O que é o Google Optimize?

O Google Optimize é um serviço que foi lançado há mais de cinco anos pelo Google com o objetivo de auxiliar empresas de todos os portes a realizar testes e melhorar as experiências dos usuários em seus sites ou aplicativos com facilidade. 

A ferramenta fornece uma maneira fácil de testar diferentes versões de um site ou aplicativo e medir o impacto das alterações. Assim as empresas podem trabalhar em melhorias para a experiência do usuário e aumentar a conversão de clientes potenciais em clientes reais.

O que acontecerá com o Google Optimize?

A partir do dia 30 de setembro de 2023, tanto o Google Optimize, quanto o Optimize 360 serão descontinuados. Até lá as experiências ativas irão funcionar normalmente, mas serão encerradas nesta data. 

Segundo o Google, eles continuam com o compromisso de auxiliar empresas na execução de experimentos para aprimorar a experiência dos visitantes nos sites, contudo, eles irão investir em implementar esse recurso de testes A/B no Google Analytics 4.

Por que o Google Optimize será substituído pelo Google Analytics 4?

O Google informou que embora o serviço do Optimize exista há muito tempo, ele não possuía todos os recursos que as empresas precisam e pedem constantemente para aprimorar os seus experimentos. Por isso, eles decidiram investir mais nestes recursos, dentro do próprio Google Analytics 4. 

Quem será afetado?

Todos os usuários que fazem seus experimentos por dentro da plataforma do Optimize e Optimize 360 terão de transferir para outras plataformas semelhantes todos estes testes, personalização, etc. 

A recomendação é que todos os usuários façam download de seus dados históricos na interface da ferramenta antes do dia 30 de setembro de 2023. 

Para quem tiver realizado a contratação do Google Analytics 360 ou Optimize 360, é válido consultar aqui as recomendações de renovação etc. 

Alternativas ao Google Optimize

Apesar de ser um recurso muito utilizado e popular entre as empresas, o Google Optimize já tem alguns concorrentes que oferecem recursos muito semelhantes para execução de personalizações, testes e experimentos. 

Vamos deixar aqui algumas opções: 

Convert

A Convert possui dez anos de mercado e seu software oferece teste A/B para  testar, e também proporcionar a melhor experiência no site. Eles disponibilizam uma avaliação gratuita de 15 dias e os planos possuem várias funcionalidades que se adaptam às diversas necessidades das empresas, sejam pequenas, médias ou grandes.

VWO

A VWO é uma das pioneiras no assunto e sua plataforma permite rodar testes A/B com uma interface que atende tanto a usuários técnicos, como os não técnicos. 

Kamaleoon

A Kamaleoon oferece inúmeras soluções dentro de uma só ferramenta. Ela disponibiliza, além dos testes A/B, integração com mais de 30 outras ferramentas. 

A desativação do Google Optimize começa em setembro de 2023, então, para evitar problemas com o seu site, inicie a experimentação de alguma das alternativas e realize a transição dos seus experimentos e testes de A/B até a descontinuidade do Optimize.

Você gostaria de ter um conteúdo sobre marketing ou vendas publicado em nosso site? Então acesse essa página e envie seu guest post.