Ter presença digital é essencial para qualquer negócio. Afinal, você já deve ter percebido que as pessoas estão cada vez mais conectadas. A internet não mudou apenas a maneira com a qual elas se comunicam. Ela também trouxe novos hábitos de consumo para a maioria delas. Como prova disso, frequentemente ouvimos alguém dizer:

“Se uma empresa não está na internet, ela não existe”.

Com certeza, se o seu negócio não está no ambiente digital, além dele não existir, você ainda está deixando de ganhar dinheiro. Quer saber o porquê?

Então continue lendo este artigo para descobrir como vender mais, construindo sua presença digital da forma certa.

O que é presença digital e por que ela é importante

Muitos pensam que fazer a divulgação online de uma empresa se resume a ter um site, criar uma página nas mídias sociais e investir em posts patrocinados. Mas, o que nem todo mundo sabe, é que a presença digital vai, além disso.

Presença digital é a forma como a sua marca utiliza os meios digitais para se mostrar relevante e confiável diante de seus consumidores. Ela também diz respeito ao posicionamento da marca na web. Mas como saber se posicionar adequadamente?

Para isso, é preciso ter em mente que o primeiro passo é conhecer o seu público-alvo e criar as suas personas. Quando essas informações estão claras, fica muito mais fácil fazer um planejamento e saber quais ferramentas utilizar na sua estratégia de marketing digital.

Construindo a presença digital da sua empresa

Inserir uma marca na rede não é tão simples, muito pelo contrário. Para gerar resultados positivos, o esforço deve ser contínuo. Para facilitar o entendimento sobre a construção da presença digital, vamos detalhar os aspectos mais importantes desse processo. Assim, você vai perceber como é importante trabalhar a percepção que o público tem da sua empresa.

1. Posicionamento/branding

Em síntese, o posicionamento da marca é o lugar que a empresa ocupa na mente de seus consumidores. Quando uma marca é bem posicionada, as suas principais vantagens são facilmente lembradas pelas pessoas.

2. Conteúdo

Antes de comprar um determinado produto, é comum que as pessoas busquem informações sobre ele na internet. E como falamos anteriormente, relevância e confiabilidade são os atributos levados em conta pelos consumidores no momento da decisão de compra. Uma presença digital eficiente requer um conteúdo de qualidade, pois, o seu conteúdo te ajudará a propagar a autoridade e credibilidade da sua marca.

Não se esqueça de que o conteúdo publicado deve conversar com a sua persona e ser direcionado de acordo com um dos momentos da jornada de compras. Além de melhorar o seu posicionamento digital, o conteúdo bem elaborado também te ajuda a ser encontrado pelos mecanismos de busca. Mas para isso são necessárias de boas práticas de SEO.

3. Relacionamento

Aproximar-se do seu público também é uma ótima maneira de aumentar a presença digital do seu negócio e conseguir engajamento. Construa um relacionamento genuíno com a sua persona. Assim, você terá mais informações sobre ela e poderá personalizar as estratégias e impactá-la positivamente.

4. Monitoramento de resultados

Conforme já falamos aqui no blog, as ferramentas digitais possibilitam a mensuração dos resultados com precisão e rapidez. Desse modo, há como reajustar as estratégias e garantir uma presença digital mais sólida.

Ferramentas para divulgar a sua marca

São várias as ferramentas que você pode utilizar para construir a presença digital da sua empresa, tornando-se relevante para a sua audiência.

As principais são:

  • Site
  • Blog
  • Google Meu Negócio
  • Mídias Sociais
  • E-mail Marketing
  • Campanhas Digitais

Site

Antes de qualquer coisa, você deve investir em um site para divulgar os produtos e serviços ofertados pela sua empresa. E não é só para isso que ele serve. O site traz informações acerca da empresa, de seus clientes e trabalhos executados. Ou seja, ele funciona também como um catálogo.

O site precisa ser responsivo, ter fácil navegação e ser otimizado para SEO.

Blog

O blog é uma ferramenta que ajuda a aproximar clientes e potenciais clientes. Afinal, com ele é possível criar conteúdos para todas as etapas da jornada de compra. Esses conteúdos precisam ser relevantes para aparecerem nos buscadores como Google. Essa é uma tática que amplia a presença digital e gera autoridade dentro do seu segmento, por isso é interessante investir em um curso de marketing digital para implementar as estratégias certas, tanto para o blog, quanto para todas as demais frentes de marketing digital do seu negócio.

Google Meu Negócio

Quem nunca buscou por uma solução no Google?

As pessoas fazem isso o tempo todo. É por isso que você precisa se registrar no Google Meu Negócio, para que seu endereço seja encontrado nessas buscas. Procure fazer o cadastro e use-lo atualizado. Coloque o endereço certo, fotos e horário de funcionamento.

Google Maps

O Google Maps não é apenas uma ferramenta de busca por endereço. Ela também é útil na pesquisa de um produto e serviço que esteja próximo ao local onde o usuário está.

Assim, com uma visibilidade garantida pelo Google Maps, o seu negócio pode se tornar mais conhecido.

Mídias Sociais

Use como mídia social um favor. Para isso, é preciso usar a forma correta. Lembre-se de que uma conta corporativa é diferente de uma conta pessoal e exige um planejamento que envolva o conteúdo, recursos gráficos, linguagem.

Marketing de email

O e-mail é uma ferramenta muito eficaz, mas deve ser usado com planejamento.

Faça campanhas oferecendo e-books ou infográficos em troca de e-mail do usuário. A partir dessa permissão concedida, é possível iniciar uma comunicação para nutrir o seu lead.

Campanhas Digitais

As campanhas selecionam uma segmentação pública que você deseja atingir. Assim, sua empresa é capaz de direcionar a comunicação para pessoas certas.

Com tantas opções, você deve perguntar: Quais devem usar na construção da presença digital da minha empresa?

Isso depende do seu tipo de negócio e público. Teste como ferramentas para saber o que trará mais retorno para sua empresa. Você não precisa estar presente em todos os ambientes online. Descubra qual deles faz mais sentido para você e procure estar onde o seu potencial cliente está.

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