Se você quer investir em estratégias digitais, provavelmente se deparou com um questionamento bem importante: é melhor investir em inbound marketing ou mídia paga?
A resposta depende do que busca, mas é importante conhecer os dois modelos.
Basicamente, a ideia é saber o melhor momento para empregar esforços com o formato pago e quando é preferível optar pelo orgânico. Por isso, a primeira coisa a saber é que essas estratégias são complementares, não exclusivas. Cada uma delas tem sua funcionalidade e responsabilidade.
Para entender melhor esse cenário, explicamos neste post o que caracteriza cada uma dessas abordagens, quando adotá-las e se vale a pena utilizar os dois critérios para impulsionar seus resultados.
Ficou interessado? Acompanhe!
Inbound marketing ou mídia paga: o que é melhor?
As empresas que alcançam o sucesso com as estratégias para a internet são aquelas que sabem diferenciar esses dois modelos e o melhor momento para adotá-las. Existem diferentes ferramentas que podem ser utilizadas em ambos os casos. Da mesma forma, há benefícios nas duas possibilidades.
Para ficar mais claro, mostramos as diferenças entre elas a seguir.
Confira!
Inbound marketing
O foco dessa estratégia é o longo prazo. Os resultados costumam aparecer de maneira mais sólida após seis meses — mas esse dado pode variar de acordo com o segmento de negócios e o ciclo de vendas da sua empresa.
O objetivo nesse caso é diminuir a jornada de compras do cliente e apresentar soluções às necessidades para que os consumidores tomem decisões mais acertadas e rápidas. Para isso, diversas ações são estabelecidas, como: mídias sociais, marketing de conteúdo, automação de marketing, SEO etc.
Perceba que o propósito é oferecer um conteúdo relevante para atrair a atenção dos consumidores, direcioná-los pelo funil de vendas e aumentar as chances de fidelização. Nenhum investimento em dinheiro é feito para angariar esses resultados. No entanto, é preciso muito tempo.
Essa estratégia apresenta várias vantagens. Uma das principais é ter publicações que atraem as pessoas com o passar do tempo.
Ao longo dos meses, seu site ou blog também conquista credibilidade, derivada do espaço e da visibilidade obtidos.
Em outras palavras, os consumidores entendem que sua marca é referência no site, sentimento que gera segurança. Por isso, os resultados, apesar de demorados, são mais sólidos que os da mídia paga.
Mídia paga
O retorno é bem mais rápido nessa modalidade e pode surgir em alguns dias ou semanas, a depender das características do negócio. O ponto principal é que o efeito é passageiro.
Como você paga para sua empresa ter visibilidade, assim que interrompe a fonte de dinheiro, também deixa de atrair clientes.
A regra aqui é: quanto mais orçamento, mais retorno terá, independentemente do canal adotado. Entre as opções estão: anúncios em sites ou redes sociais, como links patrocinados no Google e impulsionamento de posts no Facebook.
Quando você usa o Google AdWords para impulsionar suas vendas, o benefício é ter o link da sua empresa nos primeiros resultados da SERP, ou seja, da página de busca. Isso aumenta significativamente as chances de alguém clicar no anúncio.
Por isso, o principal propósito dessa estratégia é aumentar a visibilidade da marca e melhorar as vendas. Os resultados aparecem rapidamente e o alcance é multiplicado.
Apesar da segmentação feita no anúncio, sua empresa fica disponível para um grande número de pessoas, medida que aumenta a eficácia da campanha.
Quando adotar o Inbound Marketing?
A estratégia orgânica é indicada para todos os tipos de negócio, qualquer que seja o segmento de atuação e o porte. É fundamental contar com uma equipe dedicada, interna ou externa (uma agência especializada, por exemplo).
Como o trabalho é de longo prazo, várias ações precisarão ser executadas com a consequente mensuração de resultados para saber se a empresa está no caminho certo. No entanto, o inbound marketing é essencial para que sua marca se torne conhecida e referência no mercado.
Nesse contexto, alguns cuidados precisam ser adotados. O principal é fazer uma pesquisa para definir sua persona, isto é, a representação semifictícia do cliente ideal. O perfil é obtido por meio de entrevistas com clientes reais.
A partir da persona, é preciso fazer a segmentação do trabalho. Um mesmo negócio pode ter, inclusive, mais de um personagem.
Por exemplo: uma assistência de proteção veicular atende pessoas que nunca conheceram o seguro, mas acharam essa alternativa cara e buscam outra mais barata. Ao mesmo tempo, há quem tem um seguro, mas procura diminuir os gastos.
É preciso criar conteúdos para ambas as personas. Em alguns casos, serão os mesmos assuntos, por exemplo: diferenças entre seguro e proteção veicular, como funciona uma assistência etc.
