Investir em marketing é uma necessidade de praticamente todas as empresas. Porém, há um questionamento que é recorrente entre muitos gestores da área. O que vale mais à pena? Uma agência ou equipe de marketing?
A reposta para essa pergunta vai depender da necessidade de cada empresa. As duas opções possuem vantagens e desvantagens e é sobre isso que vamos falar no post de hoje. Esperamos que após a leitura, você seja capaz de escolher a mais pertinente para o seu modelo de negócio.
Por que a sua empresa deve investir em estratégias de marketing?
Antes de qualquer coisa, precisamos dizer que, independente de agência ou equipe de marketing, desenvolver estratégias, principalmente digitais, podem ajudar muito a sua empresa a alcançar o sucesso.
O uso das ferramentas certas pode auxiliar na construção da presença digital, desenvolvimento de autoridade, atração e comunicação com o público certo e assim sendo, aumento de vendas.
E agora? Escolho uma Agência ou equipe de marketing?
Por que contratar uma equipe?
Antes de escolher entre agência ou equipe de marketing, vamos começar falando sobre os prós e contras de se trabalhar com um time interno.
Quais são as vantagens da equipe interna de marketing?
1. O foco será exclusivamente a sua empresa.
A principal vantagem desta opção é que toda a equipe de marketing irá direcionar os esforços apenas em sua empresa. Dessa forma, fica mais fácil trabalhar com um cenário real, com objetivos claramente alinhados.
2. Agilidade nas entregas
Como dissemos no tópico anterior, o foco estará apenas em sua empresa, então as demandas, ajustes e retornos certamente serão entregues com mais rapidez.
3. Maior controle de atividades
Outra vantagem é que os gestores poderão ter maior controle sobre o que é produzido. Assim, será possível analisar de perto as estratégias, campanhas, além dos resultados.
E quais as desvantagens?
1. Dificuldade em recrutar profissionais qualificados
Escolher entre agência ou equipe de marketing pode não ser uma tarefa tão simples assim. Isso porque há muitos fatores a serem considerados.
O marketing digital está em alta, mas ainda é difícil encontrar profissionais qualificados. E ainda há um detalhe importante: para a execução de um trabalho eficiente, serão necessários outros profissionais, como um especialista em TI, um designer e um perito em mídias sociais.
2. Custo mais elevado
Embora os custos variem de acordo com o tamanho da empresa e quantidade de profissionais, esse é um ponto que deve ser ressaltado.
Se, ao iniciar o projeto de marketing, você ainda não tem uma equipe completa, será preciso gastar com contratações e levantar o custo total de contratação de uma equipe de marketing digital pequena, média ou grande. Há ainda outros fatores burocráticos que acabam gerando mais custos. O desligamento de um profissional, por exemplo, pode acarretar mais despesas para a empresa, sem contar o processo seletivo para a reposição desse funcionário.
3. Estrutura e equipamentos necessários
Além dos investimentos relacionados ao pessoal, é necessário considerar também os materiais necessários para a execução do trabalho.
4. Tempo de organização
Antes de escolher entre agência ou equipe de marketing, saiba que a equipe interna precisa estar totalmente alinhada para trazer resultados reais. Se o setor de marketing é recém-formado, precisará de um tempo de adaptação até entregar os resultados esperados.
Por que contratar uma agência de marketing digital?
Agora vamos falar sobre a opção de contratar uma agência especializada. O principal diferencial é a criação de estratégias inteligentes e planejamento das ações de marketing.
Quais são as vantagens com a agência?
1. Estratégias com foco em crescimento
A principal vantagem criação está associada ao planejamento de marketing, elaboração de objetivos e metas, formação de plano de ações, estratégias de posicionamento e conteúdo. Tudo será desenvolvido pela agência tendo como foco as previsões de crescimento e resultados esperados para sua empresa.
2. Profissionais qualificados
Ao contratar uma agência, sua empresa será atendida por profissionais especializados e atualizados sobre o mercado e suas tendências.
3. Especialização em segmentos
A agência com a ampla experiência conhece as melhores ações, argumentos, campanhas e abordagens. Desse modo, é maior a assertividade ao conseguir detectar oportunidades.
4. Mais contato com o mercado
Como falamos no tópico anterior, quanto mais tempo de mercado a agência tiver, mais resultados efetivos ela trará para o seu negócio.
5. Recursos tecnológicos
Esses recursos são softwares e outras ferramentas utilizadas no trabalho de marketing. As agências geralmente têm um conhecimento mais técnico e conseguem utilizá-las melhor.
6. Custo-benefício
As despesas com a contratação de uma agência costumam ser menores se comparadas à contratação de um time interno. Principalmente se a agência prestar um serviço completo.
E quais as desvantagens?
1. Inteligência centralizada
Umas das maiores desvantagens de optar por contratar uma agência é que sua empresa tende a centralizar nela todas as estratégias de marketing.
2. Pouco controle de atividade
Quando o trabalho é realizado dentro da empresa fica mais fácil aprovar e controlar todas as ações. Mas, quando as demandas ocorrem fora dela, isso se torna mais difícil. Por isso, a comunicação entre agência e empresa precisa ser bastante clara.
Mas afinal, agência ou equipe de marketing? Qual escolher?
Após analisar as duas alternativas, você sabe identificar a melhor para a sua empresa?
Agência ou equipe de marketing? Por que não as duas? Talvez valha a pena ter um time enxuto de marketing e contratar uma agência.
Caso a contratação de uma agência seja a melhor opção para a realidade da sua empresa, a AB Agência Digital pode te ajudar. Fale com um de nossos especialistas.
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