A necessidade da sua empresa estar presente no mundo digital não é novidade para ninguém, mas que a pandemia alavancou essa necessidade é um fato. As vendas online tiveram aumento de 41% no faturamento em 2020, o que faz do Marketing no WhatsApp não apenas uma excelente estratégia como uma urgência. 

Segundo dados apresentados pelo SemRush, o WhatsApp possui 120 milhões de usuários ativos no Brasil, os quais verificam o App em média 23 vezes por dia. É isso mesmo que você leu! Um número expressivo que revela a importância de começar o marketing no WhatsApp o quanto antes. 

Marketing no WhatsApp: como começar 

O Marketing no WhatsApp é uma estratégia de divulgação de marca e venda feita pelo App mais querido e utilizado pelos brasileiros. E, assim como toda estratégia de marketing, precisa de planejamento e bom senso. 

O primeiro passo é criar o WhatsApp Bussiness, pois diferente da versão tradicional, a business tem funções extras, como: perfil da empresa, lista de transmissão, mensagem automatizada, lista de clientes conforme classificação personalizada, catálogo de produtos/serviços.  

Com a versão business, fica mais fácil criar um funil de venda no WhatsApp, pois é possível classificar os contatos conforme a etapa do funil: topo, meio ou fundo. Além disso, é possível enviar mensagens específicas conforme a lista de transmissão. Por exemplo: enviar cupom de desconto para os contatos que estão na etapa de fundo do funil. 

Outra ótima função do WhatsApp Business é a de mensagem automática, pois assim que o cliente envia uma mensagem logo recebe algumas saudações, o que evita que o cliente sinta que não foi respondido ou que a mensagem foi esquecida. 

Agora que você já sabe a importância de utilizar a versão business do App, listamos alguns pontos para a sua empresa não esquecer na hora de montar a estratégia de marketing, confira: 

  • Mantenha a identidade visual da marca no WhatsApp; 
  • Cuide a linguagem, manter a comunicação que já é feita em outras redes sociais é importante;
  • Não use o WhatsApp de forma isolada, alie essa estratégia a outras. 

Boas práticas para o Marketing no WhatsApp 

Agora que você já sabe os primeiros passos para aplicar essa estratégia, listamos algumas dicas de ações práticas: 

  • Use o status para divulgação de novidades, promoções e eventos; 
  • Mantenha o WhatsApp integrado ao CRM;
  • Envie mensagens personalizadas, como felicitações de aniversários;
  • Tenha um time exclusivo para responder as mensagens do WhatsApp; 
  • Aproveite as etapas do funil e a função de lista de transmissão para enviar mensagens assertivas, como cupons de desconto e mensagem de pós-venda; 
  • Divulgue conteúdo de valor;
  • Alie as campanhas e estratégias, por exemplo, envie link dos produtos, link de algum conteúdo viral produzido em outra rede social; 
  • Mantenha a humanização da marca; 
  • Envie pesquisa de satisfação. 

Práticas para evitar

Sabemos que é fácil se empolgar nas diferentes funções que o App oferece, mas manter o bom senso é crucial para o sucesso de qualquer estratégia, listamos alguns pontos de atenção: 

  • Não enviar muitas mensagens, qualidade é melhor que quantidade; 
  • Solicite o envio de fotos e vídeos; 
  • Espere pacientemente pela resposta do cliente, não envie muitas mensagens seguidas;
  • Não envie mensagem fora do horário comercial; 
  • Evite fotos e vídeos com carregamento pesado. 

Aliando o WhatsApp ao funil de vendas: passo a passo 

Assim como toda estratégia de marketing, a comunicação é a chave para o sucesso, ainda mais quando estamos utilizando o App de conversação. É preciso comunicar da forma correta e com o público certo. Por isso, crie um bom funil de vendas, e atualize frequentemente em qual etapa cada contato está. 

Após, classificar os contatos conforme a etapa do funil, adicione os contatos nas listas de transmissão conforme a fase de compra, ou seja, topo, meio e fundo de funil. E, então, defina qual será a comunicação e conteúdo entregue em cada etapa. 

Assim, a comunicação ocorre de forma assertiva e adequada, por exemplo, oferecer cupom de desconto não faz sentido para os contatos que estão no topo do funil, assim como não faz sentido pedir para responder pesquisa de satisfação aos contatos que ainda não compraram nenhum produto. 

E, claro, que isso pode ser facilitado com o uso de um bom CRM que tenha integração com WhatsApp. Nada precisa ser feito de forma 100% manual, a sua empresa pode (e convenhamos, precisa) contar software de automação, que aliam WhatsApp e CRM, fazendo com que a sua estratégia de Marketing ocorra sem erros.