O ano de 2020 chegou e com ele uma pergunta comum a muitas empresas e profissionais: quais são as tendências de marketing 2020?

O que será sucesso?

Onde investir dinheiro para ter os melhores resultados?

Essas são dúvidas que aparecem com as mudanças no comportamento do consumidor. Afinal, as tendências de marketing para 2020 têm como base essas transformações. Como as novidades são muitas, listamos aqui as principais.

Confira e anote para aplicar em seu negócio.

 

6 tendências de marketing digital para 2020

 

1. Marketing Conversacional

Marketing ConversacionalDentre as tendências de marketing para 2020 está o marketing conversacional. Você já ouviu falar dele? É a forma mais rápida de conduzir os compradores pelo funil de vendas, por meio de conversas em tempo real.

Sabemos que hoje as pessoas exigem agilidade nas respostas. Então responda imediatamente.

Quanto mais rápido for o tempo de resposta da sua empresa, maiores serão as chances de conversão. Mas é muito importante responder cada pessoa de maneira personalizada, pois cada necessidade é exclusiva.

Se você quer realmente ficar por dentro das tendências de marketing para 2020, é preciso saber que o marketing conversacional possui alguns princípios básicos:

  • Engajar os leads com conversas e não com formulários intermináveis;
  • Compreender rapidamente o que as pessoas querem;
  • Orientar os próximos passos corretamente para que elas cheguem à conversão.
  • Existem os chatboots, que são uma boa opção para complementar a estratégia conversacional. Porém, é preciso cuidar para que o fim do processo aconteça pela interação humana. Isso porque a máquina ainda não é capaz de oferecer uma experiência “humanizada”.

 

2. Conteúdo gerado pelo cliente (UGC)

Como você já deve saber, os clientes estão cada vez mais exigentes. Além de um produto de qualidade com preço competitivo, eles querem um atendimento impecável e um relacionamento positivo com a marca.

Quando a sua empresa consegue oferecer esta experiência ao cliente, ele passa a gerar conteúdo de forma espontânea sobre a marca.

O conteúdo gerado pelo cliente é valioso e pode render posts, comentários, vídeos e fotos sobre o seu produto.

Então, aposte nessa tendência de marketing para 2020 e aumente o engajamento com seus seguidores.

Agora, para aprender como usar o conteúdo gerado pelo usuário na sua estratégia, clique aqui.

 

3. Marketing de Influência

Como você acabou de ver, o cliente exerce um papel fundamental para as táticas de marketing.

E não restam dúvidas de que os influenciadores digitais também estão entre as tendências de marketing para 2020. Sabe por quê? Porque a recomendação de um influenciador é muito importante.

Os consumidores estão inclinados a confiar mais na opinião de um influenciador a respeito de um produto, do que naquilo que as próprias marcas dizem sobre ele.

Outra novidade para 2020 são os micro influenciadores. Já ouviu falar deles? Esses são influenciadores que têm menos seguidores, normalmente menos de 100 mil, mas eles possuem muita relevância em um nicho de mercado.

Atualmente o Instagram é uma rede bastante utilizada para esta estratégia.

Se você pensa em trabalhar o marketing de influência em sua empresa, procure influenciadores com perfil condizente com as diretrizes dela. Afinal, a transparência gera conexão autêntica e engajamento.

 

4. Podcasts

O áudio é mais uma das tendências de marketing para 2020. O podcast, que já existe há muito tempo é a nova aposta de formato de mídia, vem ganhando mais espaço, aproximando novos públicos e deve crescer ainda mais.

Estima-se que o consumo de podcasts no Brasil cresceu 67% em 2019.

 

5. Live

Agora vamos falar da Live, que é mais um recurso que promete bombar em 2020. A Live chama a atenção do público, possibilitando a criação de um conteúdo interessante, educativo e envolvente.

Se você nunca fez uma Live para falar do seu negócio ou produto, aproveite plataformas como YouTube, Facebook e Instagram para se arriscar.

Segundo uma pesquisa feita pelo Vimeo, aproximadamente 80% dos usuários que foram entrevistados, prefere assistir a uma Live a ter que ler um artigo em um blog.

 

6. Vídeos

O vídeo continua sendo muito importante no marketing digital, pois é de consumo fácil e rápido. Segundo revelam algumas pesquisas, a maioria das pessoas faz busca por vídeos antes de decidirem comprar algo.

Quando falamos em vídeo, lembramos primeiro do YouTube, mas vale lembrar que há outras opções a serem exploradas, como por exemplo, os Stories do Facebook e Instagram, além do IGTV.

O consumo de vídeo vem aumentando consideravelmente e não fará parte das tendências de marketing para 2020 apenas, mas certamente continuará em alta nos próximos anos.

 

Viu que há inúmeras possibilidades a serem trabalhadas para impulsionar o seu negócio?

O comportamento do público está mudando constantemente e entender essas transformações ajuda a elaborar estratégias mais assertivas.

Por isso, é muito importante acompanhar as tendências de marketing.

Na sua opinião, quais das tendências de marketing para 2020 são as mais promissoras?

Conte-nos comentários e fique por dentro das novidades, acompanhando o nosso blog.