A AIDA é uma metodologia que pode ser decisiva para o sucesso das suas estratégias de marketing digital. Você já ouviu falar dela?
Se ainda não a conhece, chegou a hora de saber tudo sobre esse modelo que torna mais simples as etapas do comportamento do consumidor. Ou seja, ajuda a entender o caminho percorrido pelo lead na sua jornada até a tomada de decisão. Confira e aprenda a usá-la no marketing digital da sua empresa.

O que é AIDA?

Método AidaO AIDA é um modelo criado pelo empresário Elias St. Elmo Lewis, em 1898. O método diz que, para conduzir o consumidor até a compra é preciso atrair sua atenção, manter o interesse e criar o desejo. Tudo isso é indispensável para desencadear a ação de comprar.

 

A = Atenção
I = Interesse
D = Desejo
A = Ação

Com a AIDA é possível trabalhar as estratégias de marketing digital de acordo com cada uma dessas etapas. Veja a seguir todos os estágios detalhadamente.

As quatro fases da AIDA

Atenção

Chamar a atenção dos leads é muito importante. Mas como fazer isso?
Você pode criar um anúncio em um local estratégico. Além disso, vale pensar num design atrativo. Outra tática considerada infalível é apresentar um problema que pode ser resolvido pelos seus produtos e serviços. Nesta primeira fase da AIDA é crucial fisgar a atenção do potencial cliente para que ele tenha conhecimento da sua marca e entenda qual a importância dela na vida dele.

Interesse

Essa é a hora de estimular o lead para que ele procure mais informações sobre você. Para isso, use argumentos de persuasão e mostre como o problema em questão impacta a vida dele negativamente. No entanto, devemos alertá-lo de que este pode ser o estágio mais difícil da AIDA, pois, a marca precisa apontar fatores realmente convincentes.
Uma boa dica é trabalhar com informações que sejam interessantes, claras e de fácil compreensão. Desse modo, o seu público continuará interessado na sua marca e você chegará à próxima etapa da metodologia AIDA.

Entenda qual é O tempo de resposta ao cliente e o segredo para vender mais online.

Desejo

Aqui você deve apresentar as características que destacam os seus produtos e serviços e os tornam melhores em relação à concorrência, ou seja, as qualidades. De acordo com a AIDA, Isso significa expor os seus benefícios e assim, criar o desejo no potencial cliente. Para atingir esse objetivo, vale apostar em mostrar cases de sucesso, avaliações de clientes e outros meios que possam gerar confiança. Caso você tenha gerado valor suficiente para o lead, ele estará pronto para tomar uma ação.

Ação

Se o seu potencial cliente chegou nesta etapa, significa que você obteve êxito. Sim, a sua estratégia deu certo. Só que o seu trabalho continua. Afinal, ainda é preciso concluir a venda. E para dar um empurrãozinho no processo de conversão, utilize as Calls-to-Actions ou CTAS, como são conhecidos. Os CTAS são chamadas que levam o visitante de uma página executar uma determinada ação. Eles podem ser textuais ou visuais e ajudam um lead que está indeciso.
Além disso, você pode também utilizar gatilhos com senso de urgência, como por exemplo, “apenas hoje”, “só até amanhã”, “oferta única”, etc. Desta maneira ficará claro para o lead qual é a ação que ele deve realizar.

Como utilizar a metodologia AIDA no marketing digital da sua empresa.

E então, agora que você já entendeu como funcionam todos os estágios da AIDA, você já pode aplicá-la nas suas estratégias digitais. Afinal de contas, isso pode ser feito de diversas formas.

A AIDA pode ser empregada no Marketing de Conteúdo e usada em ações de remarketing, anúncios em vídeo, campanhas de e-mail marketing, redes sociais e em blogs, por exemplo.
E quando falamos de Marketing de Conteúdo, a AIDA é importante tanto na produção de conteúdo para o blog quanto na parte técnica do site que complementa esse conteúdo. Não se esqueça disso!

Observe no exemplo abaixo, como você pode aplicar todos os pontos da AIDA em apenas uma mensagem.

“Como economizar mais de R$10 mil por ano! (Atenção). O Guia de Marketing Pesquisa Paga x Orgânica da AB Agência Digital é a ferramenta que vai te orientar na escolha da melhor estratégia de marketing para a sua empresa. (Interesse), e te ajudar a alcançar seus objetivos. (Desejo). Quer ter acesso ao Guia? Clique aqui para baixar! (Ação)”.

Esperamos que você tenha entendido sobre o modelo AIDA e como ele pode ser útil para o seu negócio, aumentando a sua taxa de conversão. A AIDA é uma excelente tática para o seu planejamento de conteúdo. Portanto, foque em colocar muitas informações relevantes no conteúdo.

E como você viu neste artigo, a AINDA possibilita compreender quais são os pensamentos, desejos e necessidades do seu público. Logo, se for aplicada com a ajuda de uma empresa especializada em marketing de conteúdo, os resultados serão mais assertivos.

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