O CRM é uma plataforma muito eficaz para empresas de todos os portes se relacionarem melhor com os clientes. Ainda mais quando o propósito delas é aumentar as vendas online. O comércio eletrônico apresentou em 2020 um dos melhores resultados da história, sobretudo após o início da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Com milhões de pessoas em quarentena, tornou-se fundamental para esses negócios oferecer um serviço de excelência. Afinal, se as oportunidades cresceram, o mesmo ocorreu com a concorrência. Portanto, utilizar uma ferramenta como o CRM para vendas online é uma vantagem competitiva bastante relevante.

Essa tecnologia permite a uma empresa oferecer um atendimento mais personalizado aos clientes existentes, assim como proporciona a oportunidade de conquistar novos clientes com maior facilidade.

Os softwares mais modernos do mercado armazenam, em um único sistema, informações como o nome do cliente, e-mail, onde vive e ainda aponta todo o histórico de interações com a empresa, assim como as compras que ele fez.

Em resumo, o CRM é uma excelente opção para as empresas que desejam conhecer o público-alvo dela e, assim, proporcionar o melhor para ele.

Abaixo, em destaque, estão alguns dos benefícios do CRM para vendas online.

1 – Organização dos dados do cliente

Se há uma diferença essencial entre o varejo online e o varejo tradicional é a capacidade do primeiro em reconhecer, de fato, quem é o cliente.

Em um comércio de rua, por exemplo, se uma pessoa visita alguma loja, observa os produtos durante alguns minutos, e depois vai embora, ninguém tem informações sobre ela.

No varejo online, sobretudo para empresas que utilizam o CRM, ocorre o inverso. Quando o cliente visita o site ou envia alguma mensagem por meio dos aplicativos, o negócio consegue captar as informações básicas dele. Ao confirmar a idade, o nome, a localidade e os produtos que ele mais se interessou, a empresa tem ao menos o básico para começar a trabalhar melhor as campanhas de marketing.

Afinal, é muito mais simples vender para alguém que a empresa conhece e mantém um relacionamento do que se basear na intuição. Além de ser um erro estratégico, investir em uma campanha sem distinguir o público-alvo é desperdício de recursos financeiros.

Por outro lado, ao ter um CRM, a empresa tem acesso imediato a informações vitais sobre os clientes. Em um único sistema, e disponível para todos os integrantes da equipe.

2 – Segmentação

Após identificar o perfil dos clientes, com o CRM a empresa poderá se comunicar de forma segmentada. Esse processo é muito importante por uma simples razão: nenhuma pessoa é igual a outra.

Um varejo online de camisetas de futebol, por exemplo, tem centenas de clientes apaixonados pelo esporte. Entretanto, eles torcem para os mais variados times. Com isso, é muito mais eficiente realizar campanhas personalizadas do que enviar a mesma comunicação para todos eles.

Nesses casos, esse empreendimento pode usar a integração com ferramentas de automação de marketing para enviar um e-mail direto para a base de clientes desejada. Se um time X vai para a final de um campeonato, por exemplo, a empresa tem a oportunidade de enviar um e-mail marketing somente para esses torcedores, os informando sobre um desconto exclusivo na compra de uma camiseta do clube.

3 – Suporte ao cliente

Há tempos o consumidor do século XXI deseja interagir com as empresas 24 horas. Por isso, é indispensável para as empresas de varejo online planejarem as estratégias de atendimento e suporte ao cliente.

Esse processo é bastante facilitado com o apoio de um CRM. Por meio dele, a empresa pode realizar a integração com diferentes aplicativos de mensagens, como o Facebook Messenger, o Instagram, o Telegram, Skype e o WhatsApp.

Dessa forma, independentemente de qual deles for usado pelos clientes, a equipe de atendimento pode conversar com eles utilizando um único sistema. O que eleva a produtividade e diminui o tempo de espera do cliente por uma resposta.

A empresa que atua no varejo online, caso não possua uma equipe para trabalhar 24 horas, pode aproveitar outra solução bastante inovadora. Hoje, já é possível criar respostas automáticas.

Para torná-las disponíveis ao público, não é necessário ter conhecimentos em programação. O processo de criação é simples, e elas funcionam muito bem para responder às perguntas mais frequentes dos clientes.

Leia também: O tempo de resposta ao cliente e o segredo para vender mais online

4 – Integração com as redes sociais

As redes sociais são os meios mais relevantes para o varejo online. Com o CRM, uma empresa pode conectar todos os perfis dela no Facebook, Instagram e WhatsApp em um único sistema.

Assim, além de proporcionar um melhor atendimento e ter acesso a informações do cliente, o varejo online tem a oportunidade de atrair clientes em potencial, também conhecido como leads.

Por isso, muitos especialistas em marketing não somente reconhecem o valor do CRM para o relacionamento com os clientes, mas também para o aumento do faturamento da empresa.

Muitas delas, atualmente, utilizam até mesmo o WhatsApp para vendas. É um método rápido, com alto índice de abertura de mensagens, e que integrado a um CRM pode gerar incríveis resultados.

5 – Produtividade

Ao longo desse artigo, as palavras “rápido”, “eficaz”, e “produtividade” apareceram algumas vezes.

Isso tem um motivo: com o CRM, todo o processo de venda e relacionamento com o cliente é facilitado. Por meio das integrações, é mais simples se comunicar com eles, prestar um atendimento de qualidade, processar pagamentos, gerenciar o faturamento e muito mais.

Como boa parte das atividades são automatizadas, isso permite que os profissionais de marketing e vendas ganhem tempo para ter foco nas funções mais relevantes do dia a dia. Isso é positivo para todos. Afinal, os clientes serão bem atendidos, e as empresas terão a oportunidade de produzir mais e melhor.