As metodologias ágeis já são muito conhecidas por empresas do mundo todo. Porém, elas também podem ser aplicadas diretamente na área de marketing para tornar processos mais inovadores, e atingir resultados melhores em menos tempo.

A mentalidade do agile marketing vem sendo muito utilizada para otimizar as estratégias de marketing.

Veja como aplicar esse conceito na prática:

O que são metodologias ágeis?

As metodologias ágeis foram criadas na década de 1980, mas se popularizaram no início dos anos 2000. Elas foram criadas para serem utilizadas na área de desenvolvimento de software, para tornar os processos menos burocráticos, mais curtos e com menos custos.

Essas metodologias visam, principalmente, dividir projetos complexos em pequenas tarefas, para que haja entrega de valor de forma constante e mais eficiente.

Muitas vezes, um time que busca concluir um projeto longo e trabalhoso pode acabar se perdendo no caminho por conta da falta de organização e foco.

Por isso, o chamado mindset ágil veio então para eliminar esse problema, fazendo com que os projetos sejam desmembrados em pequenos passos, mas que são mais objetivos e mais simples de serem concluídos.

Quais são as metodologias ágeis mais conhecidas?

Existem diversas metodologias voltadas para agilidade, mas duas delas que se tornaram muito populares são o Scrum, o Kanban e o Lean.

Esses nomes já são bem conhecidos em áreas industriais ou de desenvolvimento de produto, por exemplo, mas podem ser aplicadas no marketing, trazendo muitos benefícios.

Scrum 

Consiste em dividir um projeto em pequenas tarefas. Cada ciclo dessas tarefas é chamado de sprint. Em cada sprint, a equipe deve focar na resolução do problema proposto para o momento, testando hipóteses e buscando entregar resultados por meio do trabalho conjunto para a correção destes problemas.

Kanban

 

O Kanban se tornou bastante utilizado por ser uma metodologia simples e fácil de implementar. Nela, as tarefas são divididas em quadros visuais, e separadas normalmente em “tarefas a serem feitas”, “em andamento” e “concluídas”.

É claro que é possível adicionar mais colunas representando etapas mais específicas de cada tarefa. Uma plataforma que popularizou essa metodologia foi o site Trello, que possui tanto funcionalidades gratuitas quanto pagas.

Lean 

A metodologia Lean nasceu a partir do Sistema Toyota de Produção, tendo como foco a economia de recursos, evitando o desperdício.

No Lean, os processos são criados com o objetivo de criar máximo valor para o cliente, evitando o gasto desnecessário de materiais.

No entanto, em uma área como o marketing, essa mentalidade pode ser voltada para aproveitar o potencial do trabalho humano, por meio do aprendizado rápido e objetivo, e da resolução de problemas de maneira sistemática.

Quais são as características das metodologias ágeis?

Apesar de terem execuções diferentes, as metodologias ágeis possuem princípios em comum.

Alguns deles são:

  • Aprender rapidamente por meio da testes; 
  • Focar totalmente nas necessidades do cliente; 
  • Ter agilidade para executar mais tarefas tendo menos trabalho e com menos recursos; 
  • Tornar os processos mais flexíveis; 
  • Analisar dados para correção de erros e melhoria do desempenho do projeto; 
  • Integrar de times multifuncionais. 
  • Fazer reuniões curtas e precisas, de até no máximo 15 minutos, e atualizações de status constantes.  

Todas essas características são muito úteis quando aplicadas no marketing, criando o que é conhecido como agile marketing.

Por que adotar o agile marketing?

Agile marketing é o nome dado ao uso das metodologias ágeis na área de marketing. Como qualquer departamento de uma empresa, o marketing também pode utilizar essas metodologias para ter melhores resultados e entregar mais valor aos clientes.

O marketing ágil pode simplificar processos e permitir que a equipe de marketing trabalhe em projetos diferentes simultaneamente, já que não é preciso haver o foco total em um único grande projeto.

Dessa forma, o time pode trabalhar nas pequenas etapas de vários projetos diferentes ao mesmo tempo.

Além disso, as constantes atualizações das tendências e estratégias de marketing fazem com que seja fundamental que os times saibam se adaptar a mudanças rapidamente, sem perda de qualidade ou de tempo no trabalho.

Muitos times já adaptam estratégias do agile marketing no trabalho do dia a dia, como a organização de calendários editoriais de conteúdos na metodologia Kanban, por exemplo.

O marketing cada vez mais deve ser pensado com foco na experiência do cliente, e o agile marketing também se encaixa totalmente nesse objetivo, já que, com essas metodologias, o cliente se torna o centro das ações.

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