Os influenciadores digitais são profissionais que dedicam-se a produzir conteúdo na Internet, e por meio desses conteúdos e seus comportamentos conseguem influenciar aqueles que o seguem a tomar determinada decisão.

Logo, os digitais influencers são responsáveis por promover marcas e produtos, estimulando em seus seguidores o desejo de adquiri-los. Entre as principais responsabilidades deste profissional estão a produção de conteúdo, interação com público-alvo, divulgação de produtos e as instruções de como utilizá-los.

Estes, possuem um papel fundamental na decisão de compra dos brasileiros, uma vez que, muitos consumidores, antes de adquirir um produto buscam referências no mundo online que possam ajudá-los na tomada de decisão.  Portanto, para compreender melhor o impacto destes profissionais nas decisões de consumo, confira na íntegra esta matéria!

Como as “mensagens” desses influenciadores afetam as decisões de compra?

As mensagens que os digitais influencers transmitem podem afetar as decisões de compra de seus seguidores de diferentes maneiras. Já que, em sua maioria, aqueles que seguem um Influencer confiam na sua opinião e aceitam de boa vontade suas recomendações.

A saber, quando o influenciador digital refere-se a uma marca, produto ou serviço de maneira positiva, tal comportamento, cria no seguidor um  senso de confiança e validação. Como resultado, a indicação em questão passa a ser  mais atraente.

Junto a isso, soma-se às experiências pessoais que estes profissionais disponibilizam sobre determinadas marcas, produtos, serviços, etc.  Estas são fontes de informação úteis para os consumidores.

Apesar das opiniões dos digitais influencers serem bastante consideradas no momento da decisão de compra, hoje, muitos consumidores já avaliam suas opiniões com olhar crítico. Visto que, muitos desses profissionais agem de má fé e não fornecem informações genuínas.

Qual o papel do influenciador digital na tomada de decisão do consumidor?

O influenciador digital assume um importante papel na tomada de decisão do consumidor, já que, por conhecer o público-alvo e ter afinidades com este, ele passa a desempenhar um papel de autoridade aos olhos dos seus seguidores. 

Logo, esta influência na tomada de decisões de compra, baseia-se em alguns aspectos que caracterizam o papel do influenciador. Uma delas é a criação de confiança, que é formada ao longo do tempo entre o influencer e seus seguidores. Assim, o consumidor se sente mais confiante em experimentar produtos ou serviços recomendados.

Outro papel do influenciador é  os insights que este fornece em relação a algo, a conhecida experiência pessoal. A saber,  alguns influencers têm acesso antecipado a produtos e serviços e compartilham com detalhes sua experiência de consumo, o que ajuda o consumidor a tomar a sua decisão. 

Enfim, o grande papel desse profissional para as empresas é a sua capacidade de gerar valor para aquelas às quais se associam, seja por meio de conversão direta, vendas ou simplesmente pela atração de leads qualificados.

Qual a importância dos influenciadores para o marketing digital?

Os influenciadores digitais atuam dentro da estratégia do marketing digital chamado de marketing de influência. Este, nada mais é que a capacidade de exercer ações de marketing por meio da influência. Antigamente, o marketing de influência se beneficiava das celebridades das mídias tradicionais, porém, hoje com o acesso a Internet, qualquer um pode tornar-se celebridade.

Detalhe, quanto mais “vida normal” um digital influencer demonstra ser em suas redes, mas poder de influência ele consegue exercer sobre seu público-alvo. E como o marketing digital se beneficia disso?

Muito simples, devido a naturalidade da relação entre influenciador e seu público-alvo, eles conseguem transmitir uma mensagem publicitária de forma a alcançar o coração do seguidor de maneira bem mais natural que uma campanha publicitária.

Em um evento do Sebrae o Influencia Brasil, foi mostrado que o Brasil é o segundo país que mais segue influenciadores, esses dados foram levantados pela We Are Social.  o Brasil representa 44,3% dos usuários de internet, ficando apenas atrás das Filipinas com 51,4%, e dentre esses, conforme um estudo realizado pelo Ibope Inteligência em 2021, 52% seguem no mínimo um influenciador.

Logo, a participação de influenciadores digitais em uma estratégia de marketing digital resulta em melhores taxas de conversões, aumento de autoridade da marca, entre outros benefícios que geram retorno para a empresa.

Todavia, para se ter sucesso na escolha do influenciador digital é importante que profissionais de marketing e empresários se atentem a determinados detalhes. Sendo os principais deles a segmentação adequada do público que deseja alcançar e a afinidade que o  influencer tem com estes.