Atualmente, quase todas as empresas já possuem um site ou trabalham com e-commerce para vendas online. Entretanto, erros no site da sua empresa podem prejudicar não só as suas vendas, mas toda a experiência do usuário e a percepção que os clientes têm da sua marca.
Quer descobrir quais erros você não pode cometer no site? Confira no conteúdo a seguir!
O site da empresa é o seu cartão de visitas
Já se foi o tempo em que a sua empresa era reconhecida apenas pelo logo e pela forma como os vendedores atendem os clientes. O site de uma empresa, assim também como as redes sociais, funciona hoje como um cartão de visitas corporativo. Imagine que você tenha uma empresa de mudanças e um site, como esse:
empresasdemudancasbelem.com.br
É lá que os seus clientes vão saber tudo sobre você, como por exemplo, ver seus produtos, preços, suas formas de pagamento, a visão e missão da sua empresa, conhecer o seu time, saber seu endereço, contato e muito mais. Dessa forma, cuidar do seu site é uma das tarefas mais importantes da área de marketing da sua empresa.
Com o avanço do e-commerce, ter um site bem organizado e livre de erros é fundamental para garantir vendas. Mesmo que você não trabalhe com vendas pela internet, um site com uma boa estrutura é importante para que os clientes saibam mais sobre os seus serviços e reconheçam a sua marca, bem como para que os visitantes se tornem leads na sua base.
Erros mais comuns em sites

Que ter um site é indispensável você já sabe. Por isso, confira agora alguns erros que podem prejudicar o seu site e o que fazer para evitá-los!
1. Não otimizar para SEO
A otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization), conhecida como SEO, é um dos pontos mais importantes no qual você deve prestar atenção no seu site. Deixar o seu site otimizado para esses mecanismos, sendo o principal deles o Google, garante que as pessoas vão encontrar o seu site na primeira página de resultados quando elas buscarem pelo seu produto ou serviço.
Assim, ter um site otimizado para SEO significa ter mais pessoas encontrando a sua empresa e, claro, mais clientes realizando compras com você. Ter uma boa estratégia de SEO em um grande conjunto de ações para que as páginas online sigam as regras exigidas pelo Google e sejam mais amigáveis aos usuários que acessam esse site.
Além disso, o rankeamento de páginas do Google também vem sendo impactado pela experiência que o usuário tem na página. Esse conceito tem sido chamado de SXO, ou Search Experience Optimization. Isso significa que as técnicas originais de SEO devem ser aliadas a uma experiência de qualidade para garantir bosn resultados em mecanismos como o Google.
O Google, inclusive lançou em 2021 os Core Web Vitals, métricas que podem ser aplicadas e mensuradas em todo o site, indicando se a experiência do usuário está adequada. As métricas do Core Web Vitals medem, por exemplo, o desempenho de carregamento do site, a interatividade e a estabilidade da página. Todos esses elementos também devem ser levados em conta para que o site consiga uma boa posição nas páginas de busca.
Portanto, erros de SEO podem prejudicar a sua visibilidade na internet e diminuir consideravelmente o número de pessoas que acessam o seu site.
2. Falta de uma identidade visual clara
A identidade visual da sua marca precisa estar 100% clara no seu site. Mas, de que forma? Todo o seu site precisa ser construído levando em conta as cores da sua marca, símbolos, tipos de letra e também o tom de voz e linguagem que a sua empresa usa com seus clientes.
Afinal, se os seus clientes veem determinadas características visuais da sua marca no seu produto ou nas suas redes sociais, esses mesmos aspectos devem estar no seu site também, para que eles reconheçam a sua marca mais facilmente. Sites sem uma identidade visual forte podem parecer bagunçados, amadores e pouco atrativos.
Além disso, a identidade visual garante que o seu cliente vai reconhecer sua marca em outros canais além do seu site, como em lojas, redes sociais ou anúncios virtuais. Por isso, lembre-se de garantir que o site siga o mesmo padrão gráfico da identidade visual da sua empresa.
3. Ter um site que não é responsivo
Um site responsivo é aquele que funciona de forma perfeita tanto no desktop quanto na versão mobile, para smartphones. Há alguns anos a grande maioria das pessoas acessa mais a internet pelo celular, portanto um site que não é responsivo para esse tipo de tela com certeza vai perder um número considerável de usuários.
A falta de responsividade, além de afastar seus clientes do seu site, pode prejudicar o posicionamento da sua página nos mecanismos de busca. Dessa forma, verifique com o time de desenvolvimento do seu site se a sua página pode aberta sem erros em qualquer tipo de celular, seja tanto para o sistema Android quanto iOS.
4. Não pensar na experiência do usuário
Como você viu no primeiro item, a experiência do usuário deve ser um dos principais pontos para se ter em mente ao administrar um site corporativo ou um e-commerce. Pense que pessoas que nunca ouviram falar da sua marca podem estar ali pela primeira vez. Elas conseguem entender o que a sua empresa faz? Elas conseguem chegar ao seu produto com apenas um clique? Elas visualizam facilmente como entrar em contato com a empresa?
Uma experiência agradável e fácil no seu site é essencial para que os seus potenciais clientes passem mais tempo na sua página, explorando os seus produtos e as informações sobre o seu negócio. Além disso, com as novas atualizações e métricas do Google, que avaliam a experiência do usuário, não pensar nesse conceito pode levar a grandes quedas na audiência do seu site, o que fará a sua empresa perder potenciais clientes.
Por isso, avalie o desempenho e a usabilidade da sua página, e busque investir nesse fator para que os seus usuários não tenham nenhuma experiência negativa.
Gestão de marketing: como esse serviço pode ajudar o seu site?
Fazer a gestão de todos esses pontos em um site demanda tempo e experiência em gestão de páginas da web. Se você ou a sua equipe de marketing não estão habituados aos processos e cuidados que um site demanda, uma boa solução para gerenciar sua página é a contratação de um serviço de gestão de marketing.
O serviço de gestão de marketing pode oferecer suporte para o desenvolvimento e manutenção do seu site, além de auxiliar na criação de estratégias para atração de usuários. A AB Agência Digital oferece serviços completos de gestão de marketing e pode te ajudar a tornar o seu site um campeão de acessos!
Quer saber mais? Clique aqui e confira nosso portfólio de serviços para a gestão de sites!