A internet conquistou o coração da maioria dos brasileiros e esse percentual continua em crescimento. Quantas vezes você perguntou a alguém se ele tem redes sociais, se lê sites de notícias e blogs, e ele respondeu afirmativamente?

As pessoas hoje estão mais conectadas à internet do que a qualquer outra mídia e por isso, o profissional que deseja aderir ao negócio online tem muito mais opções do que antigamente.

A possibilidade de divulgar estudos, dicas e soluções para o usuário através de emissoras de rádio e televisão era caro e difícil. Hoje, com tantas oportunidades no mundo online isso se torna muito mais acessível.

Se você é um profissional da saúde, condicionamento físico ou bem estar, você pode e deve montar um blog de fitness, pois seu alcance pode ser enorme!

Por meio de um blog de fitness é possível se relacionar com usuários que em busca de conteúdos para resolver seu problema ou receber dicas de melhoria de desempenho em uma área específica.

Existem diferentes tipos de plataformas de hospedagem de sites premium e construção de sites que auxiliam e facilitam a criação desses blogs. Mas antes de criar o seu, você precisa entender um pouco desse mercado e o que é preciso para ter sucesso.

Entendendo o que é um blog de fitness

É uma ferramenta online completa que permite compartilhar notícias e artigos como conselhos, dicas, checklists, informações e conhecimento com outras pessoas que procuram aquele conteúdo.

A postagem em um blog, diferentemente de um site de notícias, é baseada em a resolução de problemas. Em geral, é um conteúdo que, entre outras coisas, explica como fazer, ensina sobre técnicas de treinamento, como melhorar isso e aquilo etc.

O principal benefício é fortalecer os vínculos e conexões com o consumidor de uma determinada marca por meio de um bom conteúdo que as pessoas querem ler. Todo esforço deve ser feito para tornar mais fácil para as pessoas encontrarem conteúdo.

Quando uma marca coloca um blog incorporado em seu site, sua chance de classificação na otimização de mecanismos de pesquisa aumenta em média 434%. No entanto, você também deve ter em mente que blogar compensa a longo prazo.

Caso o seu site seja classificado em uma das posições mais altas no Google, sua chance de obter uma boa CTR (número de cliques recebidos pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido) é enorme. Isso porque, cerca de 95% dos usuários não avançam além da primeira página de pesquisas do Google.

Quais conteúdos publicar?

O conteúdo que você deve escrever para o blog de fitness dependerá da natureza do seu negócio e do que seu público normalmente pesquisa. Mas mesmo com um determinado grupo-alvo, existem alguns tópicos que pertencem quase exatamente aos blogs.

Qualidade de vida, lifestyle e bem estar

Há pessoas que não só querem saber sobre exercícios e nutrição, mas também o que podem fazer por meio de atividades para reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar o relaxamento e o desenvolvimento pessoal e muito mais.

Um blog de fitness pode contribuir para a saúde agora que as pessoas tendem a se engajar mais em rotinas saudáveis e agradáveis, como atividades que trazem mais qualidade de vida e bem-estar.

Conteúdos relacionados a nutrição

A nutrição é um tópico que atrai muitas pessoas em busca de informações. As pessoas estão mais conscientes ultimamente que só com os treinos dificilmente os seus objetivos são atingidos, portanto, é preciso agregar a dieta nesse processo.

Com esse interesse crescente, as chances de você atrair visitantes são muito altas. É interessante poder explicar os benefícios do alimento X para a perda de peso, mas também, por exemplo, os benefícios de uma dieta baixa em carboidratos.

Dicas de como exercitar-se

Buscar a melhor versão de si mesmas é cada vez mais um objetivo das pessoas, por isso treinar para melhorar a estética é um desejo de muitos. Portanto, obter dicas sobre como treinar melhor, quais exercícios são eficazes e para que servem pode ser uma coisa boa.

Além disso, exercícios que melhoram o crescimento muscular, bem como aqueles que ajudam na perda de peso, também são leitores favoritos.

Você pode até explicar sobre acessórios e fazer comparativos de melhores tênis para caminhar ou correr, dando aos seus leitores direcionamento sobre como usar cada produto durante os exercícios e também mostrar como eles podem ajudar.

Cuidados ao planejar seu blog de fitness

Investigue características do seu público

Não é em vão que este é o primeiro ponto a ser mencionado. É extremamente importante ouvir as pessoas e entender o que elas precisam, pois você precisa fornecer conteúdo que ajude a resolver esses problemas. Sem conhece-los, perderá tempo produzindo o que não importa para seu público.

Então, conheça o público para o qual você está escrevendo. Quais são seus hábitos, o que os deixa sem dormir, do que sentem falta, do que precisam, para onde querem ir e o que impede essa transformação.

Se você souber todos os pontos que seu público precisa, vai entender o que tipo de conteúdo que essas pessoas desejam. Lembre-se que eles serão seus futuros leitores.

Desenvolva um plano

Não há nada realmente incrível no mundo dos negócios que não tenha tido planejamento. É o mesmo nos negócios fitness online. O planejamento deve ser feito com metas e objetivos a serem alcançados.

A elaboração de uma estratégia e plano de ação oferece uma oportunidade para aumentar o alcance e a conscientização da marca, reduzir erros, otimizar recursos e melhorar a experiência do cliente.

Elabore um calendário de conteúdos

Depois de planejar estrategicamente e conhecer seu público, é hora de colocar as mãos na massa! Colete ideias e crie um calendário editorial para seu blog de fitness!

Isso ajudará você a entender melhor o que deve ser postado para seus leitores, tanto como conteúdo em si quanto como conteúdo para atrair público por meio de mídia social.

Mantenha consistência nas ações

Um dos fatores mais importantes na manutenção de um blog é manter a consistência nas postagens e interações, seja nas mídias sociais ou no próprio blog.

Esta é também uma excelente maneira de manter os leitores sempre engajados e aumenta as chances deles compartilharem esses conteúdos com outras pessoas.

Escale seus resultados estudando e implementando SEO

Já imaginou recebem milhares de visitas em seu blog de forma natural? Isso pode acontecer se seu site for exibido pelo Google nos resultados de buscas.

Quando seu blog de fitness estiver bem otimizado nos mecanismos de pesquisa, você obterá visitantes pesquisando suas palavras-chave e conteúdo.

Um site bonito é muito importante, mas não deve ser a única preocupação. Não adianta ter o melhor design se você não tem visitantes. Os visitantes são essenciais para que sua marca funcione e você possa vender seus produtos ou serviços.

A importância de fazer um bom trabalho de SEO, ou seja, otimizar seu site para os mecanismos de busca como Google e Bing é enorme! O principal objetivo dessa otimização SEO é melhorar o ranqueamento das páginas e aumentar o alcance orgânico da página, sem pagar anúncios do Google por isso.

Então, saiba como ranquear bem no Google e fazer do seu blog de fitness um sucesso! Fale conosco para ajudá-lo nessa otimização!