Alguns mitos do marketing digital podem atrapalhar o desempenho da sua empresa, sabia disso? É que, quem trabalha com marketing digital, frequentemente busca por boas práticas e no meio do caminho costuma encontrar “verdades” que são ditas por diversas fontes. Isso significa que nem sempre essas informações são de fato verdadeiras. Ou seja, muitos arriscam dizer que uma estratégia funciona ou não, às vezes sem levar em conta o seu contexto de aplicação.

É preciso tomar cuidado com esse tipo de atitude, pois ela reforça crenças limitantes, gerando receio e insegurança para os empreendedores que estão ingressando na jornada do marketing digital.

Desmistificando o marketing digital, não há nenhum segredo que seja responsável por trazer bons resultados. Afinal, ele tem a mesma essência do tradicional, porém, adaptado às novas plataformas.

Contudo, sabemos que para alguns não é tão simples assim. Por isso, vamos falar dos principais mitos do marketing digital, de como eles contribuem para gerar crenças limitantes. Além disso, vamos abordar os impactos dessas crenças nos seus resultados. Acompanhe.

Crenças limitantes

Mitos No Marketing Digital

Com certeza você já deve ter ouvido falar em crenças limitantes. Elas são conceitos que acabam se enraizando em nossa mente e por consequência, limitam os nossos resultados em diversas áreas da nossa vida. Trata-se de ideias que vimos ou ouvimos sobre algo e que se tornaram uma verdade absoluta para nós.

E no marketing não é diferente. Sãos os mitos do marketing digital que acabam criando as crenças limitantes.
Conheça os principais deles.

Conheça os 6 maiores mitos do marketing digital

Mito #1 – Estar presente nas principais redes sociais é suficiente.

Um dos primeiros mitos do Marketing digital está relacionado à presença na internet. Muitos pensam que ter presença em redes sociais e fazer posts esporádicos significa fazer marketing digital. Mas isso não é verdade.
Saiba que, antes de qualquer coisa, é preciso elaborar um planejamento estratégico, pois ele vai nortear as suas ações. Com ele fica mais fácil definir as personas, público-alvo, bem como estabelecer objetivos e metas.

Se você ainda não aparece no ambiente online, recomendamos a leitura do artigo Presença Digital: saiba como começas a construir.

Mito #2 – Pequenos negócios não devem investir em Marketing digital

Toda empresa pode trabalhar estratégias de marketing digital, independente do porte. Até porque exige pouco ou nenhum investimento inicialmente. O marketing de conteúdo, por exemplo, é um grande exemplo disso. É possível criar e oferecer conteúdos que ajudam a aumentar a credibilidade da sua marca sem despender nenhum valor em dinheiro.
E a propósito, caso a sua pequena empresa tenha um público bastante específico, você poderá gerar autoridade na sua área desde que entregue o conteúdo certo.

Mito #3 – As campanhas são extremamente caras

O custo das campanhas talvez seja um dos maiores mitos do marketing digital. Isso porque o valor investido em ações digitais é muito menor se comparado aos gastos feitos em mídias tradicionais como anúncios na TV, no rádio ou em outdoors.
É importante destacar que o custo também é proporcional à complexidade da estratégia adotada. Assim, há algumas plataformas que você pode utilizar gratuitamente, como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, etc. Mas não se esqueça de que mesmo nas redes sociais há ações que são pagas.

Mito #4 – Conteúdo bom se vende sozinho

Entre os mitos do marketing digital, há outro que precisa ser desfeito. O de que conteúdo de qualidade não precisa de divulgação. Afinal de contas, de nada adianta criar um bom material se ele não chegará até a sua audiência, não é mesmo?
Portanto, depois de publicar um texto ou e-book, você deve compartilhar os links de acesso nas redes sociais da empresa, no e-mail marketing ou grupos de discussões. Você ainda deve interagir com os leitores, respondendo aos comentários deles.

Mito #5 – Se funcionou com aquela empresa vai funcionar com a minha

Essa é uma crença limitante perigosa. Cada negócio é único e possui características únicas. Desse modo, não é porque uma determinada estratégia deu certo para um, que dará para outro. É preciso analisar cada modelo de negócio conforme seus objetivos. Então, é bom tomar cuidado para não investir o seu dinheiro da forma errada.

Mito #6 – Marketing digital não passa de uma moda

Não se trata apenas de um modismo. O marketing digital vai perdurar, já que as pessoas estão cada vez mais conectadas e propensas a consumirem online.
Outro motivo que ajuda a derrubar essa crença é a facilidade de mensuração do marketing digital, que possibilita a criação de ações mais eficientes, além de uma maior interação com as pessoas.

Saiba como mensurar os resultados digitais da sua ação de marketing.

Resumindo, o marketing digital veio para ficar e te ajudar a entregar a mensagem certa, no momento certo, para a pessoa certa. Tudo isso se traduz em economia tempo e dinheiro, o que é ainda melhor.
Pronto! Acabamos de romper com vários mitos do marketing digital para que você tenha mais segurança ao começar suas estratégias online. Reforçamos que tudo deve começar com um planejamento. Então, não perca mais tempo.

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