Já não é mais novidade para ninguém que o marketing digital é indispensável nas empresas. Mas você sabe como realmente elaborar e colocar em prática um plano de marketing digital eficiente? Se você está começando a estruturar o marketing digital da sua empresa, ou quer melhorar essa área, não deixe de seguir essas dicas!

O que significa ter um plano de marketing digital eficiente?

O marketing digital cresceu de forma muito rápida nos últimos anos e, por isso, algumas empresas não conseguiram se adaptar a todas as mudanças e novas tendências que surgem de forma tão frequente.

A grande maioria das organizações tem áreas de marketing hoje em dia, mas muitas vezes esses departamentos não têm estratégias realmente eficazes e que se transformam em resultados reais.

Dessa forma, ter um plano de marketing digital eficiente não significa apenas seguir tendências da área, mas sim pensar no que é o melhor para o seu negócio.

Cada segmento deve trabalhar o marketing digital de uma forma diferente. Uma loja que vende roupas online com certeza vai ter uma estratégia muito diferente de uma empresa que intermedia a venda ou a locação de imóveis, por exemplo.

Ambas podem, e devem, ter um plano de marketing digital. Porém, o que vai fazer com que ele seja realmente eficiente é criar esse plano focando nas necessidades específicas do seu público.

Como ter um plano de marketing digital que realmente traga resultados? 

Ter bons resultados no marketing digital depende muito de um bom planejamento. Por isso, é muito importante construir o seu plano de marketing para que seja capaz de acompanhar seu progresso rumo aos objetivos do negócio.

1.Avalie seus recursos 

Antes de começar a pensar em qualquer ação de marketing, comece fazendo um levantamento dos seus recursos para essa área. Todo o plano de marketing precisa ser desenvolvido com base na sua verba e na capacidade de trabalho do seu time.

Se você tem um time pequeno e recursos financeiros limitados, procure montar seu plano com metas atingíveis e realistas, que se encaixem dentro do orçamento e da capacidade produtiva desse time. Um plano de sucesso precisa ser um plano realista e aplicável!

2.Conheça seu público 

Pode parecer até óbvio, mas muitas vezes as empresas se distanciam do perfil do consumidor no dia a dia e isso pode ser um grande problema para um plano de marketing digital eficiente. Se sua empresa tem personas definidas, busque se ater ao máximo a elas para criar seu plano.

Se sua empresa não tem personas, ou sente que público já se transformou muito desde que elas foram pensadas, volte um passo e faça pesquisas para entender melhor quem é o seu cliente.

3.Tenha objetivos bem definidos 

Um plano de marketing é como uma rota de viagem. Você tem um ponto de partida e quer chegar a um local específico. Ter objetivos bem desenhados no marketing faz toda a diferença na hora de trabalhar. Seu objetivo pode ser fazer o volume de vendas crescer, ou aumentar o ticket médio do seu cliente, ou até mesmo melhorar a reputação da sua empresa no mercado.

Fazer marketing sem metas bem definidas vai fazer você perder muito tempo e dinheiro investindo em ações que não vão ser úteis para a empresa. Portanto, antes de pensar no seu plano, converse com a área de vendas da sua empresa e procure entender quais são os objetivos do negócio. Dessa maneira, você vai conseguir conduzir seus esforços de marketing totalmente direcionados para essas necessidades, sem desperdiçar recursos.

4.Cuidado ao embarcar em tendências 

O marketing digital tem novidades o tempo todo. Novas redes sociais, softwares diferentes e uma série de estratégias que surgem de forma muito rápida. É claro que modernizar a sua área de marketing é sempre algo positivo, porém tome cuidado para não perder tempo e nem gastar seu orçamento em tendências que não fazem sentido para o seu negócio.

Sempre se pergunte antes de investir em uma novidade: “Eu tenho dados ou mesmo hipóteses seguras de que esse investimento pode ser vantajoso para o meu negócio?”. Fazer testes e aplicar inovações no marketing da sua empresa sempre são atitudes positivas e que podem trazer ótimos resultados, mas essas decisões devem ser baseadas em dados e pesquisa.

Se você está embarcando em uma tendência sem antes estudar o propósito específico para isso ou apenas porque outras empresas também estão fazendo aquilo, talvez seja hora de repensar se faz sentido mesmo seguir esse plano.

5.Não fuja dos dados 

Toda ação no marketing precisa ser mensurável. As métricas são o indicador mais importante para saber se uma área de marketing está tendo sucesso ou não. Por isso, busque pensar em ações para o seu plano que possam ser medidas em dados. E não esqueça: tenha muito cuidado para não ficar preso apenas à métricas de vaidades das redes sociais, como likes e seguidores.

As métricas aqui precisam refletir se o seu plano de marketing está trazendo novas clientes para o seu negócio, por isso busque fazer análises constantes dos resultados do seu plano.

6.Busque ajuda para o seu plano de marketing 

A melhor forma de ter um plano de marketing eficiente é contar com uma equipe especializada. Uma consultoria de marketing digital, por exemplo, pode te ajudar a definir estratégias e elaborar com você um plano personalizado de marketing digital para o seu negócio.

Contar com a ajuda de especialistas em marketing é um investimento que vai tornar o marketing da sua empresa muito mais otimizado, com objetivos claros e bem definidos.

A AB Agência Digital oferece serviços completos de consultoria de marketing para ajudar o seu negócio a construir um plano de marketing digital ágil e eficiente! Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que temos a oferecer para você!