Dentro do Marketing Digital, há várias táticas que geram conversões. Umas delas é uma produção de conteúdo. Mas nem todas as empresas que conhecem o conteúdo gerado pelo usuário, também conhecido pela sigla em inglês UGC (conteúdo gerado pelo usuário), podem render excelentes resultados.

A maior parte dos consumidores acha que o conteúdo gerado pela família e os amigos tem maior relevância do que as mensagens enviadas por uma marca. Esse modo, é essencial usar o UGC como usar o seu negócio, afinal, essas influências no processo de decisão de compra.

Neste artigo, vamos falar sobre o UGC e como ele pode ser aproveitado no Marketing Digital da sua empresa.

O que é conteúdo criado pelo usuário?

Como o próprio nome já indica, o UGC refere-se a postagens, comentários, vídeos, fotos que um usuário ou consumidor produz de forma espontânea para falar sobre um produto determinado. Aqui no Brasil, esse conceito e prática de desmontar os itens adotados, mas já são usados ​​por grandes empresas, principalmente nos produtos eletrônicos Quem nunca leu como avaliações e comentários antes de fazer uma compra online?

Estimular os usuários para que eles criem conteúdo sobre a sua marca ajuda a aproximar os consumidores. Além disso, com as pessoas compartilhando informações sobre seus usuários e gostos, é possível conhecer melhor o seu público. Por isso, vamos mostrar porque você deve usar o conteúdo gerado pelo usuário em suas ações de Marketing Digital.

As vantagens do conteúdo criado pelo usuário no Marketing Digital

Aumenta a credibilidade

O UGC funciona muito bem como propaganda boca-a-boca. Muitas pessoas compreendem ou deixam comprar levando em consideração uma experiência de outras pessoas com o produto. Além disso, quando esse conteúdo é criado, torna-se confiável de um comprador para outro. Para que sua empresa tenha mais credibilidade, preocupe-se com todos os comentários, até o mesmo com os mesmos. Nunca deixe de responder; ouvir as opiniões negativas é um bom termômetro para melhorar o seu negócio.

Pouco Investimento

Assim como o esforço, o investimento é baixo. O que você pode fazer é conseguir envolver uma audiência com sua mensagem. Como o UGC é uma interação que acontece de maneira espontânea, o investimento que pode ser feito consiste em ter um bom produto, serviço e excelente atendimento. Como você deve ter percebido aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário quase não tem custos. Por outro lado, podem aumentar os resultados de Marketing Digital na sua empresa. Alguns desses resultados envolvem força de marca, impacto nas decisões de compra, amplo alcance e engajamento elevado.

Fonte de idéias para novos materiais

O conteúdo criado pelo usuário pode ser usado em ações promocionais maiores ou mesmo na criação de conteúdo para blogs. Os usuários geralmente são capazes de criar conteúdos incríveis, principalmente ao relatar uma experiência positiva de consumo. Então, fique de olho nos comentários do blog, Facebook, Intagram, etc. Muitas idéias podem surgir a partir de uma hashtag que você pode usar durante a criação de sua campanha.

Aumenta o engajamento com uma persona

Quem trabalha com Marketing Digital, sabe como é importante ter uma grande audiência leal, que interage com o conteúdo criado pela empresa. O UGC é uma ótima maneira de aumentar o engajamento, pois coloca o usuário como o centro das atenções.

Ajuda na identificação com uma empresa

Ter um espaço destinado a conteúdos gerados pelos usuários ajuda a criar uma relação de identificação, aproximando o cliente da marca. Esse tipo de conteúdo é facilmente propagado para ser compartilhado com amigos, colegas, familiares. É por isso que ele é tão poderoso e consegue dar mais força a uma marca.

Qual o impacto do UGC na sua estratégia de conteúdo

O conteúdo que você produz no site ou blog de sua empresa também é um braço do Marketing Digital. E como estamos falando do conteúdo criado pelo usuário, mencionamos os efeitos causados ​​pelo UGC no SEO do seu site ou blog.

Um dos benefícios do UGC é a quantidade de backlinks para o seu blog por parte de pessoas que desejam repercutir ou impactar sua campanha. Os backlinks são links posicionados estrategicamente em um texto para o leitor ou até a sua página do blog que tenha um conteúdo relevante ao que está lendo. Nesse caso, o impacto sobre o SEO ainda é maior, já que receber links de sites com autoridade é um forte indicador de confiança para os motores de busca.

Outro impacto do UGC no SEO é uma credibilidade do conteúdo. Quando o seu público está envolvido em criar conteúdo para sua marca, o Google captura mais propriamente a colocar sua página em uma boa posição nas buscas.

Como aproveitar ou UGC para ter mais resultados

Permita que o cliente faça testes e depoimentos do seu produto. Integre esses feedbacks ao seu site e redes sociais. Se o seu produto for vendido em uma loja, uma boa alternativa é promover ou comprar um produto com foto, para divulgação.

Outro modo interessante de aproveitar ou UGC para alavancar os resultados do Marketing Digital de sua empresa, é criar uma seção de Perguntas frequentes ou fórum de discussão no seu site para responder a perguntas frequentes. Assim, você estimula uma conversa entre os usuários.

 

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