O marketing digital é uma das áreas que mais se transformam todos os anos. Cada vez mais tendências de marketing são lançadas no mercado, e quem busca os melhores resultados deve estar sempre se atualizando sobre todas elas.

Por isso, trouxemos 4 tendências que estão revolucionando o marketing e que você pode começar a adotar hoje mesmo na sua empresa. Confira!

Por que existem tantas novas tendências de marketing?

Atualmente, o marketing digital já está presente em quase todas as empresas do Brasil. No entanto, esse crescimento faz com que o marketing seja muito afetado pelo avanço da tecnologia, pelas mudanças do mercado nacional e internacional e pelos novos padrões de comportamento dos consumidores.

Dessa forma, todos esses fatores fazem com que essa área tenha que se reinventar e se tornar ainda mais completa, constantemente. A pandemia da COVID-19 é um grande exemplo dessa mudança: esse cenário trouxe, por exemplo, o aumento das compras em e-commerces, maior uso de serviços digitais e tudo isso teve impacto no marketing.

Por isso, empresas especialistas nesse setor estão sempre estudando e aprofundando novas tendências para suprir as necessidades de marketing, tanto do ponto de vista de vendas, quanto para atender melhor aos clientes. Também vale lembrar que qualquer tipo de empresa pode se beneficiar das tendências do mercado de marketing, desde as menores até as de médio e grande porte.

Tendências de marketing para ficar de olho ainda em 2021 

Com tanta coisa acontecendo no marketing, você pode estar se perguntando em quais tendências focar para a sua empresa. Reunimos aqui 4 estratégias do marketing digital que estão se tornando cada vez mais populares:

Marketing ágil

A metodologia de trabalho ágil nasceu no ambiente do desenvolvimento de softwares. No entanto, esse modelo de gestão logo começou a ser utilizado em outras áreas, como na gestão de projetos, desenvolvimento de produtos, experiência do usuário e, claro, no marketing.

O modelo de trabalho ágil consiste no uso de ferramentas e estratégias para desenvolver um trabalho que se adapte mais rapidamente às mudanças do mercado.

Como já comentamos, o marketing está sempre em constante transformação, por isso o modelo de marketing ágil se encaixa muito bem nessa área.

Metodologias como Scrum, Lean e Kanban são algumas das mais conhecidas, porém o ponto principal de qualquer trabalho de marketing ágil é entregar mais valor ao cliente, otimizando o tempo e os recursos da sua empresa.

Smarketing

A expressão Smarketing significa o alinhamento da área de vendas e do marketing. Isso pode parecer um pouco óbvio, afinal o objetivo do marketing é atrair e conectar os consumidores aos serviços e aos produtos oferecidos pelas empresas. Entretanto, o conceito de Smarketing é uma estratégia desenvolvida especialmente para isso.

O objetivo do Smarketing é que tanto a área de vendas quanto a de marketing tenham suas metas bem definidas e que uma área compreenda a importância do seu papel para ajudar a outra. Portanto, se o seu foco é marketing, vale considerar fazer faculdade de gestão de vendas presencial ou mesmo EAD para conseguir gerar os melhores resultados.

Com esse conceito, as personas são definidas de forma mais clara e os leads podem ser melhor qualificados e trabalhados pelas duas áreas dentro do funil de vendas.

Martech

Martech é um nome dado para o uso de ferramentas de tecnologia na rotina do marketing. Dessa forma, o conceito de Martech é junção da tecnologia com o marketing.

Empresas que unem marketing e tecnologia em seus escopos também são chamadas de Martechs. Cada vez mais, novos softwares e programas são utilizados no marketing para tarefas como:

O conceito de Martech quase não é percebido, pois muitas empresas já englobam as novas tecnologias naturalmente em seus processos. Porém, é sempre importante ficar atento a quais recursos são realmente uteis para a sua empresa, e manter o foco de investimentos naqueles que de fato fazem sentido para o seu negócio.

Neuromarketing

A tendência de Neuromarketing é uma das que mais vem revolucionando essa área. O termo foi criado para juntar a área da neurologia aos conceitos de marketing. Isso porque todas as decisões de compra do cliente estão sempre baseadas em processos neurológicos: perceber uma necessidade, ver um anúncio, se interessar, pesquisar, decidir pela compra.

O Neuromarketing busca estudar as formas como a mente do consumidor se comporta diante das ações de marketing, e busca usar essas informações para criar estratégias que realmente estejam alinhadas com o que os consumidores pensam.

Essas técnicas podem envolver gatilhos mentais, uso de determinadas cores para transmitir sensações, textos mais amigáveis, entre muitas outras.

O Neuromarketing tem tudo a ver com a experiência do consumidor, por isso é importante que ao usar essa estratégia, o marketing esteja bem alinhado com a área de customer experience e também de vendas da sua empresa.

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