que trazem informações relevantes e permitem entender como está o desempenho de suas ações de marketing. Definidos conforme a meta de cada negócio, esses dados são extremamente importantes. Eles revelam se o planejamento está dando certo ou se algo deve ser aprimorado nas campanhas. Essas informações ainda detectam os erros e quais pontos devem ser melhorados. Monitorar e mensurar os resultados digitais são práticas fundamentais para o seu planejamento. Os relatórios obtidos irão orientar as táticas futuras, possibilitando tomadas de decisão mais precisas.

Conheça as métricas mais importantes para o seu negócio

Agora você já sabe como é importante mensurar os resultados digitais para constatar novas oportunidades para a sua empresa. Em seguida, conheça as métricas do marketing digital que podem ser pertinentes para você e ajudar a alavancar o seu negócio.

Métricas de Receita e Vendas

  1. Retorno sobre investimento (ROI): é o indicador que mostra quanto dinheiro a sua empresa está ganhando ou perdendo com cada investimento.
  2. Custo de aquisição por cliente (CAC): é uma métrica que diz muito sobre a saúde financeira da empresa, pois, calcula o valor investido para conquistar cada novo cliente.
  3. Ticket médio: valor médio gasto por cliente na compra do produto ou serviço. O ticket médio mostra quais produtos estão dando mais retorno para a empresa.
  4. Valor do tempo de vida do cliente (LTV): métrica que fornece a estimativa do lucro líquido da vida de um cliente dentro da empresa. Ou seja, o LTV diz respeito a receita média que o cliente irá gerar durante o relacionamento com ele.

Métricas de Campanhas Pagas

  1. Taxa de cliques (CTR): indicador que mostra a relação entre o número de cliques e o número de visualizações de um anúncio.
  2. Custo por clique (CPC): valor médio pago por um clique no seu anúncio.
  3. Custo por lead (CPL): refere-se ao valor pago pela empresa, em média por lead gerado.

Métricas de Marketing de Conteúdo

  1. Taxa de conversão: é uma métrica usada para detectar quanto da sua audiência converte e gera resultados para a sua empresa, por meio de uma ação como, por exemplo, preencher um formulário, assinar uma newsletter, etc.
  2. Visitas no site: métrica que diz quantas pessoas acessaram o conteúdo produzido pela sua empresa diariamente. Com ela, é possível descobrir também quais são as páginas mais acessadas no site ou blog.
  3. Tempo gasto no site: mostra o tempo médio em minutos que cada usuário gasta no site.

E-mail Marketing

  1. Taxa de abertura: quantidade de pessoas da sua lista de e-mail marketing que clicaram em um determinado e-mail disparado.
  2. Taxa de cliques: quantidade de cliques nos links enviados no e-mail.

Tome cuidado com as métricas da vaidade

Ao mensurar os resultados digitais, há números que podem ser ignorados. Além de não auxiliarem na elaboração de estratégias efetivas, eles não interferem nas decisões relacionadas ao seu negócio. Esses dados são chamados de métricas da vaidade. Um exemplo é a quantidade de curtidas no Facebook. Ela pode ser elevada, mas não traduz o real alcance ou engajamento. Para entender mais sobre interações com a sua audiência no Facebook, leia o artigo Engajamento no Facebook: 5 formas criativas para melhorá-lo.

Além desse, há outros indicadores que não precisam ser levados em conta quando você for mensurar os resultados digitais. São eles: o número de seguidores em mídias sociais, pageviews, visualizações em vídeos, etc.

O que fazer com os dados obtidos?

Como você já deve ter percebido, tudo o que acontece no meio digital pode ser mensurado e o comportamento das pessoas, registrado e acessado por meio de ferramentas e softwares de automação de marketing. O Google Analytics é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas para o acompanhamento de diversas métricas.

Se você costuma se perder ao medir os resultados da sua estratégia de marketing digital, a AB Agência Digital pode te ajudar. Saiba como fazemos a mensuração de resultados de mídia paga.

Embora seja vantajoso mensurar os resultados digitais, é preciso ter cuidado ao eleger as métricas a serem monitoradas. As métricas que mencionamos aqui estão associadas ao faturamento da sua empresa e aos investimentos em marketing e vendas, podendo ser trabalhadas estrategicamente.

Portanto, faça o seu monitoramento constante, fazendo as adequações necessárias e fique atento ao próximo passo a ser dado dentro do seu planejamento, afinal, mensurar os resultados digitais é a melhor maneira de potencializar os seus ganhos.

 

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