Se você tem dificuldades em fazer a área de marketing da sua empresa ter bons resultados, está na hora de começar a pensar em contratar um serviço especializado para te ajudar, como uma consultoria ou gestão de marketing.

Essas duas opções são muito procuradas por gestores que estão buscando crescimento para suas empresas. Mas quais são as diferenças entre a consultoria e a gestão de marketing?

Para te ajudar a escolher o serviço ideal para você, trouxemos algumas características desses modelos de trabalho e como eles podem ajudar o seu departamento de marketing a atingir níveis incríveis de desempenho!

 Por que contratar um serviço para apoiar o marketing da minha empresa? 

Quem já tem um time de marketing interno pode até se perguntar: “por que contratar uma empresa só para essa área?”. No entanto, é importante entender que o marketing é um universo muito amplo e cheio de possibilidades e que muda constantemente.

Por essa razão, muitas vezes mesmo uma equipe interna não consegue ter conhecimentos de mercado e de técnicas de marketing digital necessário e atualizados para atender a todo o potencial de crescimento da sua empresa.

Isso porque o marketing, especialmente na área digital, é um campo que está sempre em expansão, com novas tendências, softwares, estratégias e mesmo um time dedicado ao seu negócio pode ter dificuldades em acompanhar todos esses conceitos.

A falta de uma gestão adequada é um dos grandes motivos de desempenhos ruins no marketing. Dessa forma, uma consultoria ou um serviço de gestão de marketing pode ser o elemento que falta para impulsionar o seu negócio de forma muito mais eficiente.

Porém, lembre-se que um serviço externo de marketing não precisa substituir completamente a sua equipe caso você já tenha uma: é um complemento estratégico ao seu time atual, uma forma de potencializar o crescimento da sua empresa.

Consultoria ou gestão de marketing: afinal, qual escolher?

Agora que você já conhece a importância de ter o apoio de uma empresa de serviços de marketing digital, vamos mostrar as diferenças entre dois dos principais modelos de atuação do suporte ao marketing: a consultoria e a gestão de marketing.

Consultoria de marketing

A consultoria de marketing é um serviço onde uma empresa especializada em marketing digital vai trabalhar como guia da sua equipe de marketing por um tempo determinado.

Em geral, a consultoria é utilizada quando a empresa precisa de ajuda em tópicos específicos do plano de marketing, em áreas como, por exemplo, SEO, Business Intelligence, Inbound e Outbound Marketing.

A consultoria de marketing vai oferecer insights usando dados de mercado para que a sua empresa cresça, usando as ferramentas mais adequadas ao seu público e ao seu segmento de atuação. Isso tudo de forma pontual, voltada para metas específicas do cliente.

Esse serviço é bastante útil para negócios que já possuem um time de marketing mais consolidado e identificam pontos individuais de melhoria. Com a consultoria, as empresas podem desenvolver esses pontos a curto ou médio prazo para atingir os resultados esperados.

No entanto, uma consultoria de marketing não vai fazer a gestão completa das tarefas operacionais para o marketing do seu negócio, nem cuidar de processos de rotina de marketing e comunicação com consumidores. É aqui que entra então, a gestão de marketing.

Gestão de marketing

A gestão de marketing é um serviço mais aprofundado. Ao contratar uma empresa para fazer a gestão de marketing do seu negócio, você pode adquirir pacotes de serviços, como por exemplo:

  • Criação de landing pages e sites; 
  • Gestão de campanhas de anúncios no Google e nas redes sociais, produção de conteúdo; 
  • Criação de materiais ricos e conteúdo para blogs;  
  • Gestão de plataformas de automação de marketing.  

Esses são apenas alguns dos muitos benefícios que podem ser oferecidos dentro da gestão de marketing. Afinal, este serviço é o gerenciamento do marketing da sua empresa de forma completa, feito a médio ou longo prazo.

Esse modelo de trabalho pode ser muito vantajoso para quem tem um time pequeno de marketing interno ou ainda não possuí a própria equipe nesta área. Dessa maneira, contratar um serviço de gestão de marketing é uma forma eficiente e objetiva de ter o controle das ações e estratégias para o marketing da sua empresa.

Ainda está em dúvida, sobre qual o melhor serviço para você? Então confira abaixo mais algumas diferenças e vantagens entre a consultoria e a gestão de marketing!

Agora que você sabe o que a consultoria e gestão de marketing podem fazer pelo seu negócio, queremos te convidar a conhecer os novos serviços de consultoria de marketing e gestão de marketing da AB Agência Digital! Clique aqui e confira nosso portfólio completo de serviços especializados para a sua empresa!