Você anda muito preocupado com o número de “curtidas” que a sua página no Facebook tem? Então considere focar em algo de maior importância: o engajamento no Facebook!

O número de pessoas que curtem a sua página é importante, mas de nada adianta se não forem engajados. Vamos explicar um pouco melhor para que fique mais claro:

Talvez você não tenha ouvido falar sobre o EdgeRank, não é nenhuma coisa de outro mundo, é apenas um algoritmo do Facebook que ajuda os usuários a verem o que mais lhes interessam em meio a milhões de páginas de negócios da rede.

Sua fan page pode ter 5, 50 ou 500 mil fãs, mas isso infelizmente não significa que todos os seus seguidores realmente verão as suas atualizações. No entanto, sempre que alguém interage com alguma de suas postagens, o Facebook passa a entender que o seu conteúdo é relevante para aquele usuário, o que aumentará as chances de suas atualizações serem exibidas no feed de notícias dele. Ou seja, as pessoas se envolvem com sua marca, isso tende a aumentar o EdgeRank e com isso mais posts serão vistos pelas pessoas organicamente (sem investimento em patrocínio de posts).

5 maneiras simples para aumentar o seu EdgeRank com pouco investimento e engajamento no Facebook

Listamos algumas maneiras criativas e simples para que as pessoas curtam, comentem e compartilhem suas postagens. Mesmo que pareçam ultrapassadas, essas “dicas” realmente funcionam.

Abuse da criatividade com jogos sociais

Existem inúmeros exemplos de brincadeiras divertidas para ajudar a gerar engajamento no Facebook, por exemplo: dê uma legenda para essa foto (compartilhe uma imagem de algo que se relaciona de alguma forma com a sua marca e peça aos seus fãs que coloquem suas próprias legendas nos comentários). Você criará oportunidade de engajamento e reconhecimento da sua marca, as pessoas irão se lembrar dela devido à interação.

Mas atenção! não é só sobre diversão, é importante que os posts sejam ligados de alguma forma ao seu negócio como um todo, mesmo que eles não estejam diretamente relacionados à sua marca, mas eles devem pelo menos, estar relacionados à indústria.

Faça perguntas simples

As pessoas gostam de dar sua opinião e de se sentirem parte de algo. As redes sociais foram feitas para relacionamento de pessoas com pessoas, ou marcas com pessoas.

  • Crie perguntas simples e curtas,
  • Inclua opções para que as pessoas escolham;
  • Compartilhe uma foto montagem, com 4 (ou mais) cenas;
  • Nomeie cada um com A, B, C, D ou até mesmo com os reactions (reações de curtir, amei, haha etc);
  • Em seguida peça que eles escolham o seu favorito.

Se você compartilha regularmente artigos de blog relacionados ao seu negócio, pergunte aos seus fãs o que eles gostariam de ler na sequência para que você produza conteúdo sobre isso.

Compartilhe citações motivacionais e triviais

As citações funcionam muito bem para atrair a atenção das pessoas. Compartilhe algo inspirador e motivador e quando alguém se identificar com eles certamente vão comentar, marcar um amigo ou compartilhar. Publique também sobre curiosidades interessantes, o famoso “você sabia?”, esses causam muita interação também.

Postar “Marque aqui seu amigo”

Compartilhar algo simplesmente para atrair curtidas é uma coisa, mas causar emoções e sensações fazem as pessoas comentarem com mais frequência. Compartilhe uma foto e peça que “marque um amigo” que gostará do daquele post.

Não exagere para não se tornar cansativo e previsível, pondere. Alterne entre as possibilidades e acompanhe o aumento gradativo do engajamento da página.

Gerar interesse com as competições

A maioria das pessoas gostam de competir, é desafiador, emocionante e ainda gera um bom engajamento no Facebook para a página. Promova uma competição com instruções claras, “comente e marque um amigo” e deixe claro qual será o “prêmio” do ganhador. Esse formato de competição pode ser utilizado de inúmeras formas diferentes, desde um sorteio até um concurso de “melhor foto”. Basta usar e abusar da criatividade!

Se você estiver começando a aplicar essas dicas, talvez seja interessante investir algum valor para alcançar mais pessoas, porém em breve, você deve colher os benefícios.

Não se sinta perdido!

Se você precisar de uma ajudinha com suas mídias sociais rumo ao caminho certo, a AB Agência Digital te auxilia a encontrar a estratégia correta.

Entre em contato e vamos falar mais sobre isso. =)


Blog AB Agência Digital

Atualizado
24 de janeiro de 2023

3 minutos de leitura

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