Os aplicativos de comunicação são fundamentais para se conectar aos clientes. Hoje, há inúmeras ofertas de aplicativos no mercado, e a cada dia esse segmento se desenvolve mais.

Tempos atrás, os clientes ficavam limitados a receber e enviar mensagens de SMS. Agora, é possível realizar chamadas por vídeos, trocar arquivos, criar reuniões e muito mais. Outra vantagem dos aplicativos de comunicação é a velocidade nas interações.

Caso um cliente necessite falar por telefone com uma empresa, esse procedimento pode demorar bastante. Por outro lado, é possível se comunicar com uma empresa por meio de aplicativos a qualquer hora do dia e com muito mais rapidez.

Essa melhoria no atendimento é fundamental para manter uma base de clientes sempre fiel. Portanto, investir nos 5 aplicativos de comunicação abaixo é uma estratégia que deve ser considerada por toda empresa.

 1– WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma dos aplicativos de comunicação mais utilizados pelas empresas, sobretudo no Brasil. Ele faz exatamente o que a versão original do WhatsApp faz, mas tem benefícios exclusivos para empreendedores. Isso faz dele uma excelente ferramenta para se comunicar com os clientes.

Entre os diferenciais, destaca-se a autenticação da conta. Dessa forma, sempre que um cliente realizar o contato com alguma empresa, ele tem a oportunidade de conferir se aquele negócio existe de verdade ou é uma fraude. A verificação, oferecida pelo próprio WhatsApp, é uma garantia de segurança para os consumidores.

Ao usar o WhatsApp, uma empresa pode ainda criar catálogos de seus produtos. É uma maneira muito simples de organizar as ofertas e torná-las disponíveis ao público.

Caso eles gostem do que o empreendimento oferece, podem ainda compartilhar esse catálogo com outros contatos da agenda.

2 – Telegram

O Telegram é um dos aplicativos de comunicação para celular mais seguros do mercado. Além disso, ele é conhecido por permitir chats em grupos com a participação de milhares de pessoas. Essas duas características, sobretudo para os pequenos negócios, fazem dele um dos aplicativos com maior crescimento em 2021.

Assim como em outras plataformas, toda a interação entre os participantes é criptografada. Dessa forma, apenas quem participou da conversa tem conhecimento sobre o que foi debatido. Além disso, é possível configurar que mensagens secretas possam ser apagadas para sempre após um certo período.

Para quem usa o Telegram para atender os clientes, esse recurso é excelente. Afinal, diminui muito as chances de que dados bancários do cliente, por exemplo, sejam capturados por algum fraudador.

O Telegram tem ainda uma exclusividade. Somente ele consegue trocar arquivos de até 2GB. Em comparação, o WhatsApp tolera apenas arquivos com até 16 MB.

3 – Facebook Messenger

O Facebook Messenger pode não ter tantos usuários como o WhatsApp, mas de nenhuma forma deve ser ignorado em 2021. Afinal, até hoje, o Facebook continua a ser a rede social com mais participantes no mundo.

Além disso, como muitas empresas têm páginas para negócios, conversar pelo Facebook Messenger é um caminho natural para boa parte dos clientes.

Isso ocorre porque trocar informações apenas na área de comentários é desgastante para ambas as partes. Por outro lado, quando a conversa se realiza em um chat privado, é possível oferecer a melhor experiência ao cliente.

Caso a empresa tenha foco no e-commerce, investir em aplicativos de comunicação para PC e para mobile, como o Facebook Messenger, é fundamental. Em pesquisa realizada pelo Facebook, 65% dos usuários estão mais propensos a comprar de empresas que oferecem um bom atendimento via chat.

4 – Chatbot

Umas das melhores formas para se atrair clientes é por meio de plataformas conversacionais e aplicativos de comunicação alternativa. O chatbot não é um aplicativo, mas ele pode muito bem ser aplicado em todas as opções acima.

Dessa forma, uma inteligência artificial consegue reproduzir a linguagem humana e oferecer atendimento.

A vantagem do chatbot é que ele é um investimento acessível, e com alto retorno. Por meio dele, mesmo uma pequena empresa tem a oportunidade de comunicar com centenas de clientes ao mesmo tempo.
O trabalho que seria feito por dezenas de funcionários, nesse caso, é realizado apenas por um bot.

5 – CRM

O CRM é muito mais do que um aplicativo de comunicação. Ele é simplesmente uma central para gerenciar todas as relações de uma empresa com um cliente. Além disso, ele pode, por exemplo, realizar a integração com o Facebook Messenger, WhatsApp e Telegram.

Dessa forma, independentemente da plataforma escolhida pelo cliente, a empresa tem a oportunidade de atendê-los usando apenas um aplicativo de comunicação.

Por meio dele um negócio também pode criar o seu próprio chatbot, e disponibilizá-lo nos principais aplicativos de mensagens. Além de promover a melhor comunicação de um empreendimento, o chatbot é uma máquina de capturar clientes em potencial.

Afinal, cada vez que uma nova pessoa faz contato pelo aplicativo, automaticamente o sistema a cadastra como um novo lead no banco de dados.

Dessa forma, além da empresa ter a oportunidade de oferecer um atendimento de qualidade, tem acesso a informações essenciais para a prospecção de vendas. Isso faz toda a diferença, sobretudo em 2021. Um ano que promete muita competição por cada cliente.

Você gostaria de publicar um conteúdo como este aqui no site da AB Agência Digital? Envie seu guest post.