É o sonho de qualquer área de vendas que todos os leads que entram se convertam em compras finalizadas. No entanto, é bastante comum que muitas empresas captem leads que acabam não evoluindo no funil de vendas e não fazem a conversão ao final.

Porém, o marketing é uma área fundamental para quem quer fazer com que cada vez mais leads virem vendas. Veja a seguir como aumentar a sua taxa de conversão!

A importância do lead qualificado 

Um dos fatores mais importantes para ter uma boa taxa de conversão é ter leads qualificados. Um número alto de leads não significa um número alto de vendas, se esses leads forem pessoas que não tem sinergia com o seu negócio ou não precisam do seu produto.

O lead qualificado é aquele que:

  • Está dentro do seu perfil de persona que você já construiu com o seu time de marketing;
  • Possui dores e problemas cujas soluções são o seu produto ou serviço;
  • Pode ainda não conhecer a sua empresa e o seu produto, mas tem o perfil de compra dos seus clientes

Dessa forma, conseguir leads qualificados só traz vantagens para sua empresa. Com um lead que tem conexão com o seu negócio, as chances de ele se tornar um potencial comprador são muito maiores. Afinal, ele está buscando ou necessita daquilo que você está vendendo.

Como o marketing pode fazer sua taxa de conversão aumentar? 

O papel do marketing é justamente ajudar a sua empresa a conseguir leads mais qualificados. Com gestão de marketing e vendas e estratégias corretas para o seu negócio, os leads ideais vão surgir de forma muito mais fácil e natural.

O marketing digital possui diversas ações para atrair leads mais qualificados. Além disso, também é papel do marketing trabalhar para que as pessoas que chegam até o seu negócio sejam guiadas até o seu time de vendas, com o uso, por exemplo, de ferramentas de CRM.

Inboud marketing

O Inbound Marketing é um conceito que já vem sendo utilizado a muitos anos pela maioria das empresas e agências de marketing para ajudar os clientes na prospecção de clientes. Esse pilar do marketing nada mais é do que a atração de clientes para sua empresa, usando conteúdos, materiais e estratégias que façam com que os clientes se sintam atraídos para sua empresa e entrem para sua base de leads de forma espontânea.

Dentro das estratégias de inbound marketing estão:

  • Criação de conteúdos de topo ou meio de funil para redes sociais, blogs, vídeos e webinars da sua empresa;
  • Elaboração de e-books, newsletters e materiais ricos de meio e fundo de funil para leads que já se cadastraram na sua base de dados;
  • E-mails marketing direcionados para cada estágio do lead dentro das plataformas de CRM;

O Inbound Marketing faz com que o cliente sinta que está ganhando vantagens antes da compra. Dessa forma, consumir o conteúdo da sua empresa de forma gratuita antes de ter fechado qualquer negócio dá ao cliente a sensação de que ele está tendo benefícios, e de que a sua empresa realmente tem a atenção voltada para ele.

O conceito de Inbound Marketing também visa educar o cliente sobre os produtos ou serviços da empresa. Assim, esse lead vai começar a aprender mais sobre você e o que você oferece, e vai poder tomar decisões de compra de forma mais objetiva e direcionada às necessidades dele.

Marketing preditivo

O marketing preditivo é um conceito que utiliza dados para prever o comportamento dos clientes. Esses dados podem vir de sistemas de inteligência artificial, machine learning ou algoritmos. Empresas que usam insights de marketing preditivo podem identificar leads mais qualificados com mais precisão e economizando tempo.

Dessa forma, ao utilizar essas bases de dados, as áreas de marketing conseguem estruturar mapas de comportamento e identificar leads que sejam realmente estratégicos para a empresa.

No entanto, é importante ter em mente que os dados coletados precisam passar por uma análise profunda antes de serem aplicados.

Uma das bases do marketing preditivo é escolha, dentre um grande volume de dados, das informações que realmente fazem sentido para o negócio.

Por isso, lembre-se de utilizar estratégias pra identificar aqueles dados que realmente fazem sentido para a empresa.

Por que minha taxa de conversão não aumenta?

Se você não consegue aumentar sua taxa de conversão, com certeza já deve ter se perguntado por que isso acontece. Existem muitos motivos para ter taxas de conversão baixas, como por exemplo:

Leads sem qualificação: as pessoas que chegam até você não têm sinergia com o seu produto ou serviço;

Seu site está com problemas de acesso ou não é responsivo;

O cliente não está entendendo o que você comunica nos seus materiais;

Os benefícios do seu produto ou do seu conteúdo não estão bem destacados;

Você não usa CTAs atrativos ou não investe boas práticas de SEO no seu site.

Todos esses problemas precisam ser identificados pelo time de marketing, que deve garantir que falhas como essa não aconteçam e sejam corrigidas. Conforme a estratégia de atração e conversão de leads é construída, é importante que o time de marketing reveja cada etapa e busque corrigir esses pontos pensando na experiência do usuário com a sua empresa.

 Time de marketing e time de vendas: o alinhamento que não pode faltar 

O marketing tem um grande papel para conquistar leads qualificados e fazer com que eles passem por todas as etapas do funil de vendas, até chegar na área de vendas de fato. No entanto, sem um alinhamento entre a área de marketing e a área de vendas, esse lead pode ser perdido.

Por isso, é importante que cada empresa busque alinhar os dois times da melhor maneira possível, apesar dos desafios que isso implica. Esse conceito de conexão entre o marketing e vendas passou a ser conhecido há alguns anos como Smarketing.

Dessa forma, o time de vendas pode trabalhar com qualidade cada lead enviado pelo marketing, estando em acordo na forma de comunicar e de vender para esses clientes.

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