O recurso Stories mudou completamente a maneira como as pessoas produzem e consomem conteúdo nas mídias sociais. A funcionalidade transformou o Instagram em um canal ainda mais popular e atrativo. Com cerca de 1 bilhão de usuários ativos e mais de 500 milhões acessando a plataforma todos os dias, o Stories é uma excelente ferramenta de vendas. Ela vem sendo bastante explorada por empresas e também por influenciadores digitais nas estratégias de marketing.

Por isso, vamos explicar o que é o Instagram Stories, por que ele foi criado, como ele pode ser usado a favor do marketing digital e ainda como fazer para evitar a sua concorrência.

O que é Instagram Stories?

O Instagram é uma mídia social voltada para a publicação de fotos e vídeos em alta qualidade. Em 2016 lançou o Stories, um recurso que possibilita a criação e postagem de conteúdo que fica disponível pelo período máximo de 24h. Ou seja, esse é o prazo que os usuários da rede têm para visualizarem os textos, imagens ou vídeos compartilhados.

O Stories aparece bem destacado, na parte superior do Instagram, na forma de vários círculos com as fotos dos perfis das pessoas.

Quando surgiu, o Instagram Stories foi acusado de copiar o aplicativo Snapchat, que na época atingia o seu auge. A nova funcionalidade do Instagram foi ganhando mais adeptos e deixou o Snap para trás.

A ferramenta foi criada para que pessoas e empresas pudessem compartilhar a sua rotina de maneira informal, criando uma relação de “intimidade” com os usuários. Além disso, o Stories permite inúmeras postagens sem que haja overposting.

Quem não gosta de uma boa história? O Stories é uma ótima forma de contar histórias e para torná-la mais interessante, é possível utilizar efeitos especiais divertidos. O fato é que o Stories passou a ser muito relevante para os negócios, ajudando a gerar mais interações e engajamento.

Por que utilizar o Stories em sua estratégia?

  • O aplicativo fornece conteúdo de forma rápida e fácil, afinal, tudo está localizado no topo de feed. Com o Stories, o usuário não precisa acessar mais de uma rede social.
  • Com o Stories é possível criar conteúdos diversificados, devido ao seu formato mais dinâmico. Uma boa opção é mostrar os bastidores do seu negócio ou empresa, pois isso aumenta a sensação de proximidade com a marca.
  • Dispensa a criação de uma base ou audiência, afinal, os seus seguidores já estão na plataforma. Por meio do Stories você consegue interagir mais com eles.
  • Ajuda a entender o engajamento dos seus seguidores e o interesse deles por seu conteúdo. Como? Basta ver quantas e quais pessoas acessaram a sua postagem.

Conheça as funções do Instagram Stories

O Stories disponibiliza várias funções que podem ser inseridas no conteúdo produzido, para chamar mais atenção da sua audiência. Elas podem ser acessadas no menu localizado na parte na parte inferior do Instagram. Veja agora todas as possibilidades.

Texto – pode ser usada para dar destaque ao texto. Você consegue alterar o estilo da fonte e filtros com efeitos variados.

Ao vivo – também conhecida como live, essa é um dos recursos mais usados do Stories.
Você sabia que a live pode trazer grandes resultados para a sua empresa? É que durante a live, os seguidores podem fazer perguntas que podem ser respondidas ao vivo. Essa interação gera muito engajamento. Então, utilize esse o “ao vivo” a favor da sua marca.

Normal – O modo normal corresponde à forma tradicional de postar foto ou vídeo.

Boomerang – cria vídeos curtos que se repetem; os chamados loops. É uma boa tática para atrair a atenção das pessoas.

Superzoom – é um efeito usado na gravação de vídeos. O superzoom deixa as publicações mais interessantes.

Rebobinar – permite que você faça um vídeo invertido, de trás para frente.

Mãos livres – com esse recurso, basta um clique para iniciar o vídeo e outro para finalizá-lo. Assim, não é necessário ficar pressionando o botão para gravar.

Máscaras – o filtro de máscaras é mais um artifício que deixa o seu conteúdo mais divertido. No Stories estão disponíveis várias opções como máscaras e molduras.

Música – você pode adicionar uma trilha sonora às suas histórias. Com esse recurso dá para exibir a letra da música escolhida.

Como funcionam os Destaques no Stories do Instagram

O destaque do Instagram é um recurso que possibilita salvar as publicações, deixando-as disponíveis por mais de 24h. Eles podem ser separados por álbum. Dessa forma, sua empresa pode aproveitar o recurso para separar as publicações por categoria, criando um padrão visual.

O que é a função Ver Mais do Instagram Stories

O recurso Ver Mais é um poderoso call to action. Com ele, o usuário pode deslizar a tela para cima e é direcionado para outra página como site ou blog.

Portanto, explore essa funcionalidade no seu negócio. Uma boa dica é utilizá-la para lançamento de um produto.

Como evitar a concorrência de Stories?

Com tantas pessoas utilizando o Stories, a competição pela atenção do público do Instagram tornou-se acirrada. Então, como saber qual o melhor horário para postar e fugir dessa concorrência?

Uma pesquisa da Squid mostra que segundas e terças-feiras, entre 18 e 21h é o período com maior pico de publicações feitas por influenciadores.

É importante reforçar que não existe fórmula mágica para engajar o seu público. A conexão com o seu consumidor deve ir além de um horário ideal de publicação. Portanto, é preciso que você entenda o comportamento dos seus seguidores para saber em quais momentos eles estão mais dispostos a receber a sua mensagem. Os horários funcionam de forma diferente para cada marca. Faça testes para descobrir qual funciona para você.

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