Marketing de Busca –  Otimização de pesquisa é uma estratégia fundamental de marketing para marcas que focam em atrair a atenção, impulsionar o tráfego do seu site e ampliar seus negócios. Porém, se você não souber como diferenciar o SEM do SEO, isso pode ser tornar uma estratégia difícil de gerenciar.

Apesar das táticas serem parecidas em uma primeira visão, as abordagens são muito diferentes. Para estabelecer uma estratégia clara e eficaz para melhorar sua visibilidade nas pesquisas você precisa saber diferenciar os dois.

Para compreender melhor o valor de cada um, fizemos esse post. 

Nesse post você terá respostas para as seguintes perguntas:

  • O que é marketing de busca?
  • O que é o SEM?
  • O que é SEO?
  • Qual a diferença entre SEM e SEO?
  • Qual o melhor para minha marca?

Além disso, você também irá descobrir noções básicas e estratégias de SEO e SEM que irá te ajudar a melhorar a visibilidade e desempenho da sua pesquisa. 

Para ver as principais diferenças de forma visual, acesse nosso Infográfico: SEM vs SEO.

Marketing de Busca Paga ou Orgânica

O que é marketing de pesquisa?

Para criar uma estratégia de otimização de pesquisa estratégica, você antes precisa entender a terminologia para esse modelo de marketing:

Qualquer tática que auxilie uma marca a obter atenção ao aparecer nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisas é um marketing de busca (SERPs). Ele inclui cuidados para alcançar classificações mais altas e acrescer a visibilidade da pesquisa, assim você pode direcionar mais tráfego para um website ou páginas da web específicas.

No marketing de pesquisa existem duas categorias que são principais:

  • SEM: Estratégias PAGAS para aparecer na pesquisa (anúncios).
  • SEO: Estratégias ORGÂNICAS para aparecer na pesquisa (resultados de busca).

Basicamente o que difere o SEM do SEO é que o SEM
é uma pesquisa paga e o SEO é uma pesquisa orgânica.

Há quem considere que o SEM é um termo genérico que inclui estratégias pagas e orgânicas. Mas, para que o seu plano de marketing fique claro, é recomendado que você divida os termos nessas categorias distintas.

 

 

O que é SEM?

SEM, ou marketing de mecanismos de busca como é conhecido, frequentemente é considerado parte do marketing de busca que usa táticas PAGAS para obter visibilidade em em resultados de busca (SERPs). Portanto, uma estratégia de SEM paga inclui a criação e configuração de campanhas, otimizações de anúncios, segmentação, palavras-chave e definição do orçamento que será usado para pagar pelos cliques nesses anúncios.

Geralmente essa estratégia é chamada de marketing de pesquisa paga
ou de pagamento por clique (PPC).

O Google ADS (antigo Adwords) é a plataforma mais usada para criação desse tipo de campanha de anúncios. Sendo assim, as empresas ou marcas fazem uma pesquisa de palavras-chave e elaboram campanhas segmentadas com as melhores para o seu negócio.

Dessa forma, quando o usuário faz uma pesquisa usando essa palavra-chave, ele vê o anúncio personalizado na parte superior ou inferior da página de resultados. Toda vez que o usuário clica no anúncio o valor do clique é debitado do orçamento.

 

O que é SEO?

Search Engine Optimization ou SEO como é conhecido, é a parte de busca do marketing que usa uma tática orgânica para obter maior visibilidade em SERPs. Usando o SEO, as marcas não pagam pelos cliques que as pessoas dão sobre o seu site quando ele aparece nos resultados de busca.

O trabalho de SEO inclui várias táticas que ajudam a marca a se posicionar melhor nos rankings de busca. Essas técnicas geralmente estão dentro de três categorias:

 

  • SEO on-page: Otimiza cada página de um site para que ela seja encontrada na busca uma palavra-chave específica. Estão incluídas nessa estratégia: pesquisa de palavras-chave, criação de conteúdo e otimização de palavras-chave. Essa otimização no SEO auxilia os mecanismos de pesquisa a entender uma página de conteúdo e, portanto, classificá-la melhor.
  • O SEO técnico: Otimiza os elementos estruturais do site como um todo para melhorar sua qualidade. Nesse grupo, podemos considerar a otimização de velocidade do site, compatibilidade com dispositivos móveis, indexação, rastreabilidade, arquitetura do site, dados estruturados e segurança. O SEO técnico normalmente é realizado por profissionais de programação.
  • O SEO off-page: Conecta-se a sites de alta qualidade para criar reputação e autoridade. As técnicas de SEO off-page incluem: backlinks (links que apontam para seu site, provenientes de outros sites relevantes para o Google) e gerenciamento de listagens locais e perfis de diretório.

Um plano realmente forte de SEO não foca em apenas um desses três tipos de SEO, mas faz uma combinação com as três estratégias para obter os melhores resultados.

 

 

SEM vs SEO: Qual a diferença?