Para outros, vale apenas para um dos personagens. É o caso de escrever um texto sobre os motivos que justificam proteger seu veículo. A persona que já tinha um seguro sabe que é importante contratar essa proteção, enquanto a outra ainda está em dúvida.
E quando adotar a mídia paga?
Já a mídia paga é mais relevante para aquelas situações em que você deseja obter resultados rápidos.
Esse objetivo pode ser procurado por diferentes motivos, por exemplo: queda nas vendas, início do negócio, alcance de um público mais amplo para tornar a marca conhecida etc.
O investimento é mais significativo, mas também mais flexível. Você pode definir um orçamento baixo. Nesse caso, precisa entender que o retorno será proporcional.
Ainda assim, é válido optar por essa estratégia.
O cuidado a ser tomado é com a mensuração de resultados constante para fazer ajustes sempre que necessário. Ao criar seu anúncio, precisará segmentá-lo. Mesmo assim, não há certeza de que os dados levarão ao resultado esperado.
Ao verificar os dados alcançados, você tem a possibilidade de ajustar o anúncio, pausá-lo e até interrompê-lo indefinidamente.
Com isso, tem a oportunidade de elaborar uma nova estratégia, que traga mais resultados.
Também é importante desativar a campanha assim que a oferta finalizar. Caso contrário, você continua pagando normalmente, se o seu meio de pagamento for pós-pago.
Vale a pena trabalhar inbound marketing e mídia paga?
A resposta é sim, já que as duas estratégias trazem um bom retorno se trabalhadas em conjunto. Por terem características e objetivos diferentes, o ideal é conseguir uni-las.
A mídia paga oferece resultados rapidamente e, por isso, contribui para consolidar a estratégia de inbound marketing. Quando este apresentar bons resultados, os anúncios ainda auxiliam no direcionamento do tráfego, consolidação de perfis nas redes sociais e fortalecimento do SEO.
Ao aliar as duas estratégias, os benefícios alcançados são variados.
Aperfeiçoa o alcance da marca
A empresa amplia seu alcance e se torna referência para os consumidores. Com isso, a mídia paga contribui para o aumento do público-alvo, enquanto o inbound marketing consolida a empresa.
Alcance rápido de resultados
A mídia paga oferece resultados rapidamente. Com o inbound, eles se tornam sólidos e permanecem com o passar do tempo. Ou seja, há um equilíbrio.
Otimização de conteúdos
As duas estratégias contribuem para otimizar os conteúdos e atingir bons resultados. Isso acontece ao veicular os anúncios nos locais em que o público-alvo está mais presente.
Quais formatos de mídia paga ajudam o inbound marketing?
Existem várias ações que podem ser adotadas para alcançar bons resultados. Um bom profissional ou uma agência especializada indicará a melhor alternativa para o seu caso. Porém, é importante conhecê-los antecipadamente.
Então, que tal conferir quais são eles? Veja!
Links patrocinados
Aparecem em destaque na parte superior quando é feita uma pesquisa no Google. O anúncio é segmentado conforme seu público-alvo e depende da definição de palavra-chave, horário de veiculação, local de abrangência da campanha e tempo de disponibilização.
Acompanhe os resultados ao longo do tempo para fazer os ajustes necessários. Elabore relatórios com amostras de comportamento da campanha e verifique se o caminho tomado está adequado.
Remarketing
Permite alcançar pessoas que já visitaram o seu site. Seu anúncio aparece em outros locais acessados pelo usuário para que ele lembre constantemente de seus produtos ou serviços. Assim, a tomada de decisão é incentivada.
Para acionar o remarketing, gere uma tag com o Google AdWords ou o Facebook Ads e adicione à empresa. Em seguida, chega o momento de determinar listas específicas para cada página visitada.
Anúncios sociais
Podem ser colocadas em prática em diferentes redes sociais, como Facebook, LinkedIn, Instagram, Waze, Twitter e YouTube. Em qualquer um dos canais, a ideia é considerar o perfil do público-alvo para fazer um investimento adequado.
Lembre-se de que o meio escolhido sempre deve ser aquele de maior potencial para os potenciais clientes da sua empresa.
Perceba que, em qualquer um dos casos, o propósito é atrair o usuário com conteúdo relevante para acelerar o funil de vendas e a tomada de decisão, bem como aumentar as chances de fidelização. Por isso, é essencial apostar no inbound marketing e na mídia paga.
As duas estratégias são relevantes e consolidam sua empresa como referência no mercado. É assim que você obterá bons resultados e garantirá que a marca aumente seu potencial de vendas. Então, agora você já sabe que entre inbound marketing ou mídia paga, o ideal é empregar esforços em ambos. O primeiro retém o tráfego. O segundo, aumenta. O equilíbrio é o trabalho conjunto.
O que achou desse assunto? Deixe seu comentário e conte pra gente se ficou com alguma dúvida!
Siga a AB Agência Digital nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.