O conceito de Growth hacking representa uma forma de trabalho que lida com a criação de estratégias e ações que tenham como foco o crescimento de um negócio. 

Para isso, a ação tem como base a realização da melhora de atividades, procedimentos e práticas que são realizados internamente.

Dessa forma, essa atividade cria hipóteses e realiza experimentos que são direcionados para a melhora do desempenho empresarial, assim como para atingir os objetivos. 

O Growth hacking pode estar presente, inclusive, nas estratégias ligadas ao marketing digital

Diante da importância desse tema, assim como de sua popularização, neste artigo falaremos  o que é o Growth Hacking  e como ele pode auxiliar no crescimento das empresas. Confira a seguir!

A importância do Growth Hacking

Antes de entendermos a fundo alguns princípios que envolvem esse tipo de ação, é essencial entender qual é a importância dessa estratégia para a sua empresa. 

Diante disso, separamos uma lista sobre os principais benefícios e vantagens que sua empresa obtém ao fazer esse tipo de investimento. Prossiga a leitura! 

  • Sua empresa consegue crescer;
  • É possível identificar as lacunas do seu negócio;
  • Os setores ganham com o aprendizado;
  • Abre a possibilidade de criar ideias;
  • Traz mais otimização para as atividades. 

Ou seja, essa é uma estratégia que permite identificar pontos de lacunas e falhas da empresa, assim como atividades que podem ser otimizadas. 

Por meio disso, sua empresa consegue planejar uma ação de como melhorar determinada atividade, otimizando e trabalhando com maior eficiência e efetividade. 

Os princípios do  growth hacking

Após o entendimento sobre o que é o growth hacking, vamos compreender também os princípios dessa ação. 

Crescimento 

O crescimento dentro do growth hacking é a premissa básica dessa ação. Este é um processo que passa por algumas etapas, como é o caso da aquisição, a ativação da ação, a elaboração da receita, a retenção e o indicativo de usuários. 

Definição de uma métrica

O próximo passo é definir uma métrica, ou seja, identificar o que será avaliado como meta para o crescimento da empresa ou de alguma atividade que precisa ser resolvida. 

Vale lembrar que a meta não pode ser genérica do tipo “vender mais” ou “ter mais lucro”. Alguns exemplos de métricas que podem ser utilizadas são:

Essa métrica precisa ser direta e objetiva para que possa ser verificada com exatidão. Ou seja, cada atividade e estratégia utilizada no growth hacking precisa ser definida a partir de uma métrica, ou seja, de algo que possa ser mensurado. 

A realização de experimentos

A próxima etapa diz respeito à realização de experimentos. Essa estratégia é fundamental para conseguir mostrar o que funciona ou não dentro de uma estratégia criada. 

Existem alguns modelos mais comuns de testagem, como é o caso dos Testes de Otimização, conhecidos também como Testes (A/B).

É importante ressaltar que a partir do objetivo ou meta da empresa pode ocorrer alteração da realização do tipo de experimento.

Como o growth hacking ocorre na prática?

A partir do entendimento das premissas dessa ação, vamos compreender como essa atividade funciona na prática. Prossiga a leitura! 

O primeiro passo diz respeito ao processo de identificação do que pode ser melhorado ou otimizado dentro da sua empresa. Essa é uma etapa importante, inclusive, para a geração de ideias dentro dos setores e das equipes da empresa. 

A próxima etapa é identificar qual será o melhor modelo a ser adotado dentro de uma determinada lacuna ou ação. Esse modelo precisa ser testado, ou seja, sua empresa terá que verificar, por meio de testes, se aquela atividade de fato funciona. 

Com os testes sendo realizados é possível analisar os resultados, ou seja, identificar o que funcionou e o que ainda está como uma lacuna dentro do negócio. 

Com essa análise dos resultados é possível identificar quais serão os próximos passos, ou seja, o que a empresa pode fazer para implementar essa estratégia ou o que pode ser feito para aprimorá-la. 

Com essas ações sua empresa conseguirá realizar as atividades de forma otimizada, alcançando bons resultados. Dessa forma, vale a pena identificar como essa ação pode ser feita dentro da sua empresa, assim como as atividades que serão realizadas. 


Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.