Tanto o SEM quanto o SEO são elementos únicos do marketing de busca. Porém, ao comparar o SEM com SEO, você verá que eles têm as semelhanças que se sobrepõem e diferenças que os separam.

Semelhanças entre Marketing de Busca Paga e Orgânica

 

 

Os dois ajudam uma marca aparecer nos resultados da pesquisa.

Um dos principais fundamentos de SEO e SEM é que ambos visam ajudar uma marca a aparecer em destaque em SERPs. Cada tática tem por objetivo auxiliar uma marca a aparecer nos resultados de pesquisa quando buscado um termo específico relacionado ao negócio ou às ofertas dele.

 

Ambos são projetados para direcionar mais tráfego para um site.

O objetivo é ganhar visibilidade, porém o mais importante é direcionar o tráfego de visitantes para um site. Estratégias para aumentar a taxa de cliques (CTR) são usadas para fazer com que mais usuários cliquem nos resultados da pesquisa.

 

Ambos exigem conhecimento do público.

Portanto, para obter êxito com ambas as estratégias, você deve conhecer bem o seu público e principalmente como eles agem. Usando a persona certa fica mais fácil conhecer o seu público e assim descobrir quais são suas necessidades e o que eles procuram. Fazendo isso, você pode criar um conteúdo valioso para aparecer quando eles procuram soluções relacionadas à sua marca.

 

Os dois usam pesquisa de palavras-chave para descobrir termos de pesquisas populares.

Tanto para o SEM quanto para o SEO, o primeiro passo é efetuar uma busca de palavras-chave, identificando as melhores palavras para serem segmentadas. Essa busca mostra a popularidade da palavra-chave para determinar quais são as principais ou qual você deve comprar para o seu público alvo. Além disso, é possível observar a concorrência de palavras-chave e ver quais são as outras marcas que estão fazendo a mesma segmentação.

Para realizar a pesquisa de palavras-chave, você pode utilizar ferramentas como o SEMRUSH que tem uma versão gratuita ou até mesmo com o Ubber Suggest que é uma ferramenta gratuita.

Basta inserir um termo relacionado ao seu setor, empresa, produto ou serviço para pesquisar, logo aparecerá uma lista de termos de pesquisa relacionados, juntamente com a pontuação e a concorrência da palavra.

 

As duas segmentam palavras-chave específicas.

Ambas estratégias focam em segmentar palavras-chave específicas identificadas no decorrer da pesquisa.

 

Ambos exigem testes de otimização contínua.

Em ambas as estratégias você deve implementar e acompanhar, otimizando constantemente para aumentar o desempenho.

 

Diferenças entre Marketing de Busca Paga e Orgânica

 

 

Os resultados de uma pesquisa SEM incluem uma descrição “Anúncio”, e do SEO não.

Os anúncios pagos exibem um ícone informando que são anúncios, enquanto os que são exibidos organicamente com o SEO não são marcados dessa forma. O posicionamento também é diferente, normalmente os primeiros resultados da página e os últimos são destinados aos anúncios (SEM), e o restante são orgânicos.

 

Os resultados da pesquisa paga (SEM) têm extensões de anúncio. Os resultados da pesquisa de orgânica (SEO) apresentam trechos.

Os resultados de pesquisas PAGAS podem incluir extensões de anúncios que podem ser links, número de telefone, endereço do local e frases de destaque adicionais. Porém, por outro lado, os resultados ORGÂNICOS podem aparecer com os “snippets” em destaque na pesquisa, que são pequenos trechos que respondem diretamente a uma busca feita.

 

Você paga por clique de usuário em um resultado SEM.

Você não paga nada por clique quando o usuário clica em um resultado de SEO. Com anúncios pagos (SEM) sua marca será cobrada por todas as vezes que um usuário clicar no resultado. Portanto, seu orçamento deve ser suficiente para exibir continuamente os anúncios. Por outro lado, você nunca será cobrado quando um usuário clica em um resultado de pesquisa orgânica.

 

Os resultados do SEM são exibidos para um publico alvo selecionado.

Os de SEO não. Mesmo que o planejamento das estratégias seja direcionado por um plano feito para se conectar com o público alvo, você só consegue especificar isso por meio das campanhas de anúncio (SEM). Com ele você pode selecionar alguns critérios para os públicos que poderão ver os anúncios. Quanto aos resultados orgânicos de SEO não podemos escolher com precisão quem irá vê-los.

 

O efeito do SEM é quase imediato. SEO leva tempo.

Quando você utiliza anúncios SEM pagos, você tem a possibilidade de começar colocar seus resultados na frente do publico com apenas alguns cliques. Ao iniciar uma campanha e disponibilizar uma verba, seus anúncios começam aparecer em SERPs logo após a revisão do Google (no caso do Google Ads). Você tem a liberdade sobretudo de ativar e desativar seus anúncios a qualquer momento. Fazendo com que eles fiquem aparentes ou não nas pesquisas (pagas). O SEO, porém, leva tempo para adquirir, algumas estratégias levam meses para serem implementadas antes que a marca comece a aparecer nos mecanismos de busca.

