Antes de qualquer coisa, uma agência de SEO tem competência para colocar o seu site nas primeiras posições dos mecanismos de busca. Em outras palavras, ela consegue aumentar o número de visitas do site e convertê-las em clientes. Esse é o objetivo de qualquer empresa que divulga o seu negócio na internet. Contudo, há algumas técnicas que você precisa usar para obter êxito.

E quando falamos em técnicas, trata-se de práticas específicas e que precisam ser feitas de maneira precisa. É aqui que entra o serviço especializado de uma agência de SEO. Neste artigo vamos falar da importância de contratar uma agência para te ajudar a ter sucesso com o seu negócio na internet. Acompanhe!

 

O que é SEO ?

Antes de falarmos sobre os benefícios da agência de SEO, vamos explicar o que é SEO, caso você nunca tenha ouvido falar a respeito. Lembra das técnicas que mencionamos acima? Pois é, SEO é um conjunto dessas técnicas, que são utilizadas para que o usuário do Google ou de outros buscadores chegue até o seu site de forma orgânica. Ou seja, sem que você gaste nada com mídia paga.

As principais técnicas são:

  • criação de conteúdo;  
  • link building 
  • SEO Tech;  
  • experiência do usuário. 

Bem, agora que você já entendeu o conceito de SEO, vejamos por que é importante fazer SEO na sua empresa.

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Por que fazer SEO na sua empresa?

Primeiramente, precisamos dizer que de nada adianta ter um site se ninguém o encontra e visita. Afinal, você precisa vender seus produtos e serviços. Portanto, contratando ou não uma agência de SEO, fazer otimizações é fundamental para ocupar a 1ª página do Google.

Além desse, há outros 2 bons motivos para você fazer SEO na sua empresa. Conheça quais são:

 

Ser referência para o usuário  

Quanto mais você aparece no Google durante uma pesquisa, mais autoridade você terá no seu segmento. As pessoas buscam por dicas e soluções de problemas o tempo todo. Se as buscas que elas fizerem forem condizentes com os seus produtos e serviços, certamente a sua marca será referência de mercado para elas.

Investir no seu patrimônio 

Uma agência de SEO também te ajuda a cuidar do seu maior ativo na internet: o seu site. Ele vai te acompanhar enquanto a sua empresa existir. Além disso, é por meio dele que as pessoas saberão sobre o seu negócio, as vantagens dele, etc.

É por isso que fazer SEO para o seu site é o mesmo que investir no seu patrimônio. Ou seja, naquilo que é realmente seu. Falaremos mais sobre a importância do SEO para o seu site no próximo tópico.

 

Porque o SEO é tão importante para o site? 

Bom, até aqui falamos bastante sobre a relação entre as estratégias de SEO ranqueamento no Google. Falamos também que trabalhar o SEO do seu site gera mais tráfego.  Agora vale dizer que boas práticas de SEO te ajudam a atrair visitantes realmente interessados na sua empresa e nas soluções que ela oferece.  Desse modo, gerar tráfego não é suficiente. É preciso gerar tráfego qualificado.  

Esse aumento de tráfego qualificado faz com que o site da sua empresa ganhe mais relevância junto aos mecanismos de busca. Assim, ele é impulsionado para aparecer nos primeiros resultados das buscas, gerando mais tráfego orgânico.  

Há muitas maneiras de melhorar o tráfego orgânico do seu site com SEO. Uma delas é a escolha de palavras-chave.  Elas são termos que direcionam a busca no Google e devem ser usadas de forma correta para garantir que o seu site tenha visibilidade. Uma agência de SEO consegue saber quais as palavras-chave mais indicadas para as táticas da sua empresa. 

 O planejamento de palavras-chave costuma guiar toda a otimização de SEO. Basicamente, o Google só vai ranquear bem as suas páginas se ele considerar que o SEO está bem construído no seu site. 

A partir do SEO é possível definir as palavras-chavee a melhor forma de trabalhá-las nos seus conteúdos. 

 

Por que contratar uma agência de SEO

Otimizar o SEO do seu site para impulsionar o posicionamento orgânico dele é um tanto quanto desafiador e complexo. Afinal, um trabalho bem feito exige, além de diversas táticas, especialistas como gestor de marketing, redator, analista de conteúdo, programador, analista de dados, designer, analista de UX (User Experience), entre outros. Enfim, é muita gente envolvida para uma boa estratégia. Portanto, contratar uma agência de SEO pode ser muito mais vantajoso para a sua empresa, que não terá custos com a contratação de todos esses profissionais.

Além disso, a agência fará o monitoramento de métricas importantes para a otimização das páginas do seu site e posts do blog. Indicadores como taxa de rejeição e tempo de permanência, por exemplo, podem mostrar a necessidade de aprimorar o conteúdo.

Então, mensurar os resultados frequentemente é a chave para entender e melhorar os resultados da empresa. Esse acompanhamento também ajuda a definir diretrizes mais precisas para cada um dos clientes que a agência de SEO atende.

 

Agência de SEO ou consultoria de SEO?

Para saber qual é a melhor opção para o seu negócio, é preciso saber qual é a sua meta de crescimento, o quanto você pretende investir. Então, depende.

A agência de SEO operacionaliza os serviços. Desse modo, ela coloca em prática, através de ferramentas específicas, as ações necessárias para atingir os objetivos de SEO definidos pelo cliente.

Já a consultoria de SEO planeja a estratégia como um todo, definindo metas, indicadores de performance, análise de concorrentes, de mercado, etc.

 

Confira as etapas que fazem parte da consultoria de SEO:

  • Análise de personas;
  • Pesquisa de palavras-chave;
  •  Relatório Técnico e Estrutural;
  • Planejamento de conteúdo;
  • Acompanhamento de implementação e relatórios de desempenho.

 

Agora que você já sabe a diferença entre uma e outra, saiba que a consultoria de SEO e a agência de SEO não são táticas excludentes. Aliás, às vezes muitas empresas precisam das duas por não possuir nenhum conhecimento de SEO.

Por fim, vale lembrar que o SEO da sua empresa precisa ser trabalhado constantemente. Esse é o requisito básico para o sucesso do seu negócio.

 

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