Provavelmente durante algum evento, seja do âmbito corporativo ou não, você já deve ter ouvido falar sobre o workshop, esse é um termo bastante comum e que geralmente está muito presente em grandes eventos. Apesar de ser muito utilizado, algumas pessoas não sabem seu real significado e funcionalidade, o que pode ser um tanto prejudicial uma vez que a aplicação do workshop pode ser feita de maneira bem fácil e ajudar muito no desenvolvimento profissional.

Nesse artigo esclarecemos o real significado do workshop, explicamos a serventia dessa função e como montar o seu próprio, para que você consiga utilizar essa estratégia que é muito realizada em espaços abertos, empresas e coworking em Curitiba, e tem grande potencial de gerar crescimento e destaque na área de atuação.

Workshop de cerâmica

O que é workshop

Workshop quando traduzido para o português quer dizer literalmente “oficina” e a sua funcionalidade faz total jus ao nome. O Workshop é uma reunião que junta diversas pessoas de uma mesma área para aperfeiçoar técnicas ou aprender algo novo.

Nesse espaço é realizada uma troca entre o instrutor e o público, onde o profissional que está instruindo tem a oportunidade de mostrar seu conhecimento e autoridade na área. Enquanto o público pode conhecer novas técnicas, expandir seu conhecimento e criar conexão com alguém que é referência no assunto.

Essa estratégia costuma estar presente dentro de outros eventos, mas também pode ser feito de maneira individual ou então online.

Para que serve workshop

O Workshop serve para que o profissional possa compartilhar o seu conhecimento, enquanto os espectadores irão absorver o mesmo.

Essa técnica geralmente é gratuita ou aplicada como parte de um evento com duração média de 1 a 5 dias. O Workshop se faz muito importante para o desenvolvimento profissional e pessoal, despertando mais curiosidade sobre a área, expandindo o conhecimento de diversas partes e ainda contribuindo para a criação de redes de comunicação.

Exemplos de workshop

Um bom exemplo desse método é o workshop de body piercing que é muito comum em eventos de rock, festas de Halloween ou confraternizações de estúdios de tatuagem. Esse workshop geralmente é feito dentro de 1 a 3 dias, ensinando as pessoas a fazerem uma perfuração específica, como o seguinte tema: “colocar piercing no nariz de forma correta e sem provocar inflamações”.

Nesse caso é comum que muitas pessoas da área se interessem, uma vez que a região nasal possui muita cartilagem e está propícia a inflamar com facilidade. Então se o workshop promete ensinar como evitar essa situação de desconforto, é evidente que as pessoas irão querer descobrir como isso é feito.

Além desse exemplo, há diversos outros modelos de workshop que podem ser aplicados no dia a dia. Veja algumas áreas:

  • Marketing;
  • Arte;
  • Atividade física;
  • Tecnologia da informação;
  • Design;
  • Biomedicina estética;
  • Demais áreas.

Como montar um workshop

Para montar o seu próprio workshop é necessário ter um bom planejamento para que tudo saia com o esperado, desde o tema do evento até o local em que o mesmo acontecerá. Para isso, se atente às especificações a seguir.

Workshop de pintura em tela

Objetivo do workshop

Para iniciar um workshop você precisa saber antes qual seu objetivo com o mesmo. Para saber descobrir faça para si mesmo os próprios questionamentos:

  • O que é?
  • Como é?
  • Para que serve?
  • Como será feito?
  • Quais os benefícios?

Respondendo esses cinco questionamentos você saberá exatamente o que deve fazer para que o workshop seja sobre um assunto do seu domínio e como deverá prosseguir com o mesmo.

Local do workshop

O local onde irá acontecer o workshop é um ponto muito importante, como dito anteriormente, a oficina pode acontecer dentro de um outro evento, o que pode acabar gerando uma visibilidade maior. Mas caso essa não seja uma opção viável no momento, é viável montar a oficina em empresas, hotéis, parques, locais abertos e demais.

Workshop empresa

Essa é uma estratégia bastante comum e bem aceita pelas empresas, que costumam ceder seu espaço para que o workshop seja realizado e contribua para o desenvolvimento dos funcionários. Outra opção é a instalação em um coworking em Curitiba que é um espaço mais abrangente locado por negócios de ramos distintos, podendo aumentar a visibilidade do seu workshop.

Workshop hotel

O workshop em hotéis também é bastante frequente, principalmente em período de férias onde eles fazem dessa uma forma de entreter os hóspedes. Nessa ocasião os workshops costumam ser mais voltados para a dança, ginástica, culinária ou artesanato.

Workshop público

O workshop público é aquela oficina típica que acontece na beira da praia, em parques, na rua ou em outros espaços ao ar livre. Geralmente são mais voltados para a saúde, cuidados e a preservação do meio ambiente.

Workshop de Yoga

Público-alvo

Depois de saber exatamente qual tema irá abordar e o local onde fará isso, é necessário definir o seu público alvo, traçando um perfil que define a idade média dos seus espectadores, gênero, classe social e demais elementos que ajudem a encontrar uma boa abordagem para lidar com os mesmos. Veja alguns pontos importantes para definir o seu público:

  • Gênero e sexualidade;
  • Idade média;
  • Hábitos e interesses;
  • Desejos e motivações;
  • Informações que consideram relevantes;
  • Redes sociais que mais usa;
  • Seus maiores medos e preocupações;
  • Quais são os seus hobbies;
  • Forma de comunicação mais utilizada.

Lembrando que esse perfil será construído de forma geral e abrangente, por isso estudo muito bem as pessoas que já acompanham o seu trabalho ou então aquelas que acompanham alguém que tenha objetivos muito próximos aos seus, assim fica mais fácil responder essas perguntas.

Certificado de workshop

O certificado do workshop é essencial para comprovar a participação das pessoas nesse evento, de forma que afirme a capacidade daquela pessoa de exercer tal atividade. Isso é essencial principalmente quando o workshop é voltado para uma especialização da técnica em alguma área.