Entenda o remarketing:
Sabemos que no mercado de ecommerces podemos encontrar diversas estratégias e campanhas de marketing digital que permitem negócios a atingir seu público alvo. No geral, o objetivo delas sempre gira em torno de aumentar o fluxo de visitantes em sua página, disseminar sua marca e claro, impulsionar suas vendas e resultados, possibilitando o crescimento de sua empresa.

Entre estas estratégias de marketing digital, podemos encontrar o remarketing, uma forma realmente eficiente de reforçar a presença de sua marca na memória de seus leads cadastrados. Hoje, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre o que é remarketing e como ele pode beneficiar seu negócio.

 

O que é Remarketing?

O remarketing é uma estratégia de marketing digital com realmente grande potencial de aumentar suas chances de conversão. Ele essencialmente envolve continuar “insistindo” em nos leads cadastrados em sua base, seja através de e-mails, publicações nas redes sociais e principalmente, os anúncios direcionados de ferramentas como o Google Ads ou Facebook Ads.

É importante mencionarmos ainda que, conceitualmente, remarketing e retargeting são estratégias diferentes. Entretanto, na própria ferramenta de anúncios da Google, eles optaram por chamar seu recurso que engloba estas funções e campanhas como “Remarketing”.

Tendo em vista que no ambiente online o Google Ads é uma das plataformas mais robustas para ações de marketing digital, vamos focar no remarketing do Google, entender como ele funciona e porque ele é importante para seu negócio.

 

Remarketing no Google Ads

Na ferramenta de anúncios do Google, o Google Ads, o recurso de Remarketing tem a função de identificar quem são os leads que já visitaram sua página anteriormente. A premissa desta estratégia é realmente simples: 97% dos consumidores online não realizam uma compra na primeira visita à página de seu ecommerce, especialmente quando sua venda inclui processos mais complexos, como a avaliação de orçamentos.

O Remarketing do Google Ads utiliza dados sobre os visitantes e leads em sua base para direcionar seus próprios anúncios e links pagos, geralmente PPC (Pay Per Click), em outras páginas visitadas pelos mesmos, desde que estas aceitem e exibam os anúncios do Google Display Network, também conhecida como Rede de Display.

Como a própria Academia do Marketing aponta, esta rede envolve diversos sites, blogs e páginas que disponibilizam áreas onde os anúncios do Google podem ser exibidos. O objetivo é fazer com que seus leads não esqueçam sua marca e sejam frequentemente atingidos por estes ads.

Também é possível trabalhar na rede de pesquisa, referente aos anúncios exibidos nas próprias SERPs (Search Engine Result Page, ou página de resultados dos mecanismos de busca). Esta rede envolve essencialmente todas as plataformas do Google e, diferente da rede de display, não permite que você insira banners, aqui só é possível utilizar anúncios em texto como os que visualizamos ao pesquisar na ferramenta.

 

Trabalhe com listas segmentadas no Remarketing

O remarketing no Google Ads permite que você trabalhe utilizando listas segmentadas, determinando por exemplo quais anúncios serão exibidos para quais tipos de leads de acordo com suas preferências, interesses, produtos que chamaram atenção ou até mesmo utilizando outros filtros mais amplos, como leads cadastrados em seu blog, leads que responderam algum questionário em sua loja, entre outras ações.

Isso tudo é feito através da utilização dos famosos “Cookies” utilizados nos navegadores. Estes permitem que você identifique exatamente qual a página de produto seu lead acessou para que possa direcionar anúncios referentes ao mesmo produto ou categoria, como promoções e descontos especiais. Ele pode ser utilizado inclusive para ajudar a recuperar carrinhos abandonados.

Se você já navegou em um ecommerce pelo menos uma vez, visualizou seus produtos e após sair da página notou que nos dias seguintes anúncios relacionados começaram a aparecer em diversos sites, você já experienciou o remarketing.

 

Porque ele é importante para seu negócio

Como mencionamos anteriormente, o objetivo principal de uma estratégia de remarketing é aumentar suas chances de conversão, assim como impulsionar o crescimento de seu negócio através de outras métricas do seu ecommerce. De acordo com um estudo de caso da própria Google, empresas que utilizam o remarketing em sua plataforma atingem até 161% maiores taxas de conversão.

A empresa também afirma que disponibilizar anúncios através de sua rede de display permite que você atinja até 90% dos usuários da Internet, considerando a quantidade de páginas que abrem espaço para exibir os anúncios. E ainda de acordo com a Google, os principais benefícios dessa estratégia são:

  • Alcance imediato e possibilidade de segmentação;
  • Publicidade direcionada para seu público;
  • Alcance em grande escala devido à amplitude da rede de display do Google;
  • Possibilidade de acompanhar as estatísticas e relatórios de desempenho

Considerando todos estes benefícios, é fácil identificar porque o remarketing é importante para seu negócio. É importante mencionarmos ainda que o Google Ads definitivamente não é a única plataforma que oferece a possibilidade de trabalhar esta estratégia.

Você também pode alavancar a plataforma de anúncios do próprio Facebook para atingir resultados nas páginas da rede social. Se a persona de seu negócio digital têm grande presença na plataforma, certamente vale considerar investir em trabalhar o remarketing no Facebook Ads ou em outras ferramentas que façam sentido para seu negócio.

 

Conclusão

Se você identificou que está tendo problemas com carrinhos abandonados, perdas de oportunidades na página de checkout ou mesmo que seu ecommerce possui um bom número de visitas mas não é capaz de converter, está na hora de considerar investir em uma estratégia de remarketing.

Além disso, não deixe de fortalecer suas operações oferecendo atendimento em tempo real dentro da página para que os visitantes possam tirar dúvidas imediatamente enquanto navegam por suas ofertas e serviços. Identifique os principais sinais que indicam a hora de investir em um chat online e descubra como este canal também pode ajudá-lo a abordar visitantes e aumentar suas conversões através de um atendimento qualificado e exclusivo.

 

Este artigo foi produzido pela equipe do JivoChat, solução de atendimento omnichannel com um chat online profissional que oferece recursos projetados para ajudá-lo a transformar visitantes em clientes.