Se você tem uma empresa e um site, provavelmente você já deve ter pensado sobre como aumentar a visibilidade dele. Por isso, neste artigo vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre como anunciar no Google, otimizar suas campanhas e obter ótimos resultados.

 

O que é o Google Adwords?

O Adwords é um produto do Google que possibilita a criação de campanhas de anúncios que fazem o seu site se destacar nos resultados de busca. Sempre que alguém procura por seu produto, serviço ou negócio o seu anúncio é exibido. Uma ótima oportunidade para você alcançar as pessoas certas, no momento certo e aumentar suas vendas on-line e off-line. Anunciar no Google ainda é uma das melhores maneiras de se obter resultados a curto prazo com marketing digital.

Talvez você ainda não saiba, mas sempre que alguém faz uma busca no Google, dois tipos de resultados vão aparecer:

  • Os resultados pagos também conhecidos como links patrocinados do Google Adwords;
  • Resultados orgânicos (os que não cobram por cliques).

 

Vantagens de anunciar no Google AdWords

  • Direcionado: Os seus anúncios só aparecem para as pessoas que estiverem buscando aquilo que você anunciar.
  • Mensurável: Você consegue medir os resultados do seu investimento e otimizar suas campanhas.
  • Instantâneo: É rápido, após configurar sua forma de pagamento e criar a sua campanha, o Google revisa seus anúncios e se aprová-los, você já aparecerá nos resultados da busca.
  • Customizável: Você conhece o seu público como ninguém, e sabe como falar com ele. Crie anúncios de texto e anúncios gráficos de imagem como quiser (desde que respeite as regras de publicidade). Junto aos anúncios de texto, inclua seu endereço (em caso de empresas locais), telefone, links interessantes do seu site (famosos sitelinks) e muito mais.
  • Flexível: Você controla o quanto quer investir, quando a campanha deve parar, o valor que quer pagar por clique, qual a forma de pagamento usar no Google (cartão de crédito, débito ou boleto). Não há obrigação contratual e você investe quando quiser.

 

Como anunciar no Google AdWords – Formatos de Anúncios

 

ANÚNCIO DE TEXTO

Quando as pessoas pesquisam os produtos ou serviços que você oferece os seus anúncios são exibidos perto dos resultados de pesquisa no Google.

ANÚNCIOS GRÁFICOS

Os anúncios gráficos e de imagens são exibidos em milhões de sites de diversos assuntos e você pode escolher exibir seu anúncio onde seu público-alvo está.

ANÚNCIOS EM VÍDEO

Anúncios em vídeo atraentes que envolvem os clientes de diferentes formas no YouTube e outros sites parceiros de vídeo.

ADWORDS EXPRESS

Simples. O Adwords Express é perfeito se você não precisa de todos os recursos do Google AdWords e se não possui muita experiência com criação de campanhas.

ANÚNCIOS DO SHOPPING

Se você vende produtos em uma loja virtual, você pode mostra-los para as pessoas que estiverem fazendo compras de casa ou de qualquer outro lugar.

CAMPANHAS PARA APLICATIVOS

Você pode promover um aplicativo para Android para mais de um bilhão de clientes em potencial.

 

Quanto custa para fazer anúncios no Google?

Se você quer saber como anunciar no Google, é bem provável que queira saber o custo disso. No Google Adwords, você investe o valor que houver planejado para essa divulgação, isso porque você pode determinar que a ferramenta utilize um orçamento diário limitado.

Exemplo:

Você pode configurar que sua campanha de divulgação de bonés gaste até R$20,00 por dia e que a campanha de camisetas gaste até R$120,00 por dia. Essa é uma forma de você controlar melhor o seu orçamento.

 

Mas fique atento!

No final de 2017, o Google lançou uma atualização para o Adwords que muda um pouco essa regra, ainda que você defina o orçamento diário em R$20,00, dependendo do dia ele pode gastar até 100% a mais que o seu orçamento, chegando a gastar até R$40,00 por dia.

E ele explica isso com uma oscilação natural nas demandas de buscas, se houver mais gente buscando pelo seu produto hoje, ele gastará mais para exibir seu anúncio para as pessoas certas, no entanto, em outros dias o seu produto pode não ser tão buscado assim.

