Influenciadores digitais podem causar tanto impacto para uma campanha quanto uma propaganda de 30 segundos em horário nobre da TV aberta.

Anúncios e comerciais se tornaram comuns e escapam facilmente da vista do público. Em contrapartida, uma quantidade cada vez maior de pessoas recorrem aos influenciadores digitais ao tomar decisões de compra. Isso acontece por que as ações realizadas por eles são integradas ao conteúdo que produzem e fazem com que a audiência permaneça interessada.

É preciso muita cautela na escolha do influenciador para garantir que o que a sua empresa oferece realmente está de acordo com o perfil da audiência dele. Ações bem planejadas e executadas, podem aumentar o valor da sua marca diante dos clientes, parceiros e concorrência.

Porque contar com Influenciadores Digitais em sua estratégia de marketing?

Construir uma audiência é algo que leva tempo, converter parte dessa audiência em clientes é um desafio ainda maior, por isso ações com influenciadores tem sido parte da estratégia de marketing de empresas de todos os tamanhos no mundo todo, pois eles têm a atenção do público que você deseja alcançar e meios de levá-los a ação através da influência.

74% dos consumidores afirmam que dependem das redes sociais para decidir sobre uma compra e 54% procura recomendações confiáveis.

Os principais benefícios de ter influenciadores como parte de uma estratégia são:

  • Aumento do valor da marca;
  • Possibilidade de criar uma expectativa antes do lançamento de um novo produto ou serviço;
  • Aumento de credibilidade;
  • Vendas e fidelização de clientes.

Como escolher o melhor influenciador digital?

Para que as campanhas com influenciadores tenham os resultados esperados, não basta procurar pessoas famosas para promover produtos ou eventos. Há vários cuidados que devem ser tomados:

Definição da Estratégia

Quais os objetivos da marca em relação a essa ação? Essa é a primeira pergunta que devemos nos fazer antes da definição da estratégia. Resposta encontrada?! Então é hora de criar um plano de ações.

Escolha do Influenciador

Não basta focar em número de seguidores e curtidas, afinal, eles podem ser facilmente comprados por qualquer pessoa, é preciso analisar o real engajamento do público com aquele influenciador. Além disso é importante analisar quão responsável é o influenciador com o seu trabalho, qual é o poder de influência que ele tem sobre o público. Ele é autoridade em qual assunto? Quais as suas filosofias e valores? Está de acordo com a filosofia da marca?

Essas análises são só o começo, esses e outros cuidados devem ser tomados para que os resultados sejam satisfatórios e não tragam prejuízos para a reputação da marca no futuro.

Monitoramento

É preciso controlar todas as ações, observar todas as métricas, acompanhar o “feedback” do público e como a ação está impactando a marca. Há inúmeras formas de acompanhar esse trabalho, elas variam de acordo com os objetivos e ações estratégicas adotadas.


Blog AB Agência Digital

Atualizado
24 de janeiro de 2023

2 minutos de leitura

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