Se você trabalha com marketing ou vendas certamente já sonhou em encontrar aquela ação de marketing perfeita que vai fazer o seu negócio lucrar muito, certo? As ações de marketing realmente podem trazer um ótimo retorno e fazer as empresas ganharem muito dinheiro, mas, para isso, precisam ser feitas da forma correta.
Ações de marketing aplicadas de maneira errada, sem planejamento e sem foco podem fazer uma empresa perder muito dinheiro! Por isso confira a seguir como evitar esses problemas e garantir que as suas ações de marketing tragam somente bons resultados.
O que é uma ação de marketing eficiente?
Uma ação de marketing eficiente é aquela que traz benefícios para a empresa e auxilia no crescimento das vendas do negócio. Para uma ação de marketing ser considerada realmente eficiente, ela também precisa trazer mais lucros do que o valor que foi investido.
Dessa forma, o ROI (Return Over Investment, ou Retorno Sobre Investimento) de cada ação deve ser positivo, pois se a sua empresa está gastando mais com marketing do que lucrando com ele, algo está errado e as ações de marketing estão trazendo prejuízo.
Além disso, ações eficientes de marketing têm as seguintes características:
- São cuidadosamente planejadas;
- Passam por testes até chegar na estratégia ideal;
- Possuem foco e um objetivo bem definido;
- São mapeáveis e mensuráveis;
Lembre-se que nem toda ação de marketing que faz sucesso no mercado pode ser a ação certa para sua empresa e o que funciona no seu concorrente pode não funcionar para você. Lembre-se de que seu concorrente também pode estar testando estratégias, e você não tem como saber se aquilo está indo bem ou não para ele.
Por isso, uma ação de marketing realmente eficaz é aquela que é desenhada pensando no seu público e no seu negócio, e não copiando outras empresas no mercado.
Quais são os erros que podem fazer uma empresa perder muito dinheiro com marketing?

Agora que você já entendeu o que é uma ação de marketing eficiente, é hora de saber o que não fazer e o que evitar ao máximo para garantir que sua empresa não vai perder dinheiro com a área de marketing.
1) Tomar decisões sem planejamento
No marketing, tudo precisa ser estudado antes de ser implementado. É claro que, com tantas novas tendências aparecendo a cada dia, as áreas de marketing podem, e devem, testar novas ações, ferramentas e canais.
Porém, qualquer decisão no marketing deve ser estudada e planejada para que a empresa não invista valores altos em soluções com baixa probabilidade de retorno. Imagine querer preparar uma receita culinária e ir ao supermercado sem a lista de ingredientes. Você iria acabar comprando muitas coisas que não precisa para a receita e ia acabar deixando de comprar algumas coisas necessárias, certo?
Com o planejamento de marketing, acontece a mesma coisa. Sem um mapeamento definido do que fazer, uma empresa pode acabar gastando muito com coisas que não precisa, ou deixando de investir onde realmente é necessário e, por fim, acabar perdendo vendas.
2)Não dar atenção para o relacionamento com o cliente
Marketing é puro relacionamento e, se o cliente não está satisfeito, isso certamente vai ter um impacto negativo nos negócios. Um bom relacionamento com os seus clientes começa desde as primeiras ações de marketing e passa por todos os pontos de contato que o cliente tem com a sua marca.
É claro que a hora de fechar a venda é um grande momento de relacionamento com os consumidores, mas tudo que vem depois da venda também deve ser levado em consideração. Se o seu cliente parar de receber atenção depois da compra, os concorrentes podem aproveitar esse momento para conquistá-lo.
Clientes satisfeitos e encantados com a sua marca vão recomendar a sua empresa, engajar nas redes sociais e voltar para fazer novas compras. Por isso, construa a jornada do seu cliente pensando em manter um bom relacionamento em todos os momentos, inclusive após as compras.
3)Fazer ações sem conhecer o seu público
Fazer anúncios nas redes sociais ou em links patrocinados do Google, por exemplo, pode trazer grandes resultados para sua empresa. Porém, eles só funcionam se forem feitos de forma correta e direcionada para o seu público.
Se você não sabe quem é a sua persona, o que ela consome de conteúdo na internet, e as informações de perfil como local onde mora, gênero, hábitos de consumo e estilo de vida, os anúncios da sua empresa não vão ser direcionados para quem realmente quer comprar os seus produtos.
Dessa maneira, o dinheiro investido nesses anúncios vai ser totalmente desperdiçado, pois essa comunicação não vai atingir o público que poderia, de fato, se interessar pela sua marca.
4)Ter muito receio de investir em coisas novas
O planejamento e o foco são essenciais no marketing. Mas isso não significa que você deve ter medo de investir em novas soluções! Uma empresa que não se atualiza e não busca trazer novidades para seus clientes com certeza vai perder muito dinheiro em vendas, pois os concorrentes já vão estar inovando.
Empresas que não inovam acabam passando uma imagem de desatualizadas e pouco profissionais para os clientes, que acabam se sentindo desmotivados a fazer uma compra ali. Portanto, procure pesquisar o que há de novo no mercado do marketing e entender o que faz sentido para a estratégia comercial da empresa, hoje inclusive há cursos de gestão comercial ead que podem auxiliar numa atualização mais rápida sobre as melhores práticas da atualidade.
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5)Ignorar as métricas
Já se tornou um clichê dizer que os dados são o novo petróleo do mercado. Mas essa frase ficou tão popular porque ela reflete exatamente o futuro das empresas. A análise de dados e as áreas de Business Intelligence já se tornaram indispensáveis para empresas que querem lucrar mais.
Não olhar para as métricas e indicadores da sua área de marketing é um caminho certo para perder dinheiro. Isso porque os dados mostram exatamente o que está funcionando ou não para sua empresa, e com isso você pode ajustar suas ações de marketing de forma muito mais segura e objetiva.
Cometer esses erros pode fazer a sua empresa perder muito dinheiro com marketing. Por isso, se você está buscando garantir que a sua área de marketing tenha os melhores resultados, conheça os serviços da AB Agência Digital e saiba como podemos apoiar a sua empresa por meio de nossas ações de consultoria e gestão de marketing!