Parece confuso, mas no final das contas, a única coisa que pode acontecer é que o seu orçamento total do mês acabe no meio do mês, e que todo o montante de cliques que você receberia em 30 dias, você receberá em 15 dias. O Google não desrespeitará o seu orçamento total limite.

 

Como o Google gasta o meu orçamento

O Google AdWords executa um leilão quando um espaço de anúncio está disponível nos resultados de pesquisa, blogs ou sites. Em cada leilão ele decide quais anúncios/anunciantes serão exibidos naquele momento e posição, de acordo com os lances do anunciante.

Lances de anúncios no Google

A maioria das pessoas que começam a usar o Google AdWords escolhe utilizar o lance CPC (custo por clique) para pagar a cada clique recebido em seus anúncios. O anunciante define um lance com o valor máximo que ele quer pagar por clique em determinada palavra-chave.

 

Automatização de lances

Se você quiser automatizar seus lances e deixar que o Google trabalhe por você, ele te dá algumas opções de estratégias de lances. A estratégia de Maximizar cliques, por exemplo, define seus lances automaticamente para conseguir o maior número de cliques usando o orçamento disponível.

Já a estratégia de Parcela de superação desejada, serve para definir com qual frequência você deseja que o seu anúncio supere o anúncio de outro anunciante. O Google ajusta automaticamente seu lance para que você o anunciante que você escolher.

Bom, além dessas, é possível ainda escolher a estratégia de Definição de posição na página de pesquisa, CPA desejado, Custo por clique otimizado (ECPC), ROAS desejado e Maximizar conversões, porém, vamos deixar para detalhar essas estratégias em um próximo artigo.

 

Os ajustes de lances e quando eles são estratégicos

Vamos supor que você tenha um restaurante e queira anunciá-lo no Google para as pessoas que estão procurando um local para almoçar. Você pode, por exemplo, definir o aumento dos seus lances em 100% para os horários entre 11h e 13h. Nestes horários, você pode pagar até o dobro do seu lance de CPC para exibir anúncios.

Você pode variar o percentual de ajuste para mais ou para menos, e pode ajustar seus lances com base no horário, local, dispositivo (celular ou computador), canais etc.

 

Melhor forma de anunciar no Google

Como explicamos acima, existem inúmeras formas de anunciar no Google, vários tipos de lances, várias estratégias de lances.

Anunciar na rede de pesquisa, ou com vídeos no Youtube?

Não há como definir a melhor forma de como anunciar no Google, isso varia muito de acordo com o negócio. Mas uma coisa é fato: anunciar no Google traz resultados satisfatórios e aumento de vendas para sua empresa se feito da forma correta.

 

Por onde começar a anunciar meu site no Google?

Agora você já entende a importância de anunciar o seu site no Google, e já sabe um pouco sobre os inúmeros benefícios que o Adwords te proporciona, fica a pergunta que não quer calar:

Como anunciar no Google hoje mesmo?

Qualquer pessoa pode anunciar no Google, desde que tenha bastante atenção com o manuseio da plataforma. As configurações de orçamentos e palavras-chave devem ser realizadas com muita atenção para que não desperdice verba em cliques desqualificados e nem gaste mais que o planejado.

A otimização de uma campanha para extrair o máximo de resultado do menor investimento exige muito mais do que saber manusear a ferramenta.

Uma campanha de alto desempenho exige profissionais que sejam expert em análise de dados e identificação de melhorias de desempenho necessárias na campanha. Por isso, o ideal é contar com um profissional especialista, preferencialmente certificado em Adwords, ou uma agência parceira do Google, como a AB Agência Digital. Saiba como fazemos gestão de anúncios patrocinados.

 

Eu quero anunciar minha empresa no Google sozinho(a)

É perfeitamente possível, porém, indicamos que você assista as vídeo-aulas que ensinam o passo-a-passo da criação de uma campanha, desde a hierarquia de estruturação até a criação dos anúncios.

 

Como anunciar no Google passo-a-passo:

Deixaremos aqui as principais aulas do Google Adwords para que você consiga dar os primeiros passos:

Como anunciar no Google e criar sua primeira campanha:

Como melhorar sua campanha?

Como acompanhar o desempenho das minhas campanhas no Google?

Bons estudos e até a próxima!

Estratégias de Pesquisa Paga e Orgânica