Hoje vamos falar sobre o marketing de resultados e como ele ajuda as empresas a atingirem suas metas.
Mensuração de dados x ações intuitivas: qual delas é mais efetiva? A resposta é a opção que te permite medir os resultados.
Se ainda não sabe identificar qual tipo de estratégia é a ideal para a sua empresa, confira o artigo e descubra o que há por trás de cada uma.

 

Marketing de resultados: por que medir as ações traçadas

 

Muitos gestores de marketing conhecem a importância das estratégias de marketing digital, mas nem sempre conseguem executá-las devido à limitação na verba. Essa é uma realidade comum a diversas empresas, de diferentes tamanhos. Por isso, é fundamental medir o retorno sobre o investimento (ROI), taxa que indica quanto dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo com cada investimento feito.

Desse modo, o marketing de resultados é importante para as organizações porque é um conjunto de soluções que visam reduzir ao máximo, o risco de não se atingir o resultado esperado. Mais que isso, com ele torna-se possível saber quais são as ações que trazem os melhores resultados.

 

Deixar de lado a mensuração de dados pode trazer vários problemas para um time de marketing. Veja quais são:

• Dificuldade para detectar o canal de conversão que tem o melhor desempenho para vendas;

• Dúvida sobre qual etapa do funil precisa de ajustes e melhorias;

• Não conseguir identificar se uma ação específica gerou retorno ou não.

 

Percebe a importância de se medir as ações que foram planejadas dentro do marketing digital? Essa é uma etapa que vai guiar suas táticas e definir se o caminho seguido é o certo ou não.

No entanto, há empresas que ainda ignoram o poder da mensuração de resultados, colocando em prática ações baseadas em achismos. Nem precisamos dizer que isso é muito arriscado né. Vejamos mais sobre isso a seguir.

 

Ações além do “feeling”

 

É comum vermos profissionais de marketing fazendo planejamentos baseando seus resultados em intuição ou na própria opinião e isso é uma atitude muito perigosa. Quando você se baseia em intuição, a tendência é que você seja parcial na hora de escolher qual direção tomar.

Deixar de trabalhar com o marketing de resultados e de avaliar os dados obtidos em suas estratégias, também pode resultar em frustração, além de perda de tempo e de dinheiro. Afinal de contas, quem não mede os resultados obtidos com as ferramentas que estão sendo utilizadas, não é capaz de tomar decisões mais assertivas e não sabe sequer, se está empregando esforços e dinheiro da maneira correta.

 

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Tempo é dinheiro? Por quê?

 

Embora seja lugar-comum, esta é uma expressão muito verdadeira para empreendedores e gestores de marketing.   O marketing de resultados está diretamente ligado à economia de tempo e de dinheiro, já que proporciona ações direcionadas, de acordo com as informações extraídas nas campanhas.

Pode ser que você esteja se perguntando agora: na prática, o que exatamente devo medir?

 

Indicadores do marketing de resultado

 

Em uma campanha de marketing, os indicadores-chave de desempenho ou KPIs, são as métricas que irão mostrar se uma estratégia está alçando a sua meta ou não.

No entanto, os indicadores a serem medidos, vão variar conforme a ação, o canal, o objetivo, dentre outros fatores. Para que você não fique tão perdido em relação a esse monitoramento, listamos os principais indicadores usados nas empresas.

 

1. ROI
Como falamos no início deste texto, o ROI mostra se o valor investido em uma ação trouxe retorno satisfatório para a empresa. Para calculá-lo, basta subtrair as despesas totais do faturamento e, depois, dividir o resultado pelo valor dessas mesmas despesas totais.

 

2. Custo por lead
Esta é uma taxa que visa melhorar a eficiência das campanhas focadas em gerar leads. O custo por lead muito elevado costuma indicar que o público não está apresentando um engajamento aceitável.

 

3. Ticket médio
É um indicador referente à média do valor que os seus clientes gastam por compra. Para obter o ticket médio, divide-se toda a receita adquirida em vendas durante um intervalo de tempo pelo número de pedidos realizados nesse período.

 

4. Taxa de conversão
É o percentual de visitantes do seu site que realizaram uma ação desejada, como por exemplo, preencher um formulário ou clicar em um botão de compra.
Ela é crucial para descobrir se suas campanhas estão atraindo uma audiência qualificada. Ou seja, que pode efetivamente vir a comprar da sua empresa.

 

Por meio desses números e índices que fazem parte do marketing de resultados, é possível identificar falhas durante a execução e corrigi-las ainda em tempo hábil. Assim, as chances de performar resultados melhores aumentam.

 

Agência de Marketing de Resultados

 

Uma agência que trabalha com marketing de resultados possui profissionais engajados com métodos assertivos para garantir que a sua empresa tenha os melhores resultados sem gastar dinheiro desnecessariamente.

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