 

O SEM é melhor para testes que o SEO.

Por ter a liberdade de ativar e desativar os anúncios do SEM a qualquer momento, isso faz com que ele seja uma ótima opção para testes. Você pode segmentar novos públicos, revisar rapidamente a cópia do anúncio e ainda alterar algum conteúdo da página de destino e assim testar novas táticas. Por ter essa flexibilidade o SEM permite que você veja as diferenças nas suas estratégias imediatamente. Já o SEO você não tem essa flexibilidade, levaria muito tempo para fazer alterações e monitorar os resultados.

 

SEO agrega valor com o tempo. SEM não.

A estratégia feita com SEM só está ativa enquanto está sendo paga. Logo que você desativar seus anúncios, sua estratégia de SEM acaba. O SEO, porém, é o oposto disso. Uma estratégia bem implementada de SEO cresce ao logo do tempo e deixa os resultados duradouros.

 

SEO tem maior taxa de cliques (CTR) do que SEM… se você pode chegar ao topo. Os poucos resultados das pesquisas orgânicas geralmente têm as CTRs mais altas. Então, se com sua estratégia de SEO você conseguir chegar no topo das pesquisas, provavelmente você irá superar seus anúncios SEM. Porém, se você não conseguir chegar na primeira página e ficar da segunda pra lá é bem provável que você consiga mais cliques por meio do SEM.

 

SEM ou SEO: Qual é melhor?

Após a comparação, certamente ficou mais fácil decidir qual estratégia escolher.

Considere o seguinte:

 

Considere sua concorrência.

Antes de decidir competir com algum concorrente, veja:

  • o que eles estão fazendo;
  • como estão se saindo em relação ao marketing de buscas.

Assim você poderá sobretudo decidir como competir melhor com eles.

  • Veja quais são termos de pesquisas que eles estão classificados organicamente.
  • Veja também quais são os termos pagos que eles usam para direcionar o tráfego para o próprio site.

 

Realizando essa pesquisa, tente encontrar as lacunas que você pode preencher e quais são as áreas que você não conseguirá competir na pesquisa paga e orgânica.

Fazer essa analise competitiva irá ajudá-lo a obter uma visão mais completa de como você se compara à concorrência em busca de crescimento e oportunidade.

 

Para ter uma noção maior da estratégia de palavras-chaves dos seus concorrentes, você pode usar o SEMRUSH para pesquisar. O ideal é inserir pelo menos 10 concorrentes para analisar os principais termos de pesquisa orgânica e paga que geram mais tráfegos para eles.

 

Considere seu conhecimento sobre o seu setor

Caso você esteja no mercado há algum tempo e tenha noção do que seus clientes precisam, de como é melhor alcança-los, você pode criar sobretudo uma estratégia de SEO de longo prazo que irá fornecer valor ao longo do tempo. Mas, caso você não esteja seguro(a) de como os clientes e concorrentes responderão às suas ofertas ou conteúdo, pode-se considerar uma estratégia de SEM que irá permitir testar as ideias, produtos e serviços.

 

Considere a duração do ciclo médio de compra do cliente

Seus produtos e serviços tem um ciclo curto de compra? Seus clientes sabem o que querem, pesquisam e logo compram? Então você poderá com certeza se beneficiar dos anúncios SEM ele irá colocar seu produto exatamente onde os clientes o verão. Os ciclos de compra que são mais longos. Aqueles que os clientes pesquisam e compram por semanas ou até mesmo meses, costumam ter um desempenho ruim com SEM. Porém, deve levar em consideração que não há uma compra imediata depois de ver o anúncio.

 

Considere o custo médio por clique no mercado

Antes de bater o martelo que a estratégia de SEM é a ideal para o seu negócio, você deve pesquisar e ponderar quanto será necessário gastar para exibir nos resultados de pesquisas pagas. Os custos das palavras-chaves podem variar com base na concorrência. O custo por clique baixo, pode ser a estratégia certa para você. Porém, por outro lado, se você tem um custo por clique muito alto, pode ser que é melhor se concentrar em SEO.

 

Considere a maturidade do seu negócio

Se seu negócio é novo e seu site é recente, o SEO vai levar tempo para começar a trazer resultados. Isso não significa que você não investir nele. Mas talvez você possa sobretudo se beneficiar com as pesquisas pagas até obter retorno nas pesquisas orgânicas.

Melhore suas estratégias de marketing de busca com SEO e SEM

Não existe uma forma simples e rápida ao comparar o SEO e SEM. O que existe são muitos fatores que devem ser considerados. Algumas empresas optam por focar no SEM, outros optam pelo SEM. E algumas vezes a abordagem mais acertada é implementar uma estratégia que combine SEO e SEM. Tudo dependerá do seu negócio e qual seu objetivo.

Porém, agora que você conhece melhor as diferenças entre SEO e SEM. Com certeza estará muito mais preparado para decidir qual deles pode ajudar sua marca a atingir suas metas.