É bem provável que já tenha ouvido falar da importância de apostar no marketing digital para medicina. Alguns colegas de profissão devem ter informado sobre os benefícios de investir nessa área e os resultados que obtiveram. Porém, saber a respeito do assunto é muito pouco. O mais relevante é entender como aplicá-lo no seu negócio.

O segmento de saúde tem particularidades relevantes e que devem ser consideradas nesse processo. De todo modo, uma coisa é fato: você consegue conquistar (muito) mais pacientes por meio dessa estratégia.

Quer saber como? Veja algumas estratégias que trazem resultados efetivos.

Como colocar em prática o marketing digital para medicina?

A internet mudou a maneira de fazer negócios e também impactou a vida dos médicos. Hoje, os softwares permitem acessar os prontuários, gerenciar os horários de consultas, confirmar agendamentos etc. Todas as atividades são otimizadas e automatizadas. Por isso, diminuem o trabalho manual dos profissionais da saúde e suas secretárias.
Porém, é importante usar a tecnologia para divulgar seus serviços. Atualmente, o médico que fica fora da internet perde espaço no mercado e aumenta as chances de ser ultrapassado pela concorrência.

Além disso, a comunicação direcionada é capaz de aumentar o número de pacientes, o faturamento da clínica e, em alguns casos, até a lucratividade do negócio. Esses benefícios são derivados da melhoria da reputação e consolidação da sua marca, já que mais pessoas conhecem e confiam no seu trabalho.

Todos esses resultados somente serão alcançados quando você implementa as estratégias adequadas. Muitas podem ser aplicadas na sua clínica, mas é importante definir aquelas que têm maior potencial de retorno.

Como saber a resposta? Primeiro, é obrigatório conhecer o seu público-alvo. Para isso, faça uma análise do perfil dos seus pacientes. Ao mesmo tempo, pense sobre três questões principais:

  • Qual é o posicionamento da sua clínica?
  • Quais tipos de pacientes deseja atrair para seu negócio?
  • Qual é seu status atual e os objetivos que deseja alcançar no futuro?

A partir dessas respostas, é possível delimitar os caminhos a seguir. Basicamente, existem duas principais estratégias que você precisa considerar.

Marketing de conteúdo

O conteúdo é a alma do negócio — mesmo que o seu trabalho principal tenha outro foco. Sua clínica terá uma chance maior de atrair pacientes a partir do momento que assuntos específicos são trabalhados e apresentados. Isso traz relevância à sua marca e a você, como profissional.

Quer exemplos? Se você trabalha como urologista, cria mais conteúdos voltados para a saúde masculina, por exemplo, câncer de próstata, importância dos exames, alimentos que ajudam a prevenir determinadas doenças etc.

Já se você possui uma unidade de prática ou de cursos de Pilates, você pode desenvolver conteúdos relacionados aos cuidados com as pessoas com osteoporose, como aliviar dores na coluna e lombar, pilates na gravidez e muito mais. O ideal é que estes conteúdos sejam postados no blog do site de Pilates, o objetivo dessa página é fortalecer a imagem da sua marca e trazer informações relevantes por meio de posts e materiais ricos, como e-books e infográficos relacionados à saúde no geral.

Os assuntos abordados dependem de uma estratégia delineada com foco nos seus objetivos. Uma agência especializada, como a AB Agência Digital, será capaz de buscar as palavras-chave mais relevantes e definir os temas a servirem de pauta.

Assim, as dúvidas dos potenciais pacientes são respondidas e eles começam a ver que você é capaz de resolver seus problemas. Ao mesmo tempo, são utilizadas técnicas de SEO para otimizar as buscas no Google. O propósito é garantir que o seu site apareça nos primeiros resultados quando for feita uma pesquisa pelas palavras-chave cadastradas.

Com esse trabalho conjunto, você aumenta sua visibilidade, melhora a reputação e crescem as chances de atrair novos pacientes.

 

Mídia paga

Os links patrocinados são outra estratégia fundamental, porque aceleram o alcance de resultados no marketing digital para medicina. Assim como no marketing de conteúdo, o foco aqui é a palavra-chave. Porém, o seu anúncio fica em destaque e oferece uma chance maior de conversão, isto é, de alguém clicar nele.

Ao criar a sua campanha, vários elementos podem ser destacados, como perfil do público a ser atingido, renda, escolaridade, interesses, faixa etária etc. Desse modo, quando alguém pesquisar pela palavra-chave e estiver enquadrado nessas características, verá seu anúncio.

O link fica destacado no topo da página de resultados do Google. Esse é um grande atrativo, porque a maioria dos usuários nunca passa da segunda página de busca.

Além disso, o valor empregado varia conforme o seu orçamento. Com uma quantia relativamente pequena se comparada às mídias tradicionais (como outdoors, TVs e propagandas em rádios), você alcança resultados significativos.

Novamente, é preciso contar com uma equipe especializada para garantir a estratégia correta e obter o retorno esperado. Esses profissionais também vão mensurar os resultados para identificar a necessidade de ajustes da campanha e obter o máximo custo-benefício.

Quais erros devem ser evitados no marketing digital para medicina?

O marketing de conteúdo e a mídia paga são estratégias complementares, que devem ser trabalhadas em conjunto. Enquanto o primeiro visa ao longo prazo e é mais consistente, o segundo foca o retorno em um período menor. Assim, você equilibra os dois vieses.

No entanto, é preciso ir além para ter resultados eficientes. Existem alguns erros comuns a serem evitados. Confira quais são eles!

Desconhecer seu público

O principal de qualquer estratégia de marketing digital para medicina é conhecer o seu público-alvo e, mais detalhadamente, a sua persona. Esta é a representação semifictícia do paciente ideal. Por isso, apresenta vários detalhes, como faixa etária, onde mora, renda salarial, maiores preocupações, principais objeções, meios de comunicação mais utilizados etc.

Irritar-se com as críticas dos pacientes

Os pacientes podem criticar seus serviços e você precisará lidar com isso. Nem todos ficarão satisfeitos, mas é importante deixar os comentários visíveis e respondê-los com cuidado para solucionar as questões. Ao agir dessa forma, há uma oportunidade de reverter o problema e agradar a pessoa que antes estava infeliz.

Deixar a estratégia em segundo plano

A rotina corrida de uma clínica ou consultório médico faz com que muitos profissionais deixem a estratégia de lado. Essa atitude é prejudicial e deve ser evitada. O ideal é executar as ações de maneira recorrente para garantir o alcance dos resultados.

O abandono de qualquer iniciativa só deve ser feito após analisar os resultados. Depois disso, é possível aumentar o investimento nas estratégias que trazem mais lucratividade.

Em resumo: existem várias ações de marketing digital para medicina que ajudam a atrair pacientes para a sua clínica. É necessário avaliar as que trazem mais resultado para o seu público-alvo para, então, colocá-las em prática. Você verá que o retorno valerá a pena!

E você, ficou interessado em saber mais sobre como uma agência especializada pode ajudar na sua estratégia de marketing? Entre em contato conosco e veja como ajudamos a desenvolver sua clínica com foco nos seus objetivos e em resultados reais.

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